Vencedora do prêmio na categoria Residencial Interior Private Residence London, do United Kingdom Property Awards em associação com a Rolls Royce, a Townhouse de 1860 foi redesenhada e reformada pelo escritório de arquitetura LLI Design.
O histórico distrito Highgate está repleto de belas casas de famílias de época, com edifícios do séc. XVIII, e esta não é uma exceção. Empoleirada no topo de Highgate Hill, com vistas invejáveis de Londres, esta casa de 1860 faz parte da área de conservação do bairro, por decorrência disso todas as alterações arquitetônicas tiveram que ser abordadas de maneira sensível.
Embora o objetivo fosse manter a sensação de época da construção, também exigia que uma estética individual contemporânea fosse sobreposta para criar espaços de uso que facilitassem um estilo de vida moderno.
A casa era alta e estreita, mas tinha a vantagem de ser bem comprida da frente aos fundos. Um grande problema de projeto que teve que ser abordado no esquema geral, foi como fazer a propriedade parecer visualmente mais expansiva lateralmente.
Para responder ao briefing, os layouts existentes exigiram um redesenho total, com uma consideração cuidadosa necessária para a dinâmica e o fluxo dos espaços. A direção adotada foi eclética, com elementos de estilo moderno, contemporâneo, industrial e tradicional, todos juntos, mas em harmonia.
A propriedade consiste em 260 metros quadrados distribuídos em 5 andares. Ao reconfigurar a casa para a vida familiar, foi decidido alterar o layout da seguinte forma.
No Piso Térreo, uma sala foi criada para armazenar casacos e sapatos do dia a dia. Também com a vantagem de poder ser acessada da rua através do porão, tornando o espaço ideal para o uso diário da família. Conectada a este espaço, está a cozinha em plano aberto, a sala de jantar e a área de estar da família - que por sua vez se abre para o jardim na parte traseira da propriedade.
O Piso Térreo Superior foi totalmente reconfigurado por meio da remoção do corredor entre as salas - o que liberou um valioso espaço em largura. Aqui foi também criado um hall de entrada menor que se abre para a sala de estar e jantar formal.
O primeiro andar foi reconfigurado em uma suíte master, composta por um quarto principal, closet e banheiro privativo. Já o Segundo Andar foi reconfigurado para criar 2 quartos e um banheiro familiar, com a adição de um armário de utilidades considerável. O Terceiro Andar foi reconfigurado com um quarto de hóspedes, home office e banheiro.
A área de estar da família foi colocada na parte traseira adjacente ao jardim. O acesso ao mesmo foi feito através de novas portas deslizantes de alumínio cinza escuro, com um estilo contemporâneo ao longo de toda a parede traseira, permitindo que o espaço se abrisse para a área do terraço de concreto e o jardim além.
Claraboias extras foram instaladas no teto da área de estar da família e um novo piso de vidro foi instalado no jardim de inverno para trazer o máximo de luz possível para o espaço, ajudando a proporcionar uma sensação leve e arejada.
Para criar uma sensação de coesão em toda a propriedade, o piso térreo inferior e o piso térreo superior, possuem a mesma madeira de tábuas largas em tons quentes cinza claro.
Na parte do paisagismo, o objetivo era projetar um jardim fácil de cuidar com manutenção baixa e que fosse adequado para crianças - estando no seu melhor estado durante a primavera e o final do verão.
A paleta de cores suaves do paisagismo era limitada a rosas, roxos e brancos, consistindo em plantas perenes como rosas, jasmins, madressilvas, lavandas e hortênsias. Estas foram intercaladas com gramíneas e samambaias para adicionar textura e estrutura.
Gostou do projeto?
Compartilhe com a gente a sua opinião. Para conferir outros exemplos de townhouses acesse:
Skinny Scar, uma casa sustentável e estreita em Roterdã
Townhouses: característica arquitetônica em diversas cidades da Europa
Imagem de destaque: (Imagem cortesia: Richard Gooding Photography)