A parceria entre a Portobello e Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, é de longa data.
A dona do maior canal de arquitetura do Brasil participou do Archtrends Summit 2022, da Mostra Unlimited Portobello e da Mostra UNLTD Dreams.
Por isso, ela não apenas conhece os produtos, como também as criações com os revestimentos Portobello disponíveis no Archtrends.
Conheça agora alguns dos projetos de cozinhas com porcelanato preferidos da Doma Arquitetura para inspirar a sua reforma ou construção!
5 projetos de cozinhas com porcelanato preferidos de Patricia Pomerantzeff
Para ver todas as dicas da Doma Arquitetura, é só clicar no vídeo abaixo.
1. JRM - riviera de São Lourenço
O projeto de Barbara Dundes foi pensado especificamente para um casal. A inspiração ficou por conta do local onde os dois se conheceram: Trancoso, na Bahia.
Para manter a fluidez e a leveza característicos do destino paradisíaco, os arquitetos utilizaram madeira clara e objetos com "cara de Brasil".
Pequena e sofisticada, a cozinha se separa da sala de estar pelo cantinho reservado à sala de jantar. Dessa forma, todo o projeto remete ao aconchego; ao sentar e relaxar.
Sobre ele, Patricia diz:
"A arquiteta Barbara Dundes fez uma misturinha que adoro: no piso, ela usou o Pietra Lombarda, e atrás da mesa de jantar, a meia parede com White Zigzag. É uma ótima solução para quem está pensando em deixar uma textura na parede, mas sabe que o papel pode ser meio frágil — principalmente quando próximo a uma cadeira, que pode danificá-lo. Revestir com porcelanato é uma solução linda e superprática."
2. Cozinha atemporal
Cozinhas com porcelanato podem atravessar décadas não apenas pela durabilidade dos revestimentos, mas também pela elegância dos materiais reproduzidos.
No projeto de Victor Romansini, a proposta foi criar um ambiente atemporal, além de refletir a personalidade tecnológica do cliente.
Para isso, o arquiteto trabalhou linhas retas, de modo que cada elemento do cômodo tivesse o mesmo peso visual.
Para contrapor a madeira, Romansini utilizou o revestimento da linha Ms Barcelona tanto no backsplash quanto no piso.
Finalista do prêmio Casa Vogue 2020, o produto foi inspirado no conceito "menos é mais", de Mies Van der Rohe.
Sobre o projeto, Patricia diz:
"Eu adorei que ele usou o Ms Barcelona Acero Vic ali na parede ao lado da bancada molhada — área que geralmente acumula gordura e poderia dificultar a limpeza, se não fosse um porcelanato. Imaginar essa textura numa cozinha, a gente já pensa no trabalho que daria. Com um porcelanato texturizado, a manutenção é super simples e traz um ar de aconchego — ainda mais ao lado da madeira."
3. Apartamento 1801
"E não é porque a cozinha é compacta que ela precisa ser sem graça. Olha só o projeto da Nathalia Loureiro Arquitetura. Eu adorei a solução da cozinha monocromática, só com a textura do White Zigzag no backsplash. Aliás, é uma dica boa: destacar esse fundo, mesmo que seja pequeno, faz a maior diferença no projeto."
Nathalia Loureiro fez uma transformação completa no imóvel: integrou todos os cômodos para conectar mais a família residente. A cozinha, o coração de qualquer casa, não poderia ficar de fora.
E não teve erro! Com cores tanto nos revestimentos quanto nos móveis, o ambiente consegue transmitir uma "solaridade" que traz aconchego e, ao mesmo tempo, alegra quem está nele.
Neste projeto, o revestimento Color Block White Zigzag foi utilizado na base da bancada.
4. Projeto TM
Todo o projeto do Studio TA. COO foi pensado para trazer aquela união de paz e aconchego tão necessária após um dia intenso de trabalho — uma "casa que abraça".
O objetivo foi alcançado por meio dos acabamentos e das cores, que remetem a matérias-primas da natureza.
Segundo o Studio, o preto das ripas dá um ar de fazenda, enquanto os tons claros deixam a cozinha mais leve. Para terminar, objetos em tonalidades terrosas.
Neste projeto, o porcelanato Dansk Cement Graphite em acabamento natural foi utilizado no piso para manter tanto a beleza quanto a segurança, já que sua superfície oferece atrito, o que é ideal para ambientes com muito contato com líquidos.
Sobre a cozinha, Patricia diz:
"O piso é mais escuro, com o Dansk Cement Graphite, e, mesmo assim, a cozinha ficou leve. A marcenaria nesse tom mais claro — assim como o painel, que abraçou um pedacinho do forro — criou um contraste e equilibrou o projeto."
5. Casa SHG
Uma cozinha com cara de área externa está sempre pronta para receber familiares e amigos.
No projeto de Carlos Pardal, o morador pode dar uma festa com uma boa quantidade de convidados, aproveitar os dias de sol para fazer um churrasco e sediar qualquer tipo de encontro mais acolhedor.
Além da mesa de jantar extensa, ainda há uma bancada com cadeiras e, ao fundo, o sofá da sala de estar.
O teto em madeira conversa como paisagismo da área externa.
Este é um dos projetos de cozinha com porcelanato queridinhos de Patricia, que comenta:
"Uma cozinha com clima de área externa! Repare que a gente tem um jardim. Imagine as pessoas pisando na grama, na terra, indo para a sala de jantar, para a cozinha… Ficaria a maior meleca se o piso não fosse prático. Muito esperto, o arquiteto Carlos Pardal escolheu o Pietra Lombarda Off White para trazer essa praticidade para o projeto. Porque, além de lindo, precisa ser prático. Agora, ele roubou meu coração casando arte e arquitetura: olha que solução maravilhosa essa mureta bem embaixo da ilha da bancada, toda revestida com um painel especial [da Portobello]. Em vez de deixar liso, sem graça, colocar uma arte por ali fez toda a diferença."
Gostou de conhecer os projetos de cozinhas com porcelanato preferidos de Patricia Pomerantzeff? Então, veja agora projetos de salas com porcelanato indicados pela Doma Arquitetura!