25.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
0 Campinas Decor acontece no prédio do Cotuca, arquitetura histórica de Ramos de Azevedo. Aqui o Recanto da Escritora, ambiente de Andrea Barroso (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Campinas Decor: mostra de decoração acontece em casarão histórico, com arquitetura de Ramos de Azevedo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.10.2021
Portobello está presente em onze ambientes inspiradores, de diferentes estilos e propostas.
minutos de leitura

A Campinas Decor está comemorando 25 anos. Trata-se da principal mostra de decoração da região de Campinas, no interior de São Paulo. O evento acontece cada ano em um local diferente, todos de importância arquitetônica e histórica para a cidade. Em 2021, o cenário é o prédio do Cotuca.

A linda construção é patrimônio histórico de Campinas, de 1918. Tem projeto do grande arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928), autor também do Teatro Municipal e do Mercado Municipal de São Paulo. Impressiona pela fachada, com as características originais mantidas. Os interiores apresentam arcos, colunas, janelas e pé-direito altíssimo, que agregam muita classe à mostra de decoração.

O prédio do Cotuca tem 6.500 metros quadrados, que abrigam 58 ambientes da Campinas Decor. A Portobello está presente em 11 deles, que mostraremos a seguir. É possível visitar pessoalmente a mostra até 2 de novembro. 

Recanto da Escritora

A designer de interiores Andrea Barroso imaginou uma escritora ao criar seu ambiente. Ela projetou uma ampla área social onde a escritora pudesse descansar, receber e trabalhar. Para criar uma atmosfera tranquila e aconchegante, a designer trabalhou com tons crus e terrosos. Os principais materiais são cimento queimado, madeira e fibras. No piso, Silos Concept.  

Recanto da Escritora, ambiente de Andrea Barroso. Uma atmosfera tranquila e aconchegante, com tons crus (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

É um ambiente alinhado com a tendência de casa-refúgio, que ganhou força pós-pandemia. Também é sinal dos tempos o espaço dedicado ao home office. Não é apenas um cantinho adaptado, mas sim uma área importante do ambiente, com mobiliário de peso.

Piso Silos Concept no Recanto da Escritora, na Campinas Decor (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Toillete Inclusivo

Inclusão e acessibilidade foram os conceitos que o arquiteto Renato Forti trabalhou nesse sanitário funcional. A arquitetura do espaço, com seu pé-direito alto e ampla janela, impressiona. São duas cabines funcionais, além de um espaço de descompressão, onde os visitantes podem fazer uma pausa para relaxar. Obras de arte tornam o sanitário mais agradável e interessante. As meias paredes com Casablanca Rouge e Bleu dão um toque de cor à base branca. No piso, Yass Gray.

Cozinha com Aromas da Toscana

Uma cozinha social, pensada para o convívio. Esqueça o branco sem graça das cozinhas estritamente funcionais. O ambiente das arquitetas Bruna Barbieri e Andrea Ottoni é uma cozinha com alma. Para atingir esse efeito, os eletrodomésticos foram camuflados em armários, sugerindo um ambiente social, não de serviço. Um colorido aconchegante surge nos tecidos e no revestimento, Casablanca Cointreau, aplicado em um painel acima da bancada.

Cozinha com Aromas da Toscana, ambiente de Bruna Barbieri e Andrea Ottoni. Uma cozinha com alma (Foto: Alessandro Gruetzmacher)
Casablanca Cointreau na Cozinha com Aromas da Toscana da Campinas Decor (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Jardim de Boas Vindas

Ao entrar na Campinas Decor, os visitantes são recepcionados pelo Jardim de Boas Vindas, de Gilany Ozorio, paisagista, Vitoria Ozorio, arquiteta, e Alessandra Resende, designer de interiores e paisagista. A ideia das profissionais foi criar um percurso sensorial com natureza. São 20 espécies de plantas em um paisagismo tropical. Outros elementos naturais são pedras, água e ferro. Travertino Navona Bianco reveste espelhos e parede d’água.

Jardim de Boas Vindas, projeto de Gilany Ozorio, Vitoria Ozorio e Alessandra Resende, com Travertino Navona Bianco (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Espaço Gourmet

Sueli Cardoso é decoradora e participa da Campinas Decor há 25 anos. Ela é também a organizadora da mostra. Nessa edição comemorativa, Sueli criou um espaço gourmet que combina a praticidade de uma cozinha funcional com decoração para receber com descontração. St Martin polido no piso gera uma base sofisticada, enquanto o Kit Eclipse Graphite decora duas colunas como uma joia. Ainda, duas Mesas Harpa Graphite oferecem apoio lateral para as poltronas na área social.

Espaço Gourmet, de Sueli Cardoso, com St Martin e Kit Eclipse Graphite (Foto: Alessandro Gruetzmacher)
St Martin no piso do Espaço Gourmet da Campinas Decor (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Viver Guardian

O spa é um ambiente totalmente dedicado ao relaxamento. Fabrícia Pellizzon, designer de interiores, e Fernando Pellizzon, arquiteto, trouxeram para seu ambiente banheira de hidromassagem, espreguiçadeiras confortáveis e chuveiro. O piso é todo em Oro Bianco, que traz sofisticação com seus veios dourados. O revestimento também sobre pela parede do chuveiro e é a superfície do nicho Nest, da Officina Portobello.

Viver Guardian, ambiente de Fabrícia e Fernando Pellizzon. Um spa luxuoso (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Em composição com o Oro Bianco, entra a linha Atmosfera, do designer Antonio Bernardo. Kit Eclipse White também traz o dourado, mas em aplicação metálica. E Aura apresenta o mesmo desenho lunar, mas em relevo. O dourado também aparece nas esquadrias metálicas do box.

Oro Bianco e nicho Nest no ambiente Viver Guardian da Campinas Decor. Foto Alessandro Gruetzmacher

Simples Assim

Em apenas 13 metros quadrados, a arquiteta e paisagista Ana Michelle Betti e a paisagista e consultora de Feng Shui Victoria Barboni criaram um ambiente com múltiplas funções, mostrando como pequenos espaços podem ser bem aproveitados. A sala é uma área de refúgio, também com home office e biblioteca. A atmosfera aconchegante é ideal para trabalho e criatividade. A dupla apostou em materiais naturais: madeira, revestimento cimentício, linho e palhinha. Além de plantas, para aumentar a conexão com a natureza.

Simples Assim, ambiente de Ana Michelle Betti e Victoria Barboni, com São Conrado (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

O revestimento cimentício é o São Conrado. Ele apresenta um relevo bastante proeminente, o que cria o efeito de movimento e profundidade na parede. Por ser um revestimento muito utilizado em áreas externas, é interessante ver seu potencial decorativo em interiores.

ParaTi

A designer de interiores Paula Ballone se inspirou em uma casa de Paraty, litoral do Rio de Janeiro, para criar seu ambiente, uma casa com área social, suíte e lavabo. A casa seria de estilo colonial, mas com decoração atual, no estilo rústico chique, com elementos locais, como a luminária de palha. O banheiro da suíte é todo revestido de Yass Gray.

Suíte do ambiente ParaTi, de Paula Ballone (Foto Alessandro Gruetzmacher (1)
Yass Gray no banheiro do ambiente ParaTi da Campinas Decor (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Dream Casa

Uma casa aconchegante, com estilo simples e elegante. Assim é o projeto da arquiteta Elaine Carvalho. O nome do ambiente se reflete em uma atmosfera de sonhos, como se transportasse os visitantes às nuvens. O branco predomina na paleta.

Banheiro da Dream Casa, ambiente de Elaine Carvalho, com Casablanca Nuage (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Uma caixa central foi criada para acomodar o banheiro. Como o pé-direito é bem alto, a caixa não vai até o teto, mantendo a grandiosidade do ambiente. O banheiro tem as paredes revestidas de Casablanca Nuage, trazendo mais uma nuance do branco.

Suíte dos Trigêmeos

Para criar o quarto de irmãos trigêmeos, o arquiteto Anderson Leite se inspirou nas férias de sua infância na praia. O estilo é lúdico, com toques rústicos. Aproveitando o pé-direito altíssimo, ele criou uma casinha com o banheiro. 

Banheiro da Suíte dos Trigêmeos, projeto de Anderson Leite (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Ali estão Zanzibar Arquipélago e Santorini Villa, ambos da linha Horizontes, design de Pedro Andrade, também inspirada em viagens. Como o tema é praiano, as cores navy - azul, branco e vermelho - dominam a paleta, inclusive no azul claro e branco dos revestimentos Portobello.

Revestimentos da linha Horizontes na Suíte dos Trigêmeos na Campinas Decor (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Quarto dos Hóspedes

Duas Lastras Calacatta Puro demarcam a entrada do quarto de hóspedes. O grande formato permite revestir toda a altura do ambiente. As Lastras Calacatta, combinadas com móveis de veludo e dourados, criam um estilo sofisticado. O projeto é da arquiteta Janaina Ramalho.

Quarto dos Hóspedes, de Janaina Ramalho, com Lastra Calacatta Puro (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Campinas Decor: mostra de decoração acontec...

Campinas Decor: mostra de decoração acontece em casarão histórico, com arquitetura de Ramos de Azevedo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies