12.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
ilusão ótica
O interior do stand traz um layout mais orgânico para descobrir as diferentes marcas da Estée Lauder

Colunas transparentes criam ilusão ótica em projeto comercial na China

calendar-blank-line
12.01.2022
Utilizar estratégias e materiais para criar ilusão ótica é um grande atrativo para que o projeto fique marcado na memória do telespectador.
minutos de leitura

O estúdio de design Dongqi projetou o stand da empresa Estée Lauder na feira CIIE (China International Import Expo) utilizando colunas transparentes para criar uma ilusão ótica como atrativo, chamando atenção dos clientes. 

A Dongqi é um estúdio jovem e multidisciplinar com sede em Shanghai que se destaca por utilizar tecnologia e inovação, criando atrativos e experiência para seus projetos. Todos eles são projetos voltados para a área comercial, como lojas, café e stands de feiras.

ilusão ótica
As colunas em acrílico criam ilusão ótica para o telespectador

O stand da Estée Lauder permitia expor as 13 marcas de cosméticos que fazem parte da empresa que operam no mercado chinês e algumas que logo farão seu debut por lá. La Mer, Clinique, MAC, Le Labo, Tom Ford Beauty, Michael Kors, Origins, Too Faced, Jo Malone e Bobbi Brown são algumas das marcas que fazem parte do portfólio da empresa. 

O espaço contava com um total de 420 metros quadrados e 6 metros de pé direito. Foi inteiramente revestido por colunas de acrílico transparentes. Foram estrategicamente posicionadas para que os visitantes possam ver através dela, mas também para criar um efeito ótico interessante. 

Desta forma, o pavilhão permanece visível desde fora, despertando a curiosidade de quem passa por ali, mas ao mesmo tempo cria barreiras para organizar e delimitar os ambientes. 

ilusão ótica
Materiais diferentes e códigos de design de cada marca são sobrepostos em cima dos expositores cilíndricos para melhor identificação delas

O exterior foi desenhado em formato de cubo e o interior orgânico fazendo com que o cliente descubra as marcas pouco a pouco percorrendo o espaço. Uma grande logo da Estée Lauder ganha destaque no centro do cubo, abrindo a entrada para dentro do stand. 

Cada marca está posicionada com seus produtos em cima de displays cilíndricos espelhados, aumentando ainda mais o efeito ótico.

Para ressaltar a personalidade de cada marca, diferentes materiais e bandejas forma usados na parte de cima dos expositores circulares. Respeitando seus códigos do marca e criando um visual merchandising único para cada uma delas. 

ilusão ótica
O interior do stand traz um layout mais orgânico para descobrir as diferentes marcas da Estée Lauder

Todo o projeto foi construído de forma modular e pré fabricada, facilmente desmontável, por se tratar de um stand de feira. Para manter todas as colunas transparentes em pé, foram feitas estruturas transversais em metal espelhado. Essas estruturas aguentavam o porte do stand mas ao mesmo tempo se difuminam no cenário para que não estejam visivelmente em destaque. 

Já contamos aqui outros exemplos para criar ilusões óticas no projeto de espaços comerciais, desta vez utilizando o espelho como estratégia e material principal. (Acesse aqui se você perdeu esse post!)

ilusão ótica
O efeito da ilusão ótica no stand Estée Lauder

Na parte dos revestimentos também é possível achar produtos que possuem esse mesmo conceito. Como o porcelanato Vedononvedo da Portobello, criado pela designer italiana Paola Navone. Ela ressignificou o espelho adicionando elementos abstratos na sua superfície. Desta forma, parte do porcelanato traz um efeito de reflexão e parte dele é opaco. O que explica o nome desse produto "vedononvedo" (do italiano - vejo não vejo). 

Conheça mais detalhes sobre esse revestimento mágico aqui

ilusão ótica
Porcelanato Vedononvedo da Portobello

Adicionar estratégias e materiais que brincam com o efeito ótico faz com que o projeto permaneça na memória do telespectador além de criar um toque mais criativo para o ambiente. Aposte nessa ideia também! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Colunas transparentes criam ilusão ótica em...

Colunas transparentes criam ilusão ótica em projeto comercial na China

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies