O estúdio de design Dongqi projetou o stand da empresa Estée Lauder na feira CIIE (China International Import Expo) utilizando colunas transparentes para criar uma ilusão ótica como atrativo, chamando atenção dos clientes.
A Dongqi é um estúdio jovem e multidisciplinar com sede em Shanghai que se destaca por utilizar tecnologia e inovação, criando atrativos e experiência para seus projetos. Todos eles são projetos voltados para a área comercial, como lojas, café e stands de feiras.
O stand da Estée Lauder permitia expor as 13 marcas de cosméticos que fazem parte da empresa que operam no mercado chinês e algumas que logo farão seu debut por lá. La Mer, Clinique, MAC, Le Labo, Tom Ford Beauty, Michael Kors, Origins, Too Faced, Jo Malone e Bobbi Brown são algumas das marcas que fazem parte do portfólio da empresa.
O espaço contava com um total de 420 metros quadrados e 6 metros de pé direito. Foi inteiramente revestido por colunas de acrílico transparentes. Foram estrategicamente posicionadas para que os visitantes possam ver através dela, mas também para criar um efeito ótico interessante.
Desta forma, o pavilhão permanece visível desde fora, despertando a curiosidade de quem passa por ali, mas ao mesmo tempo cria barreiras para organizar e delimitar os ambientes.
O exterior foi desenhado em formato de cubo e o interior orgânico fazendo com que o cliente descubra as marcas pouco a pouco percorrendo o espaço. Uma grande logo da Estée Lauder ganha destaque no centro do cubo, abrindo a entrada para dentro do stand.
Cada marca está posicionada com seus produtos em cima de displays cilíndricos espelhados, aumentando ainda mais o efeito ótico.
Para ressaltar a personalidade de cada marca, diferentes materiais e bandejas forma usados na parte de cima dos expositores circulares. Respeitando seus códigos do marca e criando um visual merchandising único para cada uma delas.
Todo o projeto foi construído de forma modular e pré fabricada, facilmente desmontável, por se tratar de um stand de feira. Para manter todas as colunas transparentes em pé, foram feitas estruturas transversais em metal espelhado. Essas estruturas aguentavam o porte do stand mas ao mesmo tempo se difuminam no cenário para que não estejam visivelmente em destaque.
Já contamos aqui outros exemplos para criar ilusões óticas no projeto de espaços comerciais, desta vez utilizando o espelho como estratégia e material principal. (Acesse aqui se você perdeu esse post!)
Na parte dos revestimentos também é possível achar produtos que possuem esse mesmo conceito. Como o porcelanato Vedononvedo da Portobello, criado pela designer italiana Paola Navone. Ela ressignificou o espelho adicionando elementos abstratos na sua superfície. Desta forma, parte do porcelanato traz um efeito de reflexão e parte dele é opaco. O que explica o nome desse produto "vedononvedo" (do italiano - vejo não vejo).
Conheça mais detalhes sobre esse revestimento mágico aqui
Adicionar estratégias e materiais que brincam com o efeito ótico faz com que o projeto permaneça na memória do telespectador além de criar um toque mais criativo para o ambiente. Aposte nessa ideia também!