Casa no lago: 4 projetos que se conectam com a paisagem
Uma casa no lago é o sonho de muitos amantes da vida mais calma no campo. Essas construções têm o privilégio de unir a beleza da vegetação ao redor com o visual que só um lago pode oferecer.
Devido à localização, normalmente essas residências têm um visual mais rústico, assim como as tradicionais casas de campo. Entretanto, não é raro ver alguns exemplos com toques mais modernos e materiais contemporâneos, o que confere à casa no lago uma identidade mais particular.
Confira a seguir algumas dicas essenciais para o projeto e inspirações para todos os tipos de casas no lago.
O que é essencial para projetar uma casa no lago?
A primeira dica na hora de pensar na construção de uma casa no lago é pensar em aproveitar toda a natureza que está ao redor.
Se o lago for o ponto alto do terreno, pense em direcionar a orientação da residência para esse lado. Caso a melhor parte do terreno seja a vegetação ao redor, redirecione o projeto para aproveitar essa paisagem.
Em ambos os casos, vale analisar qual a direção do vento e da luz para que possam ser aproveitados 100%. Afinal, essa é uma casa que pode tirar proveito desses recursos.
Em seguida, é interessante selecionar os materiais corretos para a construção. Um especialista deve analisar o terreno para conferir suas condições e qual deve ser a proximidade adequada do lago.
Lembre que, dado o cenário, os materiais devem ser resistentes à umidade e ao vento, ação do tempo, contato com a natureza etc. Por isso, é fundamental optar por materiais mais resistentes.
Para poder contemplar a vista de dentro de casa, é indicado o uso de paredes de vidro - que podem ser usadas sem medo em casas afastadas, pois não possuem contato com vizinhos próximos - ou “janelões”. Em momentos que preferir menos claridade, use cortinas automáticas ou manuais.
Caso os moradores optem por uma casa no lago com um estilo mais rústico, pode apostar em telhados com telhas aparentes e formato em L para facilitar a queda de chuva, e materiais mais naturais como tijolo, cimento e madeira.
Nas duas propostas, seja uma construção moderna ou mais rústica, são indicadas cores em tons pastéis e fechados, já que conversam muito bem com as tonalidades da natureza e não promovem grandes contrastes.
Em ambos os casos, uma dica interessante é usar a área lateral completamente à favor da construção. Vale apostar em um deck, caso haja um espaço mais generoso, ou em uma varanda térrea.
Os dois espaços podem abrigar espreguiçadeiras ou outros móveis usados para contemplar a vista da natureza. Se a casa tiver dois ou mais andares, as varandas também podem ser inseridas nos quartos.
4 inspirações de projetos de casa no lago
Na hora de projetar e construir, nada é tão eficiente quanto se inspirar em referências de projetos que são modelos do assunto que você está buscando. Abaixo, estão quatro projetos de casas que mostram como usar o lago a favor da paisagem e da construção.
1. Vista através de janelas amplas
A Casa do Lago, de Andra Callegari, do escritório Pass Arquitetura, faz uso das grandes janelas de vidro para promover uma vista 360° para o lago logo à frente.
A decoração segue um estilo minimalista, com toques rústicos, como as pedras que revestem algumas paredes. O chão conta com porcelanato Brasília, da Portobello, que confere aconchego e elegância ao mesmo tempo.
2. Enquadramento da paisagem
Batizado de Casa no Lago, o projeto de Fernanda Villefort foi projetado para ser usado em momentos de lazer e descanso da família.
De acordo com a arquiteta, desde a primeira visita ao terreno, o projeto teve como diretrizes principais a conexão com a natureza e o enquadramento perfeito da paisagem.
A casa é construída a partir de linhas retas e limpas, o que permite a inserção de muitos espaços vazados.
Na decoração não faltam madeira, vidro e porcelanato. Os produtos Karst Portland e Kars Argento revestem o piso e Barlavento Sea dá cor ao interior da piscina.
3. Protagonismo da natureza
A Casa Mundaú, de Rodrigo Fagá, fica localizada de frente para uma lagoa, em uma região litorânea de Alagoas, e tem como pano de fundo alguns coqueiros e vegetação local.
As aberturas em vidro possibilitam vista total para a paisagem. Já a decoração extremamente minimalista deixa o protagonismo 100% com a natureza.
No piso, o porcelanato Brasília, da Portobello, compõe o ambiente.
A conexão com a natureza vem também das escolhas do revestimento na área externa, com Pau Brasil Natural, porcelanato que interpreta madeira. A escolha para a piscina foi Barlavento Caribbean, em alusão ao mar do Caribe.
4. Pegada industrial
O projeto da Casa E 21 S1, do escritório Debaixo do Bloco Arquitetura, é imprevisível do começo ao fim.
O lago ao fundo serve como pano de fundo de uma construção completamente industrial que utiliza tijolos concretados aparentes, forro de gesso, armários suspensos e pouquíssimas cores.
A lateral da casa é contemplada com uma varanda, jardim vertical e mobiliário com vista para o lago.
Seja qual for a escolha da construção da sua casa no lago, a dica é levar sempre em consideração a natureza como protagonista e a casa como um ponto de refúgio e contemplação.
Aproveitando que o assunto é natureza, que tal se inspirar para projetar um jardim de inverno dos sonhos? Saiba mais aqui.
Imagem principal: O projeto de uma casa do lago deve abraçar a natureza ao redor. No projeto da imagem, o lago é a extensão da piscina. (Projeto: Fernanda Villefort / Foto: Joamar Bragança)