O edifício Casa Selene, assinado pelo escritório de arquitetura Degli Esposti Architetti, consiste em uma malha que completa a cortina de edifícios na famosa Viale Umbria, em Milão.
Com onze andares acima do solo, do ponto de vista tipológico, o edifício é considerado híbrido, entre uma parede cortina, um corpo linear e um corpo torre.
O amplo átrio de pé-direito duplo da rua, dá acesso a um pórtico que desobstrui todas as escadarias e estacionamentos subterrâneos, servidos por escadas independentes.
Esta composição planivolumétrica determina três frentes principais: a fachada da avenida, a poente e duas outras frentes orientadas a sul e a norte.
São claramente perceptíveis na rua através de dois grandes portais: o de pedestres, a cinco andares acima do solo, onde a frente sul é visível; e a entrada de automóveis dois andares acima do solo, onde a frente norte se torna visível.
O jogo de níveis permite que o edifício seja observado de diferentes ângulos e inserções urbanas.
A diretriz principal do projeto baseia-se na composição de fachadas com saliências assimétricas. A fachada da avenida possui quatro janelas em arco de um andar que formam mais um corpo adicional, e a frente sul dois corpos pendentes.
O desenho da fachada com saliências assimétricas tem vários precedentes históricos em Milão, como a casa abstrata de Perogalli e Mariani (1951-1952), os condomínios de Gigi Caccia na via Nievo 28 / a (1955-1957) e os irmãos Latis na via Rossetti (1959-1960).
Em todos esses casos, projeções modestas caracterizam uma composição dinâmica e assimétrica das frentes.
Na Casa Selene, o desenho da fachada sul não se limita à disposição das saliências de vários andares. Estão previstas estruturas de metal leves que unem as varandas em grupos que aumentam sua altura do solo - uma única varanda no primeiro andar, depois dois níveis agrupados (andares 2-3), três níveis agrupados (andares 4 a 6) e finalmente, quatro níveis (andar 7 até a cobertura).
A fachada norte tem um desenho diferente com longas varandas contínuas, outra característica típica da arquitetura residencial milanesa, assim como numerosos exemplos, entre eles, a Casa ai Giardini d'Ercole di Gardella, Castelli Ferrieri e Menghi (1949-1955) e o corpo interno contínuo do complexo Melzi Pertusati, projetado por Minoletti (1955-1959).
Na Casa Selene, porém, o tratamento linguístico dessas varandas apresenta algumas diferenças, nos dois primeiros níveis da varanda ela é delimitada por divisórias que a configuram como uma loggia; nos pisos superiores as varandas são marcadas pelas mesmas esquadrias metálicas que aparecem nas outras fachadas.
As paredes perimetrais são acabadas em gesso branco, já os pilares do átrio de entrada e o rodapé são todos revestidos em travertino.
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As molduras das janelas em arco da fachada da Viale Umbria são revestidas com chapa de liga metálica dourada.
Os parapeitos com hastes e armações de metal são pintados de branco; os floreiros integrados aos parapeitos darão futuramente a fachada vegetação trepadeira, que pode ser estendida por meio de fixação nas esquadrias de metal.
Gostaram do post? Para conferir outro projeto residencial assinado pelo escritório de arquitetura Degli Esposti Architetti, acesse: Residência Carlo Erba.