O famoso conjunto de cinco charmosos vilarejos - cinque terre - localizado na costa italiana da Ligúria é conhecido nos quatro cantos do mundo, por sua beleza sem igual e por ser declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Aqui encontramos a boa e típica gastronomia, paisagens naturais de tirar o fôlego e muitas construções históricas.
A mistura criada entre o mar mediterrâneo e as charmosas casinhas coloridas nas encostas das paisagens montanhosas fez de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo.
A arquitetura das cinco terras remete a época romana, com alguns pórticos, loggias e portais, os primeiros documentos históricos remontam ao século XI, onde Monterosso e Vernazza foram as primeiras a apresentarem registros – as outras vilas nasceram mais tarde.
Durante o século XIX, com a construção da linha ferroviária entre Gênova e La Spezia, os cinco vilarejos começaram a ser cada vez mais desbravados e apenas nos anos 60 começou o verdadeiro desenvolvimento turístico.
Com o tempo, a paisagem das terras sofreu algumas transformações humanas, para aproveitar ao máximo possível essas pequenas cidades. Foram construídos rede de terraços agrícolas, superfícies sustentadas por muros de pedras, hortas, vinhas, escadarias e algumas casas, porém tudo respeitando o terreno rochoso e acidentado da região.
Levaremos você para um tour em cada uma das famosas cinque terre!
Monterosso al mare:
Aqui é o lugar perfeito para os amantes de praia e mar, conhecida por suas estruturas em frente ao mediterrâneo, Monterosso al mare é ideal para aqueles que buscam um dia de descanso em águas cristalinas.
É aqui também que está localizado um dos edifícios mais históricos das cinco terras, bastante danificado na enchente de 2011, mas ainda assim possui a estética arquitetônica da época, a igreja de San Giovanni Battista, construída em 1244.
Vernazza:
Essa é uma das terras mais visitadas pelos turistas, Vernazza possui uma arquitetura que remete a época romana, o Castelo Doria – construção mais antiga de cinque terre é uma das atrações principais.
Corniglia:
Esta é a menor vila da região e o seu difícil acesso faz com que seja uma das menos visitadas, mas nem por isso a menos admirada. Cheia de pequenas ruas, restaurantes, lojinhas de souvenir e gelaterias, Corniglia é perfeita para um passeio em família.
Manarola:
Manarola é conhecida pelos seus vinhos produzidos no local e pela sua gastronomia - o famoso molho pesto é muito consumido por aqui. O ponto alto turístico da cidade é a Basílica di San Lorenzo, construída em 1338, possui uma fachada gótica e um interior barroco.
Riomaggiore:
Esta é a vila mais próxima da estação de trem da região das cinco terras. Aqui é onde a vida noturna é mais agitada, cheia de bons restaurantes e bares badalados, Riomaggiore é conhecida pelo pôr do sol maravilhoso, reunindo turistas de todo o mundo para contemplá-lo.
É possível se locomover de um vilarejo a outro de trem, barco ou a pé por meio de trilhas.
Gostaram do post? Compartilhe com a gente se cinque terre entrará no seu próximo roteiro de viagem para a Itália. Arrivederci!
LEIA TAMBÉM: Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália