29.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

'Preparar o futuro no presente' foi o tema central da Convenção Portobello Shop 2021

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.10.2021
O segundo encontro virtual do ano com a Rede de Franqueados Portobello Shop contemplou palestras do executivo Romeo Busarello​​​​​​​, da especialista na área de marketing digital Martha Gabriel e do CEO da América Latina da Lacoste Pedro Zannoni.
minutos de leitura

A Portobello Shop está on! Foi um dia intenso de muito conteúdo e aprendizado para o público de franqueados, gerentes e equipe de lojas na Convenção Portobello Shop 2021, realizada na última sexta-feira (22), de forma digital. O evento, chamado de Retail Inside - Nosso Varejo hoje, contou com palestras de personalidades renomadas para fortalecer os pilares Clientes e Equipes, Design & Serviços, Excelência Operacional e Sustentabilidade.

"Estamos tendo um excelente ano. A confiança é plena, temos dois vértices de crescimento nos próximos anos, com o mercado externo, por meio da nossa nova unidade fabril nos Estados Unidos, e no Brasil com uma forte prioridade ao varejo, que significa a Portobello Shop de maneira expandida. A todos, a mensagem é muito positiva, de um ano realizador, com uma perspectiva excelente para 2022 e um senso crítico apurado de que podemos fazer ainda melhor", afirmou o CEO da Portobello, Mauro do Valle, no início do evento.

Convenção Portobello Shop 2021
CEO da Portobello, Mauro do Valle, na abertura da Convenção Portobello Shop 2021

Antes de iniciar as palestras, o Diretor Geral de Varejo, Romael Soso, e o Diretor Portobello Shop, José Gonçalves Junior, falaram sobre as mudanças culturais, perspectivas do varejo e os pilares operacionais da Portobello Shop. O Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado, Juliano Rabello, e a Gerente Nacional de Franquias, Simone Correa de Sousa apresentaram o estudo de potencial de mercado e mostraram para os franqueados os resultados e oportunidades - com o mote de "fora/cliente para dentro/loja".

Convenção Portobello Shop 2021
Editora-chefe do Archtrends, Juliana Peixoto, apresenta alguns participantes que interagiram on-line durante a Convenção

O Retail Inside contou com vídeos-depoimentos do time das lojas Portobello Shop sobre a Estratégia das 3 Caixas com os novos fundamentos do varejo, um livro que aborda os temas Presente (a busca da excelência operacional), Passado e Futuro da gestão empresarial.

A Diretora de Branding e Inovação, Christiane Ferreira, reforçou aos participantes a importância do posicionamento da Portobello: Viver Design, Transformar Ambientes e Emocionar Pessoas. E Sheila Orlandi, Coordenadora de Sustentabilidade, atualizou sobre os acontecimentos das ações sustentáveis da marca em 2021, como a frente ESG, com a participação da consultora Maria Eugenia Buosi.

Mudança de cultura e foco no cliente

Convenção Portobello Shop 2021
Palestra do executivo de negócios nas áreas de marketing, inovação e ambientes digitais, Romeo Busarello

O primeiro palestrante da Convenção foi o experiente executivo de negócios nas áreas de marketing, inovação e ambientes digitais, Romeo Busarello​​​​​​​, que deu vários insights de como a empresa deve se comportar nos tempos atuais, tendo o cliente como o foco nos negócios. Ele é advisor e investidor de várias startups de tecnologia. Já foi VP de Marketing, Inovação e Transformação Digital da Tecnisa e atualmente é professor da ESPM e Fia/USP, além de mentor da Endeavor.

"Cada vez mais nós temos que sair do 'ego system' (sistema onde você controla tudo) e entrar cada vez mais para o 'ecosystems' (sistema onde você não controla nada). Por que as empresas estão montando os seus labs de inovação? Porque a inteligência do grupo é mais inteligente que o mais inteligente do grupo. Cada vez mais, as palavras cocriação e cooperação farão parte de qualquer negócio. Então visite os hubs para compreender e ter um vocabulário para essas novas frentes", afirmou Busarello. 

Segundo o executivo, o 'dataísmo' é a nova religião de dados, já que tudo se explica através dos dados. "Precisamos de inteligência artificial para fazer análises, sem isso não seguiremos adiante. Como exemplo, cito o crescimento das dark stores - lojas destinadas a entregas online - que usam o algoritmo de 'intimidade' para aumentar o número de entregas em um tempo muito pequeno e com promoções mais assertivas", destacou.

Futuro no presente 

Convenção Portobello Shop 2021
Palestra de Martha Gabriel, especialista na área de marketing digital

A conexão entre futuro e presente foi tema da palestra de Martha Gabriel, especialista na área de marketing digital, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e professora de Inteligência Artificial da PUC-SP. "Infelizmente as empresas estão preparadas para um cenário de passado. Temos poucas empresas com engrenagens alinhadas com o futuro, que não param de acontecer. Precisamos enxergar o futuro para atuar no presente para conseguir bons resultados", apontou. 

Martha enfatizou a necessidade de continuar a usar a regra do Vuca (em português, volátil, incerto, complexo e ambíguo). "Se não estivermos cientes dessas regras, a gente não consegue jogar. Precisamos olhar para frente para vislumbrar cenários e isso se dá por meio da tecnologia, que cresce exponencialmente. A gente tem que atuar ativamente e não esperar por intuições. Não existe novo normal, com essa aceleração, qual é o seu próximo normal?, provoca a especialista de marketing.

Sobre a mudança digital no universo da arquitetura, Martha destacou que novas tecnologias como AI - Inteligência Artificial, IOt / 5G - Internet das Coisas, Big Data, Robótica, Nanotecnologia, Impressoras 3D e computação quântica vão impactar o design de interiores. "O conforto sendo possível de forma automática, como soluções de iluminação e temperatura, está cada vez mais presente na vida das pessoas. Então os profissionais da área precisam conhecer os materiais digitais para entender as necessidades dos clientes nos dias de hoje", disse.

Lições do Esporte de Alta Performance para Gestão do Varejo

Convenção Portobello Shop 2021
Pedro Zannoni, hoje CEO da América Latina da Lacoste, na Convenção Portobello Shop 2021

A vida do ex-tenista Pedro Zannoni, hoje CEO da América Latina da Lacoste, é um próprio case de sucesso para apresentar aos franqueados. Por isso ele foi um dos convidados da Convenção, para falar das lições que teve dentro do universo esportivo e até de "perrengues" para chegar à direção de uma das maiores marcas de vestuário do mundo. 

"Tive uma fase de muita dificuldade financeira. Mas foi a partir da aquisição da raquete de tênis na adolescência, de jogar tênis profissionalmente, das aulas que dei, que apareceu a oportunidade de mudar para vida corporativa, trabalhando primeiramente na marca esportiva Wilson", comentou. Zannoni também foi CEO LATAM da Asics, diretor comercial da Puma. Também atuou como Diretor Comercial do Grupo Adidas e VP de Marketing da Reebok, no Panamá.

O atual CEO da Lacoste, além de falar sobre sua gestão, como os primeiros resultados da primeira loja-conceito pensado na experiência do cliente, também deixou várias mensagens motivacionais para quebrar a aceleração do dia a dia corporativo. "Como atleta eu precisei me reinventar. Eu aprendi que para a gente ter bom resultado nos negócios, temos que ter disciplina, mas não abdicar de cuidar de você mesmo. São mudanças e cobranças constantes que geram estresse, então estar com a saúde em dia é importante para encontrar essa balança", sugere. 

Além disso, também aconselhou aos participantes. "É não deixar a porta fechada para nada, sempre procurar o lado bom das coisas. Quando a gente encara a vida de uma maneira mais leve, as oportunidades acabam aparecendo. A frase de Dale Carnegie Trabalhe duro e em silêncio e deixe que o sucesso faça o barulho, traduz o que sou. Sempre esperei o tempo de cada coisa, mas nunca deixei as oportunidades passarem, e foi assim que mergulhei no mundo dos negócios", disse. 

E finalizou:

"Sempre que me perguntam como eu conquistei vitórias no mundo corporativo, que o esporte com certeza me ajudou nisso, eu respondo que é devido aos times que tive o privilégio de construir ao longo desse tempo. Porque nada do que a gente faz é sozinho, nem mesmo quando eu jogava tênis. O esporte me mostrou a importância do coletivo para desenvolver os negócios que a gente faz".

A Convenção realizou um encerramento especial e muito esperado por toda a equipe Portobello Shop: um desfile inédito com a apresentação de novos uniformes para a Rede de Lojas. Pedro Andrade abriu o desfile que teve a participação da própria equipe das lojas atuando como modelos. Criados pela designer Tereza Santos, diretora criativa da TS Studio, os uniformes vão proporcionar mais conforto, modernidade e flexibilidade para o dia a dia do time Portobello Shop.

*O evento seguiu todos os protocolos de segurança sanitária

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

'Preparar o futuro no presente' foi o tema ce...

'Preparar o futuro no presente' foi o tema central da Convenção Portobello Shop 2021

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies