Visita virtual na casa e nos jardins de Monet em Giverny
Claude Monet, pintor impressionista, mudou-se para Giverny em 29 de abril de 1883. A sua casa a apenas uma hora de Paris, é cercada por maravilhosos jardins que inspiraram cerca de 250 das suas pinturas mais conhecidas.
As obras do artista são caracterizadas pelos detalhes impressionistas, nas quais não é possível ver os detalhes dos elementos, embora eles possam ser identificados pelo efeito de luz e sombra. As combinações de cores em seus quadros são pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno, mas quando vistas de longe, elas organizam-se para os nossos olhos criando formas específicas.
Nos jardins de Giverny, Monet se apaixonou pelos nenúfares lilás que brotavam nas lagoas, junto do salgueiro que ondulava com o vento, oferecendo a ele um cenário magnífico e original. A propriedade foi mantida aos cuidados do francês e de seus jardineiros até dezembro de 1926, com a morte do pintor. Juntos criaram o Clos Normand e o Water Garden, dois jardins extremamente diversos que inspiraram a vibração e a luminosidade de suas obras de arte durante anos.
Roseiras, peônias, gerânios, cerejeiras, tulipas, narcisos, íris, rosas, entre outras flores e vegetações, contribuem para a experiência sensorial e visual que aguarda os visitantes, incentivados a explorar a imaginação e as inspirações do pintor através dos jardins que colorem a casa de Claude.
Monet era um grande admirador da estética japonesa, então ele se inspirou em uma gravura do Japão e construiu uma ponte de meia-lua de madeira sobre o lago, pintado de verde ao invés do tradicional vermelho. O jardim aquático inspirou o pintor a produzir centenas de telas pequenas na segunda metade dos anos 80 e ao longo dos anos 90.
O tour virtual da Fundação leva também os visitantes a cada cômodo da casa de Monet, que ainda é pintada de rosa pastel com persianas em tom de verde vibrante. Passeie pela sua cozinha de azulejos azuis e brancos com dezenas de panelas de cobre polido penduradas, veja os quartos da família e uma ensolarada sala de jantar amarela cheia de porcelanas. Você pode até espiar o estúdio do pintor, transformado agora em uma sala que abriga cópias de suas obras mais famosas.
Os jardins de Giverny não são um abandono da pintura em favor da jardinagem, são pinturas que penetram na natureza e a natureza que entra cada vez mais nas pinturas de Monet. Por esse motivo, não é um trabalho inacabado, mas um trabalho aberto, sempre novo, que muda, cresce, se transforma que vive, morre e renasce, de uma forma sazonal, assim como as plantas.
Gostaram do post? Uma visita a casa e aos seus jardins é uma experiência indescritível que está no topo da lista de viagens dos amantes da arte. Se você ainda não teve a oportunidade de admirar este lugar pessoalmente, o tour virtual é a chance perfeita!
Acesse: Fondation Monet
como fazer o tour online da casa de monet
Parabéns muito lindo que Deus abençoe sempre
Lindo! a visita virtual no site do museu é incrível
Amo algumas das telas de Monet, que pude apreciar quando de visitas a museus. E, por isso mesmo, há alguns anos atrás , visitei sua casa e caminhei pelos jardins. Seu texto , Luisa, me fez reviver estas experiências tão impactantes.
Olá, Leandro!
O link ficou lá no finalzinho do post. É esse: fondation-monet.com/visite-virtuelle
Bom tour!
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello