Popularizada em filmes, principalmente em produções hollywoodianas, a casa na árvore já foi o sonho de qualquer criança. O refúgio, que representava liberdade e independência na infância, aos poucos também tornou-se um desejo dos adultos.
Com o passar dos anos, a construção, que era mais rústica e com pouca técnica - o que não garantia nem durabilidade nem segurança - começou a ser levada a sério.
A popularidade fez com que profissionais e empresas se tornassem especialistas em desenvolver esse tipo de projeto. A partir daí, a casa na árvore ganhou inúmeras versões.
Ainda pode ser construída no jardim para as crianças ou para abrigar toda uma família em momentos de lazer. Também pode aparecer em sites onde aluga-se moradia por alguns dias e até como quartos inusitados de hotéis.
Confira como é feito o projeto de uma casa na árvore, bem como algumas referências para você se inspirar.
Características de uma casa na árvore
Como dito anteriormente, a casa na árvore pode ter duas utilidades: abrigar somente crianças ou também ser um espaço para adultos, seja família ou casal (nessa configuração, ela pode até ser considerada uma casa de campo).
Quando ela for utilizada apenas pelos pequenos, não é necessário que sejam feitas separações internas.
Nessa proposta, é interessante investir na madeira para a construção e algum revestimento com características térmicas para deixar o ambiente mais aquecido para as crianças.
Também não podem faltar escorregadores, escadas e pontes para que a diversão seja completa - a seguir, falaremos sobre a segurança desses itens.
Já para servir como um momento de lazer para adultos, vale a pena investir na divisão de ambientes, portas com trancas e alguns móveis coringas, como poltronas e até um pequeno banheiro.
Na construção, a madeira pode estar ao lado de vidro, concreto e outros elementos que dão mais sustentação e propõem um design diferente.
Como projetar uma casa na árvore
A construção de uma casa na árvore, seja ela para crianças ou adultos, requer muitos cuidados - desde a escolha do local até dos materiais certo. Portanto, o projeto deve ser realizado apenas por profissionais.
Dito isso, existem algumas dicas e regras gerais para esses projetos. A primeira é verificar se a árvore onde a casa será construída está saudável e bem enraizada.
É preciso checar também se a árvore já atingiu o seu pico de crescimento e se tem um bom porte e tronco de, no mínimo, 30 cm de diâmetro.
Como essa será a coluna vertebral da construção, diversas possibilidades devem ser levadas em conta. A casa será construída somente sobre uma base robusta ou também vai abraçar os galhos ao redor ou até troncos de árvores próximas?
Todas essas variáveis vão influenciar nas possibilidades de dimensão da estrutura.
Se a escolha - ou a única opção - for somente a construção sobre um tronco, a laje da casa deve ser colocada sobre ele.
Entretanto é primordial que tenha algum tipo de reforço, como vigas e pilares auxiliares. Já se a intenção é usar galhos e troncos menos firmes, é importante criar uma moldura fixa entre eles.
Depois da laje construída, é o momento de projetar paredes e cobertura. É imprescindível, principalmente nessa etapa, que sejam escolhidos materiais mais leves para não sobrecarregar as árvores.
Além disso, os materiais devem ter alguma resistência à ação do vento - que deve acontecer com frequência.
A segurança deve ser garantida com corrimãos nas escadas até chegar na casa e com um deck com guarda-corpo ao redor de toda a casa na árvore.
Deve-se tomar cuidado redobrado com instalações elétricas, como fios e conexões, já que a madeira pode alastrar um incêndio com muito mais facilidade.
Caso a construção tenha um banheiro ou cozinha, é necessário considerar o peso da caixa d’água ou usar alguma bomba de recalque para que a água alcance o topo.
Por fim, é importante que de tempos em tempos haja uma conferência das estruturas, conexões e da própria árvore para garantir que tudo esteja firme e sem risco de queda. Evite estar na construção em momentos de chuva, raios e ventania.
Referências de casa na árvore para se inspirar
Nos tempos atuais, nem todas as casas na árvore seguem o estilo rústico e a construção em madeira. Confira a seguir algumas obras que fogem do óbvio e trazem uma proposta contemporânea para esse tipo de construção.
1. Free Spirits Spheres — Vancouver, Canadá
Idealizado por Tom Chudleigh, o hotel conhecido como Free Spirit Spheres é composto por diversas esferas fabricadas em madeira, metal, plástico e fibra de vidro.
Sustentadas por cordas, as esferas parecem flutuar em meio às árvores de uma grande floresta, o que proporciona experiências únicas aos hóspedes.
2. The Spheres — Seattle, EUA
A Amazon também se inspirou nas esferas para criar seu projeto de casas de árvore. Não se trata de uma construção sobre copas e caules, mas de três grandes estufas que abrigam escritórios para funcionários.
Entre os ambientes, é possível visualizar espécies variadas e paredes compostas por trepadeiras.
3. Tree Hotel — Harads, Suécia
Projetado pelo escritório Tham & Videgard Arkitekter, o Tree Hotel tem suítes em formato de cubo que são difíceis de encontrar entre as árvores. Isso acontece por causa da superfície espelhada que reveste todas as fachadas da construção.
4. Yellow Treehouse Restaurant — Warkworth, Nova Zelândia
O estabelecimento encanta no primeiro olhar: trata-se de um espaço construído em torno de um enorme pinheiro. Do escritório Pacific Environments, o Yellow Treehouse Restaurant funciona como delivery e abriga até 18 pessoas.
O fechamento vazado permite ao cliente enxergar a área externa e ter uma vista surpreendente do horizonte.
5. The Sustainability Treehouse — Mount Hope, EUA
Projetada pelo escritório Mithun, a obra é um espaço educacional que instrui os visitantes sobre o conceito de ecologia e edifícios sustentáveis.
A estrutura em aço corten chama a atenção e contrasta com a natureza do entorno. Para conectar os ambientes instalados entre a vegetação, o The Sustainability Treehouse traz várias escadas iluminadas.
Depois de todas essas dicas e inspirações, chegou o momento de levar adiante o projeto antigo do sonho de infância, não é? Não esqueça da segurança e construa um espaço que seja sinônimo de aconchego e diversão.
Quer deixar a imaginação ir ainda mais longe? Confira esses projetos de casas flutuantes e sustentáveis de papelão!
Imagem principal: As casas na árvore podem ser o ponto de partida para projetos criativos, como os quartos do Tree Hotel, na Suécia