Bottega Veneta pop-up store
O ano de 2020 com certeza ficou marcado como o ano do digital, nas quais todas as marcas migraram fortemente e apostaram no marketing e nas vendas online. Mas, atualmente, começamos a perceber um apelo e uma valorização dos espaços físicos. Acreditamos que o mundo jamais será off-line novamente, porém é visível a necessidade de trazer as pessoas para espaços sensoriais e experiências diferenciadas, possibilitando uma convivência direta com o varejo e com a identidade das marcas.
Isso geralmente significa que, em vez de preencher espaços com o produto-alvo, as marcas colaboram com designers para envolver os consumidores com o mundo que inspira o produto e a criação, assim como collabs entre grifes, pessoas, e identidades diversas que buscam um ponto em comum.
O projeto da nova pop-up da casa de moda italiana Bottega Veneta foi desenvolvido pela Random Studio e está localizado em Seoul, a capital da Coreia do Sul, ao lado da icônica Hyundai Card Music Library. Todo o conceito nasceu justamente da sua proximidade com o local de entretenimento e arquivo de raros discos de vinil e revistas antigas. Para apresentar a nova coleção assinada por Daniel Lee para a grife, a agência projetou uma experiência pop-up e cenográfica para a loja, com audição espacial baseada nas instalações sônicas.
Superfícies espelhadas, prateadas e infláveis, produzidas pela Warms Korea, também desempenham seu papel de evocação sensorial, convidando os visitantes a ver e sentir as roupas e acessórios vibrantes comercializados cuidadosamente em cima e ao redor dos expositores nada óbvios.
O contraste entre os elementos em prata e as cores fortes dos produtos da nova coleção da marca, instigam o olhar destacando o que realmente está em jogo, a venda, mas ao mesmo tempo atraindo e convidando o usuário a vivenciar uma nova experiência.
Dentro do ambiente sônico, os sons emanados são tocados em camadas uns com os outros, desde fragmentos da agitada vida metropolitana até o bater das ondas no litoral. O artista e designer de som holandês Ben Kreukniet desenvolveu o áudio para criar uma paisagem de sonho abstrata.
Um número cada vez maior de grifes de moda está optando por abandonar algumas manobras de marketing muito vistas nos últimos anos, e em vez disso atrair os consumidores oferecendo experiências direcionadas aos sentidos, sendo a pop-up um veículo eficaz para isso.
Elas são uma forma de apresentação na qual a marca está literalmente sendo celebrada. Criando um verdadeiro templo da grife que fortalece a presença da marca, a imagem dela e a lealdade com o estilo do cliente.
O que você acha desse movimento das collabs e das pop-up stores? Compartilhe com a gente a sua opinião!
E leia também: Louis Vuitton e NBA Pop-Up Store, sobre os detalhes de uma collab de sucesso entre a grife Louis Vuitton e o mundo do basquete da NBA.