07.02.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Charme nos degraus: Andrea Carminate destaca ambientes com escadas em porcelanatos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.02.2018
Nos projetos de arquitetura, as escadas ganharam inovações no design e materiais diferenciados na composição. Neste post, vamos dar a vez a esse componente tão importante dos cômodos residenciais, afinal, além de úteis, eles podem ser o charme principal do ambiente. O Archtrends Portobello convida, então, a arquiteta carioca Andrea Carminate para falar de projetos que transformaram a escada como elemento de destaque.
minutos de leitura

As escadas podem ser aproveitadas como um artifício a mais na decoração. Compactas, retas, caracol ou tradicionais. Grandes, imponentes e com design diferenciados. O modelo e o estilo são definidos de acordo com o gosto e com o espaço em questão. Com formatos e materiais variados, a escada passou de básica, com a função principal de circulação entre os ambientes, para componente decorativo.

Pelas características de baixa absorção de água e alta resistência aos riscos, o porcelanato é perfeitamente indicado para este espaço, trazendo leveza ao ambiente. Além de garantir praticidade na manutenção e pensando numa proposta moderna, com ar jovial, o Archtrends apresenta dois projetos da arquiteta carioca Andrea Carminate, que transformou a escada como elemento principal, com o uso dos porcelanatos.

escadas_porcelanato_andrea_carminate
O destaque do porcelanato Simplesmente Branco, da Linha Progetto, da Portobello

O primeiro apartamento, uma cobertura localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, possuía na planta original uma escada em caracol, de difícil acesso ao andar superior. Para promover a funcionalidade dos ambientes, foi sugerido aos proprietários a construção de uma nova escada em outro local.

“O desenho da nova escada foi pensado para que a mesma fosse o ponto de destaque do living. O objetivo é que ela funcionasse como uma escultura, tendo o primeiro patamar, iluminado por baixo, fazendo a escada parecer flutuar sobre o piso”, explica.

Uma composição de porcelanatos clean para as salas integradas. Projeto assinado por Andrea Carminate (foto: arquivo pessoal)

Andrea conta que foram selecionados vários revestimentos que dessem um ar jovial, alegre e claro ao apartamento, renovando todos os ambientes. A escolha da versão Simplesmente Branco, da Linha Progetto, em cortes especiais, seguiu o padrão e criou a harmonia perfeita com a versão Carrara (Linha Marmi), especificado para todo o imóvel.

Para dar mais destaque à escada e torná-la a estrela, a lateral também recebeu porcelanato. A eleita foi a Linha Steel Corten 60X120 cm, fazendo, às vezes, o papel de guarda-corpo (uma proteção, que resguarda as faces laterais das escadas).

Escada parece flutuar em projeto assinado por Andrea Carminate
Escada parece flutuar no ambiente. Projeto assinado por Andrea Carminate (foto: arquivo pessoal)

Outro projeto que transforma a escada como elemento de destaque é uma casa na paradisíaca Angra dos Reis, também no Rio de Janeiro. A residência possuía dois pavimentos e os clientes solicitaram a construção de um terceiro piso. “A antiga escada era revestida de madeira, sem praticidade”, explica a arquiteta.

Além de reformar a escada já existente, foi construída mais uma. A profissional conta que pelo fato de a residência estar numa região oceânica, era interessante criar uma atmosfera contemporânea, aconchegante e charmosa.

Escadas em Linha Ecowood 2.0, versão Canela e parede revestida com o produto Mata Atlântica Eucalipto, da Linha Max Mosaics, ambos da Portobello

“Por isso, escolhemos a Linha Ecowood 2.0, versão Canela. Além de remeter às tábuas de madeira natural com uma textura própria para casa de praia, a Linha tem peças com acabamento para piso com bordas arredondadas e rodapés”, destaca.

Para personalizar ainda mais o ambiente, a parede foi “vestida” com a versão Mata Atlântica Eucalipto, da Linha Max Mosaics e o hall de entrada ganhou detalhes com a versão Square, da Linha London.

Andrea lembra que algumas escadas são acompanhadas de corrimão, o que significa uma segurança a mais, especialmente, para crianças e pessoas com mais idade. Nesse caso, o ideal é que ela tenha 90 cm de altura.

Ela alerta ainda para algumas medidas que garantem a segurança da família e convidados. A profundidade do piso precisa ter entre 27 e 30 cm. A altura entre os degraus ou a parte frontal, deve seguir entre 15,5 e 19 cm. Para finalizar, a largura mínima do degrau deve ser de 60cm.

Arquiteta Andrea Carminate posta foto em redes sociais apresentando seu perfil no Archtrends Portobello
Andrea Carminate mostra seu perfil no Archtrends Portobello

Andrea Carminate, com mais de 30 anos de experiência no mercado, possui escritório na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e desenvolve projetos de arquitetura residenciais e comerciais. Fã do estilo contemporâneo, a profissional que é especificadora da Portobello Shop Barra - CasaShopping e tem perfil no Archtrends Portobello, conta que busca inspiração em viagens, passeios, visitas a museus, além de participar de feiras como a Expo Revestir (São Paulo) e o Salone del Móbile Milano (Milão).

Mostramos neste post como os porcelanatos podem mudar o visual estético e dar destaque ao ambiente, garantindo beleza, resistência e praticidade. Que tal conhecer mais revestimentos para compor os ambientes, além das escadas? Vá até uma de nossas lojas ou acesse www.portobelloshop.com.br para mais informações.  

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Charme nos degraus: Andrea Carminate destaca ...

Charme nos degraus: Andrea Carminate destaca ambientes com escadas em porcelanatos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Voces fazem o serviço de revestimento de escada ou só vendem o porcelanato?
    Preciso quem faça a colocação.
    Grata

  2. Olá, Adriana,

    A Portobello vende porcelanato, mas existem profissionais que recebem capacitação. Que tal falar com um de nossos consultores na loja mais próxima a você?

    Basta digitar aqui a sua cidade que aparecerá o contato.

    Um grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies