22.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Linha Berliner reveste o piso da área verde da mostra CASACOR ES (Projeto: Heliomar Venâncio Arquitetura / foto: Felipe Araújo)

Pausa para relaxar e apreciar; veja os destaques da CASACOR Espírito Santo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.11.2021
Em comemoração aos seus 25 anos, a mostra capixaba corrobora o espírito da desaceleração ao apresentar uma morada leve, com espaços clean e aconchegantes. Entre eles, seis estão decorados com Portobello.
minutos de leitura

A 25ª edição da CASACOR Espírito Santo 2021 ainda está aberta ao público, seguindo todos os protocolos de segurança. A exposição, que vai até o dia 28 de novembro, retorna à Praia da Costa, em Vila Velha, local onde foi realizado o seu lançamento, no ano de 1996. A Portobello está presente em seis ambientes confortáveis e relaxantes. Vale a pena conferir de perto.

Com o tema central das edições Casa Original, suas Raízes, Afeto e Memórias, profissionais da região apresentam seus projetos ao público em uma casa leve, no coração do bairro capixaba. Além dos ambientes mais tradicionais como cozinha, living e suítes, a CASACOR ES traz novas tendências em espaços comerciais. Que tal uma pausa no tempo para apreciá-los agora mesmo?

Praça Helmut e Drink Bar

Dois espaços foram projetados pelo escritório Heliomar Venâncio Arquitetura. No projeto da praça, quase 900m² foram transformados em um local de relaxamento e reflexão. Os visitantes são abraçados pelo verde o tempo todo. 

A sustentabilidade está presente com o uso de energia fotovoltaica, lâmpadas de LED, contêineres, areia e cascalho reciclado, porcelanato da Portobello das linhas Ipanema e Berliner, aço estrutural, tinta à base de água e bambus. O quintal da casa recebeu o nome do proprietário da casa, Helmut Meyrfreund.

CASACOR Espírito Santo 2021
Kit Janeiro Black, no piso, é um dos destaques das edições da CASACOR 2021 (Projeto: Heliomar Venâncio Arquitetura / foto: Felipe Araújo)

O drink bar é um espaço de convergência na mostra, com diversos locais de descanso ladeados pelo verde assinado por Ivan Aguiar e pelo revestimento de destaque Kit Janeiro Black, também da linha Ipanema.

Empório Capixaba

CASACOR Espírito Santo 2021
Sala de jantar com Mesa ímpar, assinada pelo grande nome da arquitetura brasileira, Ruy Ohtake, especialmente para a Portobello (Projeto: Guarize Hoffmann; foto: Felipe Araújo)

As arquitetas Juliana Guarize e Tassia Hoffmann idealizaram o confortável espaço gourmet Empório Capixaba, um local para receber amigos e família para cozinhar, conversar, relaxar e ouvir uma boa música "Este tipo de espaço de conexão tem se tornado prioridade para muitas pessoas na hora de planejar uma casa. ", ressaltaram.

As arquitetas transformam o espaço com sofisticação e, ao mesmo tempo, aconchego. Para isso, decoraram com a Mesa Ímpar, da Officina Portobello, assinada por Ruy Ohtake, que possui formato orgânico, permitindo aproveitar todos os ângulos de visão da sala, incluindo o jardim de inverno com lindos vasos suspensos kokedama.

O ambiente se destaca com a parede curva revestida com o lançamento da Portobello, Marea Travertino, que possui um relevo imponente e uma cor que traz alusão ao movimento da areia, superpresente na cidade Vila Velha. Para o piso, as arquitetas escolheram a lastra Dansk Cement Rope. No local também existe um expositor onde os visitantes encontrarão produtos capixabas disponíveis para compra na própria mostra.  

CASACOR Espírito Santo 2021
(Projeto: Guarize Hoffmann; foto: Felipe Araújo)
CASACOR Espírito Santo 2021
Minimalismo, paisagismo e arte imperam no sofisticado ambiente Empório Capixaba (Projeto: Guarize Hoffmann; foto: Felipe Araújo)

Joalheria

CASACOR Espírito Santo 2021
CASACOR Espírito Santo 2021
A integração do espaço comercial com a área externa é o mote para um clima aconchegante e sofisticado (Projeto: R3 Projetos; foto: Felipe Araújo)

O lançamento da Portobello, a lastra Palissandro, com suas superfícies contínuas representadas em grandes placas de porcelanato 120x270 deu o tom minimalista da joalheria assinada pela arquiteta Carminha Ribeiro e sua filha, a engenheira civil Karina Ribeiro, do escritório R3 Projetos.

O ambiente é direcionado aos apreciadores de joias, cuja paleta de cores é clara, iluminada e nobre.  Os metais dourados nos detalhes dos móveis completaram o décor sofisticado. também estão presentes no espaço uma estrutura sustentável, modular e móvel.

Refúgio Particular 

Um refúgio verdadeiramente relaxante é encontrado na CASACOR ES (Projeto: Trupe Arquitetos / foto: Felipe Araújo)

"Uma pausa no tempo...". A frase decorativa fixada na parede define o ambiente de estar Refúgio Particular, assinado pelos profissionais do escritório Arquiteto Trupe Arquitetos. Em tempos de pandemia nunca foi tão necessário desconectar. O espaço reflete esse desejo, um refúgio para que cada pessoa possa mergulhar na sua própria intimidade. 

Lá, a experiência sensorial vai desde o visual, ao tato, ao cheiro e aos sons. O aconchego, que jorra no visual do projeto e evoca ao toque, se traduz na composição entre os diferentes materiais e texturas.Entre elas, a sutileza do tom acinzentado presente no piso revestido com porcelanato que interpreta o terrazzo veneziano, o Yass Gray Natural.

Home Spa

Mais um ambiente projetado pensando no bem-estar das pessoas é Home Spa. Idealizado pela arquiteta Carol Daros para recarregar as energias e exercer o autocuidado em um estado de flow. Permite trazer para dentro de casa as possibilidades de tratamentos terapêuticos disponíveis em um spa, propiciando uma experiência sensorial enriquecedora ao morador.

A lastra 120x270 de Dansk Cement White conduz o tom neutro e o estilo minimalista do espaço, também marcado pela simplicidade, harmonia e atemporalidade da matéria-prima em formas, tons e objetos, traduzindo uma conexão com a nossa natureza. Peças de design protagonizam o ambiente, dando maior personalidade e contemporaneidade.

Terrazzo Verdi

Berliner Weiis e Cobogó são os revestimentos de destaque da área Terrazzo Verdi (Projeto: Formatto Arquitetura / foto: Felipe Araújo)

O premiado e sustentável Cobogó Mundaú, da Portobello, é o "divisor de águas", ou melhor, dos ambientes externo e interno de Terrazzo Verdi, criado pelas arquitetas Aline Wanick & Mara Delpupo, do escritório Formatto Arquitetura. O revestimento decora e ao mesmo tempo proporciona ventilação aos espaços, causando mais conforto térmico.

Terrazzo Verdi é um conceito arquitetônico contemporâneo, marcado por linhas retas, com uso de revestimentos nobres, atemporais e sustentáveis. Na parte interna, Bleu de Savoie, lançamento da Portobello 2021, energiza paredes e piso do ambiente com suas texturas que interpretam pedras naturais dos alpes franceses, em tons de cinza azulado. O piso externo também conta com design Portobello, com o porcelanato da linha Berliner Weiss.

As texturas naturais de Bleu de Savoie garantiram a elegância da área interna (Projeto: Formatto Arquitetura / foto: Felipe Araújo)

Para continuar acompanhando todas as matérias sobre as edições CASACOR 2021, acesse aqui!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pausa para relaxar e apreciar; veja os destaq...

Pausa para relaxar e apreciar; veja os destaques da CASACOR Espírito Santo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obrigado a Portobello pelos lindos materiais fornecidos, e em especial a Portobello Vitória/Portobello Vila Velha pelo apoio nesta Edição histórica da Casa Cor ES, e o carinho de sempre com os Profissionais. Grande abraço a sua competente equipe !

  2. Olá, Heliomar!

    Nós que agradecemos pelo seu lindo projeto, encantou a todos!

    Um grande abraço!
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies