28.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Sul-coreana Estela J.K Park é referência em arquitetura da moda

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.07.2021
Conheça o trabalho de uma das arquitetas mais influentes da região do Bom Retiro, bairro paulista onde se concentra a comunidade de imigrantes coreanos, responsáveis pela grande produção de roupas no Brasil.
minutos de leitura

Bom Retiro é um bairro situado na região central do município de São Paulo, conhecido por possuir vários estabelecimentos comerciais de imigrantes sul-coreanos, com grande parte do setor voltado à moda feminina. Curiosamente, cerca de 80% dos coreanos que residem no Brasil trabalham com roupas e a cada três peças feitas no país, uma delas é elaborada por eles.

Para criar os projetos arquitetônicos e a decoração dessas lojas tão importantes para a economia local e até nacional, a arquiteta Estela J.K Park é o nome mais cogitado da região. Ela nasceu em Seul, capital da Coreia do Sul. Chegou no Brasil em 1984, com apenas 15 anos de idade. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Belas Artes em São Paulo e hoje lidera seu time de colaboradores do escritório SPAZIO JK, fundado por ela em 1997.

 Estela no Archtrends Summit 2020, evento da Portobello de conteúdo e tendências da arquitetura e do design (Foto: arquivo pessoal)

“70% de meus projetos estão focados nas reformas de interiores das lojas de roupa nesta região. Trabalho também na organização e projeto das fábricas de confecções e showroom. Gosto muito de ver o projeto sair do papel e realizar a obra. Mas afirmo que trabalhar em equipe é muito importante para o sucesso como um todo”, conta Estela.

Seu know-how no setor da arquitetura da moda não é à toa. Ela já atua há mais de 25 anos e realiza de 20 a 30 projetos por ano! “Então, tenho bastantes obras realizadas. Confesso que trabalhar para o pessoal que faz a moda não é nada fácil. Eles entendem melhor as tendências mundiais mais do que nós, arquitetos. E são muito exigentes em termos de design, cores, acabamento e prazo de obra”, completa a arquiteta sul-coreana.

Perguntei se a cultura coreana a inspira na hora de criar os projetos. Estela responde com muito bom humor: “o que importa é fazer bem feito, bonito e barato. E isso é o que parece ser típico da cultura coreana (risos). Mas, falando sério, ainda não tive oportunidade de trazer a cultura e traços de arquitetura coreana para o Brasil. Mas se um dia tiver oportunidade, vou gostar muito!, afirma.

A SPAZIO JK conta em seu portfólio com mais de 500 obras concluídas, entre as quais, lojas de atacado e varejo de rua, shoppings centers, residências e espaços corporativos. A arquiteta Estela Park faz questão de prezar pelo conforto e funcionalidade dos ambientes em seus projetos, buscando apresentar soluções que conciliam a necessidade de seus clientes com o melhor aproveitamento do lugar. “Cada espaço que desenvolvo é um desafio. Atendo ao gosto e personalidade de cada cliente. Sobre um ambiente comercial, a loja tem que ter identidade visual própria e a roupa tem que estar em harmonia com o design do local”, comenta.

Para revestir os ambientes, Estela especifica produtos da loja Portobello Shop Pacaembu regularmente. “Escolho Portobello pela qualidade das peças. Isso não tenho dúvida. Mas gosto bastante das cores e texturas que a marca vem lançando constantemente. Clientes que trabalham com a moda são bem antenados porque acompanham as últimas tendências. E a Portobello segue as novidades do design, atendendo bem a exigência desse setor”, finaliza.

Confira alguns de seus trabalhos com produtos Portobello:

bom retiro
Loja Hush: Piso Pietra Lombarda Off White 120×120 e fachada Brasilia Concreto Grafite 20×120
bom retiro
Loja Maria Dondoca: parede Smoke ZigZag 30×90 e piso Via Durini Grey 90×90

Mas seu trabalho não se concentra apenas no setor da moda, a arquiteta já concluiu diversos projetos de apartamentos e lojas de outros segmentos.

Apartamento: piso Oro Bianco 120×120
Urbano Optica: piso Araucária Clara 20×120


Continue acompanhando os trabalhos de Estela J.K Park. Veja seu perfil aqui no Archtrends Portobello!

Arquiteta Estela Park (Foto: arquivo pessoal)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sul-coreana Estela J.K Park é referência em...

Sul-coreana Estela J.K Park é referência em arquitetura da moda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies