Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

CASACOR São Paulo 2022 propõe viagem por infinito particular

CASACOR São Paulo 2022

A CASACOR São Paulo 2022 acontece no Conjunto Nacional, um dos marcos arquitetônicos da capital paulista (Foto: Ulisses Agnelli)

A CASACOR São Paulo 2022, uma das maiores mostras de arquitetura e decoração da América Latina, está quase aí!

Em 2022, o evento comemora 35 anos e reúne projetos de profissionais renomados, capazes de surpreender quem visitar os mais de 10 mil m².

Ansioso para a CASACOR São Paulo 2022? Veja o que esperar desta edição!

O que é a CASACOR São Paulo?

A CASACOR é um evento realizado pelo Grupo Abril e reconhecida como a maior experiência do viver das Américas. 

Anualmente, a mostra reúne profissionais renomados de diversos segmentos, como arquitetos, decoradores e paisagistas.

Embora a CASACOR São Paulo seja uma das mais conhecidas, o evento também ocorre em outras 17 praças pelo Brasil:

Além de quatro destinos internacionais:

A ideia da mostra surgiu há três décadas, quando Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda visitaram a Casa FOA, em Buenos Aires. 

A primeira edição em São Paulo aconteceu em 1987, em uma casa na Rua Dinamarca, e abrigou os primeiros moldes do que, mais tarde, se tornaria a CASACOR.

A cada ano, o evento ganhava um endereço diferente. Em 2006, o Jockey Club de São Paulo se tornou a sede oficial, o que perdurou até 2019. 

Em 2021, a mostra aconteceu em um espaço anexo ao Allianz Parque e, nesta edição, terá uma casa para lá de especial: o Conjunto Nacional.

Como será a CASACOR São Paulo 2022?

A CASACOR São Paulo 2022 está repleta de surpresas e novidades! 

Neste ano, os 68 ambientes projetados por profissionais consagrados reunidos pela curadoria da mostra deverão refletir o tema "Infinito Particular".

Esta será uma edição especial, já que é a comemoração dos 35 anos da CASACOR São Paulo e, por isso, reunirá grandes nomes que fizeram história no evento, como: 

As marcas também trarão espaços diferenciados, assinados por grandes nomes, como:

Entre os estreantes, vale a pena ficar de olho nas produções de: 

Representantes de outros estados

Mas não são apenas os paulistas que darão vida à CASACOR São Paulo 2022. Representando a pluralidade da mostra paulistana, estarão presentes:

Paisagistas

Além de arquitetos e decoradores, a mostra reúne paisagistas de peso. Neste ano, estarão presentes: 

Todos com projetos incríveis para trazer o verde para dentro do Conjunto Nacional.

Tema

Neste ano, o tema será "Infinito Particular", em referência às casas biográficas, que vão além dos estilos decorativos.

Ele convida o elenco de estrelas a refletir sobre a necessidade de projetar espaços que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, bem como a harmonia, o conforto e o equilíbrio.

Onde e quando

A CASACOR São Paulo 2022 ocorre entre os dias 5 de julho e 11 de setembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Este é um dos marcos arquitetônicos da cidade, que foi projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

A mostra ocupará o mezanino do complexo, com seus brises inesquecíveis, e também o terraço aberto, que já foi sede do restaurante Fasano. Fechado há 10 anos, o local voltará a pulsar com a CASACOR São Paulo 2022.

Neste ano, a implantação vai surpreender os visitantes, principalmente pela novidade de acomodar estúdios e lofts, ilhas de bem-estar e operações de restaurante, bar e café.

Projeto de implantação

O projeto de implantação ficará a cargo do arquiteto Lourenço Gimenes, do escritório FGMF. A ideia dele é respeitar a arquitetura imaginada por Libeskind com uma intervenção delicada, capaz de ressaltar as cruezas do cenário, preservar as nervuras do concreto e, assim, levar o visitante a uma imersão na obra original.

Restaurantes e lojas

Arquitetura e gastronomia se encontram na CASACOR São Paulo 2022, com propostas incríveis para essas áreas. 

O tradicional Bebedec, um dos espaços mais badalados da mostra, ganha projeto de Gustavo Paschoalin e paisagismo de Frederico Cançado.

O Mik, a nova opção gastronômica desta edição, é assinado por Ricardo Abreu e vai ocupar as antigas instalações do legendário Fasano.

Deola chega com ainda mais charme por meio da estreante Priscila Cox. Já o agitado Bar Caracol ficou a cargo de Pedro Luiz de Marqui.

A loja CASACOR, em parceria com a Hybrida, desta vez será assinada pelo arquiteto Samuel Angelo, enquanto a Mels Brushes terá projeto da dupla Anete Weber e Rafaella Marques.

E aí, já está com vontade de visitar a CASACOR São Paulo 2022? Então, aproveite para conferir o nosso especial sobre a CASACOR Rio de Janeiro 2022 e ver o que rola na capital fluminense!

Sair da versão mobile