O mundo é um lugar cheio de construções magníficas que servem de inspiração quando estamos trabalhando em um projeto — um exemplo disso são as bibliotecas mais bonitas do mundo. Mais do que simples “depósitos de livros”, as bibliotecas são lugares apaixonantes, que inspiraram grandes arquitetos ao longo dos séculos a criar verdadeiros templos do saber.
Se você achou tudo isso exagero, é porque ainda não viu as bibliotecas da nossa lista. Tem de tudo: desde estilos contemporâneos até barrocos, passando por neoclássicos e muito mais. Quer ver? Então, confira nossa lista das bibliotecas mais bonitas do mundo!
1. Biblioteca de Tianjin Binhai, Tianjin — China
Desenvolvida em apenas três anos e inaugurada em 2017, a Biblioteca de Tianjin Binhai é a mais nova da nossa lista. O projeto foi assinado pelo escritório holandês MVRDV e ocupa uma área de mais de 33.200m² em um importante polo industrial na costa da China.
O trabalho arquitetônico é impressionante. A biblioteca tem uma massa retangular, com estantes ondulares ocupando a maior parte dos dois lados do comprimento. O interessante é que essas estantes ondulares servem para armazenar os livros — são 200 mil exemplares, com capacidade para mais 1 milhão — e também com escadas para os visitantes alcançarem outras áreas do espaço, além de sentarem para ler e interagirem entre si.
No centro da biblioteca, há um auditório esférico fechado, como o projeto inteiro simula um olho, esse prédio interno cumpre o papel da íris.
2. Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro — Brasil
Uma das bibliotecas mais bonitas do mundo está localizada no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, projetada pelo português Rafael da Silva e Castro.
A biblioteca é construída em estilo neomanuelino, que consiste em trazer aspectos estéticos do estilo manuelino — uma variação portuguesa do gótico, com formas exuberantes e interpretação simbólica de temas eruditos e tradicionais — para a contemporaneidade dos séculos XIX e XX, usando materiais como estruturas metálicas e tijolos.
Na sua fachada (inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa) estão quatro estátuas que retratam grandes portugueses (Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama), com mais quatro representados em medalhões (Fernão Lopes, Gil Vicente, Almeida Garrett e Alexandre Herculano). A biblioteca tem mais de 350 mil livros no seu acervo e é pública.
3. Clementinum, Praga — República Tcheca
Ninguém sabe bem ao certo quem construiu ou projetou o Clementinum, que foi inicialmente uma capela para São Clemente. Atualmente, o complexo ocupa mais de 20.000m² em Praga e dá lugar à Biblioteca Nacional da República Tcheca, com milhares de volumes armazenados.
Um dos seus grandes atrativos é o interior decorado com a opulência do estilo barroco, com afrescos no teto, madeira nobre nos móveis e ouro na decoração. Com pouca incidência de luz solar, o Clementinum tem uma atmosfera que leva o visitante ao passado medieval, quase sentindo o peso da história entre cada volume na prateleira.
4. Biblioteca Real da Dinamarca, Copenhague — Dinamarca
Atualmente, a Biblioteca Real da Dinamarca é dividida em quatro prédios diferentes e um deles é especialmente bonito: o Black Diamond Library, assinado pelo escritório Schmidt Hammer Lassen.
O prédio fica localizado na região central de Copenhague e ganhou seu nome por causa do uso de grandes placas de mármore preto e vidro, que refletem a água do porto logo à frente. Por dentro, a biblioteca também é muito bonita, com uma decoração nórdica moderna, mas alguns toques artísticos interessantes. Um deles é um belo afresco no seu teto, assinado pelo pintor Per Kirkeby.
5. Biblioteca Pública de Nova Iorque, Nova Iorque — EUA
Além de ser uma das mais bonitas bibliotecas do mundo, a Biblioteca Pública de Nova Iorque é também uma das mais importantes do planeta, tanto pela sua coleção, como pelo número de pessoas atendidas.
Localizada em Manhattan, a biblioteca atende quase 3,5 milhões de pessoas e conta com mais de 53 milhões de livros e documentos, sendo um dos principais pontos de pesquisa nos EUA. O projeto da biblioteca foi assinado pela firma Carrère & Hasting e faz o melhor para juntar conceitos diferentes como a funcionalidade e a beleza, a praticidade e o espetáculo.
Um dos destaques é a Sala de Leitura: um espaço muito amplo, ricamente decorado no piso, teto e parede, mas que apenas tem mesas de leitura para melhor aproveitar o lugar.
6. Biblioteca Universitária John Rylands, Manchester — Inglaterra
Localiza em Manchester, na Inglaterra, a Biblioteca Universitária John Rylands é uma das mais bonitas do mundo e um excelente exemplo de um projeto neogótico. O projeto arquitetônico da biblioteca foi assinado por Basil Champneys e conta com alguns detalhes interessantes.
A biblioteca foi o primeiro prédio na cidade de Manchester a usar tijolos de arenito no exterior, numa aposta ousada do seu arquiteto, que acreditava (com razão) na durabilidade do material. Outro detalhe interessante é que a biblioteca foi a primeira a ser iluminada por eletricidade — e era gerada no próprio lugar.
Hoje a biblioteca tem mais de 250 mil livros e mais de um milhão de manuscritos e itens de arquivo.
7. Bibliotheca Alexandrina, Alexandria — Egito
Na Antiguidade, a Biblioteca de Alexandria foi um dos maiores centros de saber da Humanidade. Em 2002, o governo do Egito construiu uma nova, no mesmo lugar, para inaugurar uma nova era de conhecimento na região.
Quem assina o projeto da biblioteca é a firma norueguesa Snøhetta. O resultado é incrível: o prédio tem um formato circular e "afundado" no chão, como uma moeda girando. Dentro, o lugar aproveita o teto de vidro para captar muita luz natural e alimentar uma imensa sala de leitura decorada ao estilo contemporâneo, com piso de madeira e paredes de vidro.
8. Biblioteca de Stuttgart, Stuttgart — Alemanha
Alguém disse que as formas geométricas não podem ser belas? Pois a Biblioteca de Stuttgart discorda. Inaugurada em 2011 e desenhada pelo arquiteto coreano Eun Young Yi, a biblioteca tem um formato cúbico perfeito tanto do lado de fora, como por dentro.
No exterior, o projeto conta com alguns quadrados de azulejos, cada um simetricamente composto por uma porta no meio. Dentro, a biblioteca é formada por vários andares totalmente quadrados, com diversas escadas conectando os lugares.
O projeto leva o conceito de decoração minimalista ao extremo, diminuindo ao máximo o número de elementos decorativos (os únicos móveis são estantes brancas e alguns sofás de um azul frio), adicionando a cor branca no chão, paredes e teto.
Usando de conceitos geométricos e o poder da decoração clean, esse projeto se tornou uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, sem a menor dúvida.
9. Livraria Lello, Porto - Portugal
Antes concluir a lista, vamos trapacear um pouco e adicionar uma livraria em vez de uma biblioteca, mas por um bom motivo. Afinal, a Livraria Lello é praticamente mágica.
Localizada na cidade do Porto, em Portugal, a livraria é um incrível exemplo da arquitetura e decoração neogótica.
O centro da sua decoração é a fabulosa escadaria de madeira em formato arredondado, com a base maior que o restante. Mas essa não é a única fonte de beleza no lugar, que também conta com belíssimos vitrais e uma ponte curva no segundo andar.
O projeto, assinado por Francisco Xavier Esteves, foi uma das inspirações da autora J.K. Rowling para a criação de elementos do mundo de Harry Potter, uma vez que a autora viveu na cidade por alguns anos. Entendeu agora por que, mesmo sendo uma livraria, a gente tinha de colocar a Lello nessa lista?
Agora que você já se inspirou nas bibliotecas mais bonitas do mundo, que tal curtir nossa página no Facebook e nosso Instagram para acompanhar os outros conteúdos incríveis que postamos por lá?