06.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Casa de quase 700m² tem projeto minimalista do escritório Susane Costa Arquitetura (Foto: Filipe Esmeraldo)

Casa no Ceará tem áreas integradas perfeitas para lazer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.10.2022
Projeto da arquiteta Susane Costa tem traços minimalistas e conta com vista para a Chapada do Araripe
minutos de leitura

Uma casa de quase 700m², linhas retas e estilo minimalista situada no Ceará tem como vista a bela Chapada do Araripe. O projeto, de autoria da arquiteta Susane Costa, foi fruto de uma parceria bem sucedida entre a profissional com os moradores da casa, que pediam boa integração das áreas externas e internas, para poder reunir amigos e promover o aconchego.

“Eles me deixaram bem à vontade para propor e também tinham algumas ideias em mente”, disse. “Eles queriam realmente espaço para conviver e para aproveitar as pessoas, e esse contato da casa com o jardim e piscina”.

Para isso, a arquiteta traçou um projeto integrado, em que quase todos os ambientes do térreo se conectam diretamente com a área externa da casa. A obra levou 1 ano e 4 meses para conclusão.

arquiteta Susane Costa
“Melhor investir no que vale a pena do que investir em muita coisa”, diz a arquiteta Susane Costa (Foto: Filipe Esmeraldo)

“Podemos abrir a sala de jantar e juntá-la ao deck, e isso já está integrado com a cozinha”, explica. “Eles conseguem realmente reunir muitas pessoas e aproveitar esses espaços como eles queriam”.

A casa conta com solário na cobertura, onde os moradores também fazem eventos com amigos e familiares, e gostam de ver o pôr do sol. Outra marca são duas colunas na fachada, todas revestidas com material Portobello, da linha Concretíssyma, que ajudam a proteger as varandas das suítes do sol forte.

“Inicialmente, o projeto foi idealizado com pedras naturais, mas o revestimento da Portobello entrou de forma perfeita no momento da obra. Nós o escolhemos porque tem uma estética compatível com o que queríamos”, conta. "Se trabalhássemos com a pedra natural em tudo que havíamos idealizado inicialmente, precisaríamos de mais tempo de instalação e de maior investimento. Foi algo bem bacana ter mesclado esses dois materiais, a pedra natural e o porcelanato”.

Colunas de concreto na fachada de casa
Colunas na fachada de casa recebem material da linha Concretíssyma, da Portobello (Projeto: Susane Costa | Foto: Filipe Esmeraldo)

Esse projeto faz parte do portfólio do escritório Susane Costa Arquitetura, que tem sede desde 2018 em Juazeiro do Norte, no Ceará. Nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e formada em Arquitetura no Centro Universitário Ritter dos Reis, Susane concebe majoritariamente projetos residenciais de alto padrão.

“Também fazemos interiores, cuidamos da execução da obra”, conta. “Trabalhamos mais aqui na região do Cariri, mas também temos trabalhos em Fortaleza e atendemos algumas demandas em Porto Alegre”.

Foi na sua cidade natal, em Porto Alegre, onde Susane iniciou a sua carreira. Até hoje, atribui muito do seu estilo e técnica após experiência no escritório HB Arquitetas Associadas. 

"Desenvolvemos projetos de alto padrão, tanto para cidade de Porto Alegre, como Jurerê internacional”, disse. “Tive contato com trabalhos muito bem detalhados, bem desenvolvidos e isso foi indispensável para me tornar profissional que hoje eu tento ser. Também foi lá que eu conheci os produtos da Portobello”.

Projeto integrado foi pensando para moradores receberem amigos e fazerem eventos (Projeto: Susane Costa | Foto: Filipe Esmeraldo)

Susane conta que uma das suas marcas, que podem ser vistas justamente no projeto anteriormente citado, o Casa Gratidão, é o estilo essencialista e atemporal. “Uma coisa que me incomoda muito atualmente é esse consumismo desnecessário e sem motivo, portanto, tentamos trabalhar com o que é de fato essencial na vida do cliente”, prossegue.

“Sentimos muita responsabilidade nas especificações e conceitos que propomos para os clientes.  Estamos fazendo algo aqui que é para durar, que não é para o morador cansar, enjoar ou sair de moda em pouco tempo. É algo que, de fato, tem a qualidade”, disse.

“Melhor investir no que vale a pena do que investir em muita coisa, dispersar energia e investimento, e não ter um resultado satisfatório”, prosseguiu. “Tentamos trabalhar com algo realmente mais limpo, tanto no sentido visual como de significado para o cliente”.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Casa no Ceará tem áreas integradas perfeita...

Casa no Ceará tem áreas integradas perfeitas para lazer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies