Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Casa nas alturas em Salvador

Com direito a jardim, este apartamento em Salvador é uma casa nas alturas (foto: Tarso Figueira)

Estive em Salvador recentemente e fiquei encantado com a energia boa e acolhedora na Bahia - e claro que isso se reflete na arquitetura e nos detalhes do morar com afeto.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Conheci as arquitetas Fernanda Milcent e Bruna Milcent, do escritório Milcent Arquitetura, e me encantei com várias obras que elas criam, em especial este apartamento cobertura com um dos jardins mais convidativos que já vi em se tratando de prédios, pois realmente nos dá a sensação de casa nas alturas.

Projetado para uma família, apartamento estimula o convívio ao ar livre (foto: Tarso Figueira)

O projeto, para um casal com dois filhos e três cachorros, foi todo pensado para integrar o interno com o externo e trazer o jardim com a piscina para dentro de casa, com uma abertura enorme que estimula o convívio ao ar livre. 

O jardim traz um verde exuberante (foto: Tarso Figueira)

Um grande painel estilo muxarabi de madeira nos leva suavemente de dentro pra fora, onde encontramos as madeiras do teto e das paredes da área externa, chegando ao gramado verde exuberante do jardim, com bancos em formatos orgânicos e uma densa folhagem por trás.

A piscina traz revestimento Barlavento Lagoon da Portobello (foto: Tarso Figueira)

A piscina é o centro desse convívio e foi toda revestida com Barlavento Lagoon da Portobello. Um espaço muito especial, onde conseguimos imaginar a família se divertindo, entre eles e com os cachorros, ou com amigos, marcando momentos deliciosos de afetividades.

A cozinha preta faz contraste com a madeira (foto: Tarso Figueira)

A cozinha toda preta faz um contraste poderoso com piso Posto 10 da Portobello e com a madeira do teto. O balanço verde do Sérgio Matos completa a paleta de cores com o muro verde e a própria tonalidade do revestimento Barlavento Lagoon da piscina.

O piso de toda a cobertura é o Posto 10 da Portobello (foto: Tarso Figueira)

Aliás, o piso utilizado em toda a área de lazer, que fica no segundo andar, incluindo a parte externa, é o Posto 10 da Portobello, sendo com acabamento natural internamente e o externo externamente, trazendo beleza e muita praticidade para curtir essa casa nas alturas com liberdade.

No andar debaixo do apartamento, a paleta é amadeirada com verde (foto: Tarso Figueira)

No piso inferior do duplex fica a sala de jantar, na paleta amadeirada com verde, uma enorme adega climatizada e a cozinha principal em tons de azul marinho nos armários. O piso escolhido para a cozinha foi o Bianco Covelano da Portobello e ficou perfeito ao harmonizar com o papel de parede, com as tonalidades mais quentes.

Uma escada toda em madeira preta une os dois andares e se torna uma experiência dentro do apartamento. Tanto o hall do elevador, quanto a belíssima escada são revestidos com o piso Posto 10 da Portobello. 

Um dos quartos também recebeu a cor preta, com roupas de cama azuis escuras, enquanto o outro segue a paleta mais creme e amadeirado.

Assim como a escada, o hall também é revestido de Posto 10 da Portobello (foto: Tarso Figueira)

O projeto teve a paleta de cores resumida e muito bem pensada e equilibrada, o que eu particularmente adoro e recomendo. O ponto alto é o foco na convivência como principal ponto de partida para o projeto da Milcent Arquitetura. 

Conseguimos visualizar os moradores recebendo as pessoas, todas se divertindo no gramado, na piscina, brincando com os cachorros e batendo papo na bancada da cozinha externa, um indo e vindo de risos e alegrias tão característicos de Salvador e todo seu axé positivo.

Sair da versão mobile