Sempre presente na nossa sociedade, o café faz parte da rotina das pessoas. Entretanto, por décadas essa cultura vem mudando à medida que cresce a agitação do nosso dia a dia. Você já parou para pensar nisso?
Antigamente, os cafés serviam de palco para grandes discussões, as pessoas passavam horas por ali lendo jornais ou revistas e conversando sobre todos os assuntos: política, economia, ciências, artes, moda…
O tempo passou e ninguém tem mais todo esse tempo livre, muito ao contrário: antes de entrar no metrô, todos correm até um Starbucks e agarram aquele famoso copinho de papel — com seu nome escrito com um marker preto — para tomar no caminho para o trabalho.
Hoje em dia, a cultura do café voltou à tona, principalmente, aqui na Europa. As pessoas andam um pouco fartas dessa correria diária e estão novamente procurando cafés acolhedores. Elas querem socializar, encontrar amigos, fazer uma reunião de trabalho tranquila, tomar um bom café da manhã para recuperar as energias ou apenas relaxar.
E cada vez mais encontramos por aqui cafés charmosos, com ambientes confortáveis, produtivos e agradáveis. Às vezes sua proposta se mescla com um espaço de coworking, adega de vinhos ou floricultura — ou foge totalmente dos padrões de uma cafeteria normal.
Confira aqui alguns desses cafés perfeitos para relaxar!
Café Ferdinand – Hamburgo, Alemanha
Projetado pelo Aerogram Studio, o Café Ferdinand leva esse nome em homenagem a Ferdinand Braun, físico e inventor alemão pioneiro na área de telecomunicação.
O seu interior tem um visual mais retrô e industrial, com telefones e outros objetos vintage expostos, mantendo a referência ao grande inventor.
Também tem uma atmosfera de "sala de aula", com mesas de madeira e lâmpadas, como se fosse uma escola. Esse aspecto traz um pouco do conceito de coworking para o café.
La Ménagère — Florença, Itália
Projetado por Luca e Marco Baldini, o conceito principal era deixar a construção e os materiais inacabados: pilares descascados, paredes com apenas uma parte das cerâmicas, ferrugem e troncos de madeira.
Coordenado pelo grande barista Francesco Sanado, o local é famoso por seu café da manhã, que também se estende a almoço e jantar. O grande diferencial do ambiente é a presença de uma floricultura da Ilaria, uma renomada florista da cidade.
Ojalá Café — Madri, Espanha
Malasaña é um dos bairros mais cool de Madrid, que hoje abriga restaurantes modernos, brechós de luxo e bares badalados. O Ojalá Café é exatamente a cara dessa diversidade e alegria da região.
O arquiteto, Andrés Jaque, traz essa diversidade por meio da soma de diferentes tipos de móveis, cores e iluminação. É uma greenhouse que se abre para a rua.
O local é um grande ponto de encontro para tomar café com os amigos em um ambiente fora da sua zona de conforto.
Comptoir Cafe & Wine — Londres, Inglaterra
Projeto do estúdio B3 Designers em parceria com o sommelier Xavier Rousset, o Comptoir Café fica localizado em Mayfair, em Londres, e traz o mix entre café e wine bar.
O ambiente é elegante, rústico e aconchegante, concebido por paredes de tijolo natural, chão de madeira, iluminação quente e grandes poltronas de couro.
E você, gostaria de sair para tomar um café e acabar tomando um vinho também? Ou voltar para casa com um arranjo de uma famosa florista da cidade? E até mesmo passar horas trabalhando em um projeto importante dentro de um café? Qual desses planos se adequa melhor ao seu estilo de vida?