Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Para os dias de intenso calor? Chuveiro no quintal!

Os dias mais quentes nos fazem sonhar com um delicioso e relaxante banho de piscina. Mas se o seu jardim não tem espaço para tanto, que tal investir em um chuveiro no quintal bem estiloso?

O chuveiro no quintal (assim como o interno) é resultado de uma instalação simples, que envolve o abastecimento de água e drenagem. Mas ele também está sujeito a certas variantes que determinam a qualidade do uso: privacidade, iluminação e elementos naturais (que exigem o uso de materiais que suportem a exposição ao sol, chuva e sal).

Preocupe-se com o projeto

Indispensável em casas de praia e muito comum em áreas de piscina e lazer, os chuveiros externos costumam (infelizmente) ser instalados sem um planejamento adequado. Sendo assim, é comum que não sejam abastecidos por água quente e que fiquem nos pontos mais desvalorizados do terreno. Sem qualquer preocupação estética com as suas instalações.

Ao invés de depreciar o seu quintal, opte por um chuveiro bem projetado que, além de funcional, pode se tornar um dos pontos positivos do jardim, integrado ao paisagismo da casa. Além disso, é importante usar um piso resistente ao escorregamento, que proporcione segurança, e pensar nos respingos, que podem molhar todos os móveis e objetos próximos.

Para complementar o chuveiro, decore o ambiente com vasos de orquídeas presos à parede, ganchos para pendurar as toalhas, um banco para apoiar acessórios e o que mais a sua imaginação deixar.

+ Leia mais:
- Porcelanatos para áreas externas
- Saiba como escolher o melhor acabamento para jardim em seu projeto

Defina a funcionalidade do chuveiro

Definir a funcionalidade do chuveiro é uma questão importante. Além disso, o local e o tipo de instalação têm relação direta com o uso que será feito do equipamento. Ele servirá para remoção de areia, para o relaxamento ou será uma simples ducha?

Se você deseja que, além de sua função básica, o chuveiro no quintal seja usado para relaxamento, então a estrutura necessária deverá ser um pouco maior e mais complexa. Com as mesmas conveniências desejáveis que um chuveiro interno. Neste caso, considere a construção de um ambiente fechado, já que há uma maior necessidade por privacidade.

No caso de chuveiros abertos (montados em colunas independentes ou em paredes), não há preocupação com privacidade. Eles são boas opções para quando há pouco espaço disponível. Além de serem mais discretos e fáceis de compor com o jardim e as construções preexistentes. E para preservar a privacidade em um chuveiro aberto, a opção mais simples e de menor custo está no uso de cortinas.

Siga o estilo da casa

Ao construir a estrutura do chuveiro, procure seguir o estilo da casa. Desta maneira é mais fácil integrar a nova construção ao ambiente. Se houver intenção de usá-lo à noite, não se esqueça de providenciar a iluminação adequada.

E se não houver mais espaço em paredes ou corredores para instalar o seu chuveiro, escolha um local estratégico no seu quintal ou jardim e crie uma estrutura especial, para receber a instalação da ducha.

Revestimento para chuveiro no quintal

Existem revestimentos que são indicados para áreas externas e combinarão perfeitamente com o seu chuveiro no quintal. A pedra e a madeira, neste caso, são elementos naturais que se complementam e são perfeitas para compor a decoração do chuveiro, em varandas, jardins e quintais.

Para criar uma uniformidade, a dica é usar o mesmo revestimento para a parede e a parte de baixo do chuveiro. Mas lembre-se de optar por um piso resistente ao escorregamento, a fim de evitar acidentes.

No site da Portobello você encontra uma seleção especial de peças para decorar e revestir as áreas de lazer e externas.

Até a próxima!

Sair da versão mobile