18.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto: Marila Filártiga e Beto Gebara

Tons achocolatados estão em alta! Veja os primeiros projetos com Or de Cacau

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.10.2021
Três profissionais da arquitetura, convidados para o Caderno de Ensaios Portobello, criaram ambientes com o novo revestimento que interpreta um mármore de veios dourados e tons achocolatados.
minutos de leitura

Ambientes de dar água na boca? Podemos dizer que sim, especialmente para este quinto Caderno de Ensaios da Portobello! Os arquitetos da vez, Romero Duarte, Marila Filártiga e Beto Gebara e Cíntia Brand e Marina Boeing, tiveram o prazer de criar os primeiros espaços com o lançamento do mês de outubro: Or de Cacau, um revestimento com veios que são puro ouro e se cruzam sobre um tom intenso de cacau.

É a nova joia do portfólio Portobello, inspirada nas fortes texturas dos mármores espanhóis. Or de Cacau apresenta-se em dois formatos versáteis: 120x120, em acabamento natural e polido, e na petit lastra 90x180, em superfície polida. Indicado para ambientes sofisticados e aconchegantes.

Or de Cacau é puro ouro sobre cacau intenso

Como acontece todo mês, um novo Caderno de Ensaios é lançado pela Portobello para apresentar catálogos ressignificados. É uma forma de compartilhar histórias sobre as coleções. Quer saber mais? Acesse aqui.

Confira, a seguir, os projetos dos nossos arquitetos parceiros e delicie-se!

Madeira e cacau aconchegantes - Por Romero Duarte

O projeto do renomado arquiteto pernambucano Romero Duarte para o Caderno de Ensaios consiste na revitalização de uma antiga residência. Para pensar na elevação de seu terreno, uma estrutura metálica foi acoplada às paredes limites da casa. Esta estrutura tornou possível a criação de uma sacada no pavimento superior, trazendo mais privacidade para a suíte máster. 

A reforma contemplou sombrear as áreas do terraço da casa, trazendo mais conforto térmico e aconchego. Para isso, o arquiteto camuflou a estrutura metálica com fechamento em madeira e combinou com brises, também em madeira natural. O ponto de destaque e sofisticação ficou por conta do revestimento Or de Cacau, aplicado nas paredes da fachada. Os tons dourados e marrons do porcelanato harmonizaram perfeitamente com os tons quentes da área externa.

"A nova linha da Portobello agregou a naturalidade da padronização do mármore com a combinação de tons, como nuances beges, fendi e douradas. Trouxemos aconchego e sofisticação misturando a madeira com Or de Cacau, destacando-o em paredes estratégicas, ressaltadas pela iluminação", explica Romero. Para ele, Or de Cacau é um produto elegante e autêntico, adequado para ambientes contemporâneos e atemporais. Além disso, é muito versátil, já que favorece a especificação em projetos de diversos estilos.

"É possível dosar elementos aconchegantes e requintados e obter o equilíbrio perfeito. Dá para usar o tom de chocolate com a madeira, a exemplo do nosso projeto, com materiais mais rústicos e também com os mais refinados, como um outro padrão de marmorizado. Também é possível misturar o mesmo produto em diferentes tamanhos, para um melhor aproveitamento das peças e uma leitura contínua do espaço", sugere o arquiteto.

Sofisticados tons escuros - Por Marila e Beto 


O briefing para o Caderno de Ensaios do mês foi criar um espaço sofisticado e, ao mesmo tempo, acolhedor, inspirado no novo Or de Cacau. Para idealizar uma cozinha gourmet, a dupla catarinense Marila Filártiga e Beto Gebara, do escritório Gebara & Filártiga Arquitetos, elegeu tons escuros, de pouco contraste com o marmorizado marrom do produto. A vegetação integrada ao espaço, linhas retas e elementos brasileiros também ajudaram a compor o ambiente.

"O verde é muito benéfico para o bem-estar dos usuários. Além disso, as plantas melhoram a qualidade do ar interno. Assim, o espaço transmite ainda mais conforto", ressaltam. Para eles, cada projeto é único, entretanto, os atemporais, que valorizam a relação equilibrada com a natureza e impactam positivamente, são os preferidos. "Or de Cacau se adequa a essa realidade", completam.

No projeto de Marila e Beto, a escolha de tons escuros e da madeira tiveram o objetivo de não criar muito contraste e dar mais unidade ao espaço. Já a decoração do mobiliário e objetos enalteceram a arte de designers brasileiros. O desenho das peças com linhas retas também valorizaram e criaram um contraste com os veios orgânicos e dourados de Or de Cacau.

"O morador brasileiro pode trazer a essência do Or de Cacau dentro de casa, harmonizando seus tons a outras cores e texturas. Dessa forma, pode representar sua cultura e seus valores, uma forma de criar identidade e de se conectar ao seu espaço", destacam os profissionais.

Mármore como protagonista - Por Brand|Boeing Arquitetura

As arquitetas, também catarinenses, Cíntia Brand e Marina Boeing fizeram questão de fugir da neutralidade para criar o mobiliário de uma suíte master. Elas projetaram o ambiente com o uso de painéis terrosos e geométricos, dispostos de forma assimétrica, com destaque para o lançamento achocolatado da Portobello, tudo para transmitir conforto e sofisticação ao refúgio de um casal.

Segundo elas, como Or de Cacau retoma o luxo e imponência dos mármores espanhóis, ele ganhou protagonismo na suíte, imprimindo personalidade ao projeto. A iluminação natural do lugar ressalta os veios dourados do revestimento e o tom atemporal do “cacau” garante que a estética permaneça impecável. 

"Optamos por uma composição harmônica, em que os tons conversam entre si, sendo que o elemento de destaque é o Or de Cacau. Os demais materiais são coadjuvantes, por isso optamos por tons mais neutros, com pouca textura, como o mdf canela, espelho prata, mdf branco fosco, tecido em linho cru e metais no preto fosco. Para o revestimento de piso escolhemos o Ms. Barcelona", contam as arquitetas.

Or de Cacau também foi aplicado na prateleira do criado mudo, demonstrando a versatilidade do porcelanato. O resultado do projeto é uma suíte contemporânea, intuitiva e harmônica.

Quer saber mais sobre Or de Cacau? Veja o vídeo de lançamento abaixo:

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tons achocolatados estão em alta! Veja os pr...

Tons achocolatados estão em alta! Veja os primeiros projetos com Or de Cacau

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies