A nova experiência digital 10D dentro da Casa Batlló
A Casa Batlló, famosa por seu estilo modernista e projetada pelo arquiteto espanhol Antoni Gaudí, ganhou recentemente uma nova experiência imersiva e digital para entreter ainda mais os visitantes.
A obra de Antoni Gaudí, que se tornou patrimônio da humanidade, pela Unesco, por sua estética e funcionalidade impecável, é um dos pontos turísticos principais da cidade de Barcelona e recebe anualmente milhares de turistas do mundo inteiro.
Descubra os mistérios das obras de Gaudí.
No dia 14 de maio, a Casa abriu suas portas depois de uma pequena renovação, trazendo ao público uma experiência muito mais imersiva que anteriormente: a experiência 10D.
A arquitetura e o interior da casa por si só já atraem visitantes curiosos de todas as partes. Agora somada a tecnologias avançadas proporcionam uma imersão profunda nessa obra de Gaudí revivendo sua arquitetura mágica e ideias criativas.
A experiência tecnológica começa simplesmente com o fone da visita guiada. O fone de ouvido que é oferecido no começo da visita é ativado através de wi-fi, conforme o visitante vai andando pelos ambientes da casa. Detectando onde a pessoa está, vai mudando a explicação conforme o cômodo da casa, sem que a pessoa precise mudar manualmente a configuração.
A primeira sala, antes de começar realmente o passeio pela arquitetura de interiores, é redonda com tecnologia de mapping e projeções. Os visitantes entram em uma plataforma que gira, mudando as projeções e os cenários. É uma sala dedicada para expressar a mente brilhante de Antoni Gaudí e todas as suas inspirações antes de projetar a Casa Batlló.
Há vários momentos surpreendentes conforme os visitantes descobrem o interior da casa. Como, por exemplo, em um dos cômodos do sótão, projeções de pessoas que trabalhavam antigamente são feitas contando melhor a história da casa, trazendo vida e movimento ao lugar.
No final da visita, é preciso voltar até o térreo da Casa Batlló por uma escada. Esta escada possui uma intervenção artística feita com correntes metálicas dando um efeito mágico para esta passagem. As correntes se entrelaçam pelas paredes e pelo teto da escada, sobrepostas em diferentes camadas. Esse elemento foi projetado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma.
É interessante ver como a arquitetura de um gênio do modernismo mescla-se com a arquitetura de um gênio contemporâneo. Até mesmo com estilos e materiais diferentes, é possível ver as mesmas referências e inspirações nas formas orgânicas entre eles.
Conheça a fundo a arquitetura com propósito de Kengo Kuma
No final dessa escada mágica, a experiência termina em uma grande sala inteira coberta com telas de LED onde passam animações relacionadas com a Casa Batlló e suas inspirações. É um show digital de cores e nuances. As telas de LED estão presentes nas paredes, no chão e no teto. As animações abraçam os visitantes ali presentes em 360 graus.
A experiência 10D que a Casa Batlló ganhou, trouxe vida, ressaltando ainda mais essa obra magnífica de Gaudí. É a tecnologia com o intuito de criar atrativos e ressaltar a experiência física.