18.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Camper em Málaga: veja a transformação de materiais simples em expositores de lojas

calendar-blank-line
18.05.2020
Usando apenas três elementos básicos, Jorge Penadés transformou um armazém em experiência de retail para Camper, confira como.
minutos de leitura

Ao visitar o armazém da marca de sapatos Camper, em uma pequena vila no centro de Mallorca, o designer Jorge Penadés pensou: por que não manter essa estética para a loja que iria projetar? E assim nasceu o último projeto implementado em 2019 da marca.

Jorge propôs a ideia de manter os perfis metálicos, utilizados nas prateleiras dos armazéns, transformando-os em expositores coloridos para a nova loja. O designer junto de sua equipe se mudaram para Mallorca no verão de 2019 para produzir todos os expositores da loja desde dentro do armazém.

Caixa nos fundos da loja com a logo marca da Camper em neon  (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)
Caixa nos fundos da loja com a logo marca da Camper em neon (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)

Usando apenas três elementos básicos do armazém – perfil metálico perfurado, cantoneiras e parafusos – foi fabricado todos os componentes necessários para expor os produtos dentro da loja: displays, prateleiras, mesa, caixa, bancos para sentar, luminárias e até mesmo a tipografia para indicar os números dos calçados.

Para os displays e prateleiras foram usados os perfis metálicos pintados na cor turquesa de maneira comum de se usar em um armazém: fazendo a estrutura nas extremidades, suportando as prateleiras de madeira. Já para a mesa central, os perfis metálicos cobriram todas as laterais da mesa de uma forma mais massiva, nas cores rosa e azul escuro, deixando somente o tampo de vidro jateado na parte de cima.

Detalhes construtivos das mesas centrais  (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)
Detalhes construtivos das mesas centrais (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)

Já os perfis metálicos na área do caixa foram usados de uma forma mais inusitada, pintados de vermelho, na posição vertical, formando uma base escultural para o apoio da mesa do caixa. Novamente, os mesmos perfis também serviram como trilhos para encaixe dos pequenos holofotes de luz. E as pequenas cantoneiras se transformaram em tipografia para a indicação das medidas dos sapatos, do tamanho 35 ao 40.

Detalhe da tipografia para indicar o número dos sapatos feito com cantoneiras  (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)
Detalhe da tipografia para indicar o número dos sapatos feito com cantoneiras (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)

O layout da loja foi organizado de uma maneira simples e efetiva: deixando os displays e prateleiras nas laterais da loja, as mesas no corredor central e o caixa nos fundos da loja com uma enorme logo da Camper em neon como ponto focal.

 

 

Planta e Elevação da loja  (Imagem: Cortesia Oficina Penadés)
Planta e Elevação da loja (Imagem: Cortesia Oficina Penadés)

A Oficina Penadés, do designer, está entre os estúdio de design e arquitetura escolhidos por Camper. A marca escolhe a dedo diferentes estúdios para cuidar da experiência de retail. São mais de 400 lojas, presentes em 40 países, cada uma delas possuindo um conceito diferenciado e criativo. Gaetano Pesce, Irmãos Campana e Kengo Kuma foram alguns colaboradores da marca.

Confira aqui como ficou a loja de Barcelona por Kendo Kuma também.

Essa foi a primeira vez na história da marca que um designer participou tanto do design quanto da construção do projeto com as suas próprias mãos. Dando ainda mais vida e personalidade para o projeto da loja, mas principalmente, provando para todos que é possível reutilizar materiais simples para conceber um projeto impactante e criativo.

Equipe da Oficina Penadés construindo os displays dentro do armazém em Mallorca  (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)
Equipe da Oficina Penadés construindo os displays dentro do armazém em Mallorca (Imagem: José Hevia / Cortesia Oficina Penadés)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Camper em Málaga: veja a transformação de ...

Camper em Málaga: veja a transformação de materiais simples em expositores de lojas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies