27.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Ana Luiza Camargo)

Capela de Ronchamp: as curiosidades da obra modernista de Le Corbusier

calendar-blank-line
27.09.2021
Entenda por que a Capela de Ronchamp tornou-se um marco da arquitetura modernista e projeto importante para a carreira de Le Corbusier.
minutos de leitura

A Capela Notre-Dame du Haut (Nossa Senhora das Alturas), mais conhecida como Capela de Ronchamp, é um dos clássicos da arquitetura modernista e uma das obras mais significativas de Le Corbusier. Fizemos um tour por ela para contar um pouco da sua história e propósito.

Vista principal da icônica Capela de Ronchamp por Le Corbusier (Foto: Ana Luiza Camargo)

O objetivo da construção da Capela de Ronchamp, projetada pelo arquiteto modernista, foi substituir a igreja anteriormente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, por um bombardeio alemão ocorrido em 1944. O local onde se inseriu foi há muito tempo um local de peregrinação, jornada tradicional do catolicismo.

Em 1950, Le Corbusier foi contratado com o seguinte "briefing": projetar uma igreja católica possuindo uma nave principal, três pequenas capelas para cultos menores e mais reservados, uma sacristia, um pequeno escritório no segundo andar e um altar externo para cerimônias ao ar livre. Um detalhe também importante que se pedia para o projeto era um sistema de recolhimento de água da chuva.

E assim foi feito. Le Corbusier colocou "mãos à obra", projetando o que seria um futuro marco para sua carreira e para a arquitetura modernista de todos os tempos.

A cobertura de concreto aparente da Capela de Ronchamp faz contraste com as paredes que a sustentam (Foto: Ana Luiza Camargo)

A obra configura-se por quatro paredes bem definidas, parte das suas quatro fachadas, que fazem referência aos quatro pontos cardeais. Mas o detalhe principal da Capela de Ronchamp é a imponente cobertura escultural feita em concreto aparente. Sua forma foi estrategicamente pensada para ser uma grande coletora de água da chuva que cai sobre o edifício.

A cobertura também traz unidade ao conjunto de muros brancos e ao mesmo contraste com eles. As paredes são espessas, para sustentar a estrutura da cobertura e suas extremidades curvadas, adaptando-se à forma escultural da mesma. Ao mesmo tempo, uma fina abertura de luz que separa a cobertura dos muros, faz com que o concreto, um material que passa a sensação de solidez, pareça flutuar no edifício.

Uma linha de luz entre a cobertura de concreto e as paredes dá a impressão de que o teto está flutuando, trazendo mais fluidez ao projeto (Foto: Ana Luiza Camargo)

Le Corbusier também brinca com a luz dentro da capela, através de aberturas estratégicas onde a parte exterior da abertura é menor do que a parte interior, gerando uma iluminação lateral cênica para dentro do edifício. As mesmas possuem pequenos vitrais, referenciando as antigas igrejas, porém reinterpretados "a la Corbusier": com formas retas e geométricas.

Aberturas estratégicas e geométricas nas paredes geram iluminação cênica para o interior do espaço (Foto: Ana Luiza Camargo)

A Capela de Ronchamp é conhecida por este nome justamente por estar localizada na cidade de Ronchamp. Cidadezinha no leste da França, bem próxima à divisa entre a Alemanha e a Suíça.

Com este projeto, o arquiteto nos ensina que a arquitetura modernista também pode trazer projetos cênicos de grande influência para um edifício de caráter religioso. Uma verdadeira obra de arte modernista deixada por Le Corbusier.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Capela de Ronchamp: as curiosidades da obra m...

Capela de Ronchamp: as curiosidades da obra modernista de Le Corbusier

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies