Coletivo Criativo: Portobello leva profissionais à Islândia em busca de novas inspirações
O arquiteto está em constante evolução para oferecer projetos atuais e inovadores. As tendências se modificam diariamente e o conhecimento, como em qualquer outra profissão, é primordial. Pensando nessa transformação, a Portobello Shop criou, dentro do Programa de Relacionamento ‘Portobello+arquitetura’, o projeto chamado Coletivo Criativo. Uma iniciativa que reúne profissionais de renome do mercado para pesquisas e desenvolvimento de novos produtos em parceria com a empresa. Uma experiência única ao viajar por lugares incríveis para estudar novas tendências.
Em 2018, o destino da segunda edição do Coletivo Criativo é a Islândia, levando 17 arquitetos e designers brasileiros para uma imersão num lugar considerado o terceiro mais feliz do mundo para viver. A última edição do Coletivo Criativo levou um grupo para uma viagem à Dinamarca e, a partir dessa experiência, cocriaram sua primeira coleção inspirada no minimalismo nórdico: Dansk, que significa “dinamarquês”, e um objeto de design para a Officina Portobello, o Dansk Lys, um belo castiçal que representa a atmosfera hygge.
O destino é Reykjavík, capital da Islândia. Serão 4 dias de imersão nas particularidades do país, que conta com uma população de pouco mais de 320 mil habitantes. Um passeio no universo de origem pura e simples, com ruas estreitas, casas coloridas e cafés aconchegantes.
Além dos 17 profissionais, o Coletivo Criativo vai ter a participação da equipe de criação da Portobello, para um cronograma que leva a localidades turísticas, todas com foco em arquitetura e design. Eduardo Scoz, Coordenador de Produto da empresa, explica que a viagem passou a ter uma proposta técnica, que faz parte do processo de inovação da empresa. “Passamos a encarar como uma criação aberta, uma participação mais ativa dentro do nosso processo de elaboração de produtos. Desde 2017, nossa equipe participa junto com esses especificadores para trazerem referências à criação de novas linhas”, explica.
Segundo Scoz, é um evento em reconhecimento aos profissionais, mas, especialmente, com foco na multiplicação do ensinamento e na criação de produtos inovadores. Ele afirma ser um desafio, porque existe um cronograma e uma metodologia de trabalho. “São profissionais expressivos no cenário nacional ou que estão na vanguarda do conhecimento, sobre o uso sustentável do porcelanato. Estudamos, desvendamos e trazemos o que é interessante nas viagens. Com isso, conseguimos produzir um caderno de tendências e referências muito mais robusto”, ressalta.
Profissionais contemplados
Além da equipe Portobello, composta por Eduardo Scoz (Coordenador de Produto da Portobello), Pamela Golin (Coordenadora de Produto da Officina Portobello) e José Gonçalves Junior (Diretor da Portobello Shop), estarão presentes na Islândia os profissionais:
- Claudia Frange Togni (SP),
- Isabella Velloso Rebello Oliveira (MG),
- Amarildo do Nascimento Avila (RJ),
- Adriano dos Santos (MT),
- João Almeida e Gustavo Almeida (PI),
- Edgar Monteiro (PR),
- André Pacheco (RS),
- Marcelo Alexandre Minuscoli (RS),
- Daniel Romanelli (SC),
- Marcelo Samara da Cruz (TO),
- Natassia de Azevedo Souza Cruz Silva (RR),
- Flavio Melo Franco (PI),
- Cíntia Cristine Brand (SC),
- Germana Zanetti e Leandro Madi (SP),
- Eveli Balen Forcelini (RS),
- Matheus Letiere Vieira de Matos (RS) e
- Romero Duarte Gomes (PE).
Clique nos nomes acima para conferir os projetos de cada profissional no Archtrends Portobello!
Daniel Romanelli, arquiteto formado há 17 anos, diz que a expectativa em relação à viagem é a melhor possível. Para ele, o destino é incrível, com beleza natural inigualável. “A paisagem natural é a grande surpresa dessa experiência”, declara. Daniel reforça ainda que a ação da Portobello para a imersão cultural é incrível. “Não existe nenhum outro programa que se assemelhe a essa experiência. No ano passado, em Copenhagen (capital da Dinamarca), foi super rico, com troca de conhecimento por parte do grupo, interação e mergulho na cultura local. Dessa vez acho que não será diferente. E espero ser surpreendido com ainda mais interação entre paisagem, colegas, produtos e arquitetura”, completa.
A arquiteta gaúcha Eveli Balen Forcelini também sente-se valorizada como profissional. Ela garante que a expectativa em conhecer outra cultura, outro modo de pensar e agir é a melhor. Segundo ela, a experiência agrega além de crescimento profissional, um desenvolvimento pessoal, o que considera ser extremamente importante. “A partir do momento que a empresa dedica parte da sua missão em se importar com o crescimento de nós parceiros, isso nos encoraja a sermos cada vez melhores no que fazemos”, pontua.
Destaque pelo segundo ano consecutivo, o arquiteto e designer Flávio Franco conta que as viagens funcionam como uma fonte de inspiração e pesquisa. Franco considera a viagem vital para a profissão e ressalta a experiência como essencial no processo criativo “Estou com uma expectativa muito grande. Um país misterioso e de paisagens únicas. Como trabalho também com design de produto, isso deixa a proposta muito mais excitante”, declara.
Reconhecido em outros anos pelo trabalho desenvolvido junto a Portobello Shop, o arquiteto Marcelo Samara da Cruz, esclarece que já percorreu destinos internacionais impressionantes como Dubai, Austrália, Tailândia, Japão e Doha. Para essa edição do Coletivo Criativo, Marcelo conta que a sensação é a mesma. “Pelo pouco que sei, é um país deslumbrante, com belezas naturais e um clima diferente. Será bacana conhecer novas culturas, costumes e o dia a dia de um país Europeu que ainda não conheço”, finaliza.
Roteiro Técnico
Na próxima terça-feira, dia 22 de maio, a visita é no escritório de arquitetura PKdM, com um passeio arquitetônico guiado pelo sócio da empresa. O escritório é conhecido pelas soluções de design avançadas e estruturas que resistem ao tempo, inspiradas na paisagem natural da Islândia e o encontro com a arquitetura japonesa vernacular - quando se aplica a materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída.
O grupo visita também o Golden Circle - Círculo Dourado, no segundo dia (23). O local é conhecido como circuito turístico da Islândia, com uma extensão de 300 km. A partida e a chegada são em Reykjavík, passando pelo Parque Nacional de Thingvellir, pela queda de água de Gullfoss e pelo vale com atividade geotérmica de Haukadalur.
No terceiro dia da viagem (24), o Blue Lagoon é o destino dos especificadores. Localizada a 39 km da capital, Reykjavík, na cidade de Grindavík, a Lagoa Azul vai inspirar os profissionais para uma imersão técnica, a partir de muita pesquisa que envolve a integração entre natureza e arquitetura.
O Coletivo Criativo na Islândia acontece entre os dias 21 e 25 de maio. O Archtrends vai acompanhar de perto o roteiro, visitas, reuniões e workshops e trazer com detalhes sobre essa experiência única. Não deixe de acompanhar próxima semana!
olá,
Sou arquiteta e gostaria de saber como participar do grupo Coletivo Criativo?
Obrigada,
Thais Salerno Forjaz
11 996057566
Olá Thais,
Tudo bem?
Para participar, você deve primeiro estar cadastrada no programa de relacionamento +arquitetura. Para mais informações, ligue: 0800 200 0510.
Você já tem perfil no Archtrends?
Abraços,
Equipe Archtrends