18.08.2021
Avaliação
()
18.08.2021
Vernazza (Imagem: Pixabay)
0

Cinque terre, as cinco terras mais charmosas do litoral Italiano

Em uma viagem pelo verão europeu, levamos você para conhecer a famosa cinque terre, as terras mais charmosas do litoral da Ligúria na Itália.
minutos de leitura

O famoso conjunto de cinco charmosos vilarejos - cinque terre - localizado na costa italiana da Ligúria é conhecido nos quatro cantos do mundo, por sua beleza sem igual e por ser declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. 

Aqui encontramos a boa e típica gastronomia, paisagens naturais de tirar o fôlego e muitas construções históricas.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

A mistura criada entre o mar mediterrâneo e as charmosas casinhas coloridas nas encostas das paisagens montanhosas fez de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare, um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo.

A arquitetura das cinco terras remete a época romana, com alguns pórticos, loggias e portais, os primeiros documentos históricos remontam ao século XI, onde Monterosso e Vernazza foram as primeiras a apresentarem registros – as outras vilas nasceram mais tarde. 

Durante o século XIX, com a construção da linha ferroviária entre Gênova e La Spezia, os cinco vilarejos começaram a ser cada vez mais desbravados e apenas nos anos 60 começou o verdadeiro desenvolvimento turístico.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

Com o tempo, a paisagem das terras sofreu algumas transformações humanas, para aproveitar ao máximo possível essas pequenas cidades. Foram construídos rede de terraços agrícolas, superfícies sustentadas por muros de pedras, hortas, vinhas, escadarias e algumas casas, porém tudo respeitando o terreno rochoso e acidentado da região.

Cinque terre (Imagem: Luiza Vegini)

Levaremos você para um tour em cada uma das famosas cinque terre!

Monterosso al mare:

Aqui é o lugar perfeito para os amantes de praia e mar, conhecida por suas estruturas em frente ao mediterrâneo, Monterosso al mare é ideal para aqueles que buscam um dia de descanso em águas cristalinas. 

É aqui também que está localizado um dos edifícios mais históricos das cinco terras, bastante danificado na enchente de 2011, mas ainda assim possui a estética arquitetônica da época, a igreja de San Giovanni Battista, construída em 1244.

Monterosso al Mare (Imagem: Luiza Vegini)

Vernazza:

Essa é uma das terras mais visitadas pelos turistas, Vernazza possui uma arquitetura que remete a época romana, o Castelo Doria – construção mais antiga de cinque terre é uma das atrações principais.

Vernazza (Imagem: Pixabay)

Corniglia:

Esta é a menor vila da região e o seu difícil acesso faz com que seja uma das menos visitadas, mas nem por isso a menos admirada. Cheia de pequenas ruas, restaurantes, lojinhas de souvenir e gelaterias, Corniglia é perfeita para um passeio em família.

Corniglia (Imagem: Pixabay)

Manarola:

Manarola é conhecida pelos seus vinhos produzidos no local e pela sua gastronomia - o famoso molho pesto é muito consumido por aqui. O ponto alto turístico da cidade é a Basílica di San Lorenzo, construída em 1338, possui uma fachada gótica e um interior barroco.

Manarola (Imagem: Luiza Vegini)

Riomaggiore:

Esta é a vila mais próxima da estação de trem da região das cinco terras. Aqui é onde a vida noturna é mais agitada, cheia de bons restaurantes e bares badalados, Riomaggiore é conhecida pelo pôr do sol maravilhoso, reunindo turistas de todo o mundo para contemplá-lo.

Riomaggiore (Imagem: Luiza Vegini)

É possível se locomover de um vilarejo a outro de trem, barco ou a pé por meio de trilhas. 

Gostaram do post? Compartilhe com a gente se cinque terre entrará no seu próximo roteiro de viagem para a Itália. Arrivederci!

LEIA TAMBÉM: Conheça Trieste, um lugar único no norte da Itália

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies