Todos os anos, a FAD (Fostering Arts and Design), uma associação sem fins lucrativos criada por empresas e profissionais do design, seleciona os melhores projetos de design do ano, expondo o "Best design of the year" no Museu de Design de Barcelona.
Conheça também outras exposições no Museu de Design de Barcelona
Este ano é a 10ª edição da exposição, que oferece prêmios para designers, estudantes e profissionais de todas as vertentes do design. A exposição é acompanhada por um programa completo de atividades paralelas em escolas, empresas, visando a divulgação e celebração desta profissão tão criativa e inovadora.
Os 400 projetos nacionais e internacionais foram avaliados por um juri de profissionais da área. Os projetos selecionados e premiados contêm uma série de critérios, dentre eles: inovação, originalidade e excelência. Os prêmios são divididos em três categorias: bronze, prata e ouro.
São relacionados a várias áreas do design e arte, entre elas: design industrial; design visual e comunicação; arte contemporânea, design de interiores e arquitetura.
DESIGN INDUSTRIAL:
Na área de design industrial, os prêmios são realizados para projetos de design de produto que visam também agregar valor à cultura do design. E após o ano de 2020 também foi necessária a incorporação de uma vertente que reconhece o trabalho de designers que criaram objetos, trazendo soluções práticas para a crise do COVID-19.
Alguns do projetos presentes: o carro Formentor da Cupra, submarca da marca automobilística Seat, Groovy (uma cadeirinha de carro para bebês), Closca Bottle (garrafinha de água sustentável), e uma infinidade de luminárias, móveis e eletrodomésticos.
DESIGN VISUAL E COMUNICAÇÃO
Os prêmios relacionados ao design visual e comunicação buscam refletir a evolução da comunicação visual, mas principalmente devem ser projetos que se comunicam por si só através do seu design gráfico.
Alguns dos projetos presentes: embalagens de chá da marca Sans, embalagens de pistache da marca The Real Organic Pistacho, embalagens da Casa Cacau, entre outros mais.
DESIGN DE INTERIORES E ARQUITETURA
Para a área de design de interiores e arquitetura visa-se valorizar as técnicas construtivas e as realidades socioculturais no âmbito da arquitetura e todas as suas vertentes e disciplinas.
Um dos destaques desta categoria foi o projeto "Habitatges socials a Cornellà". Um complexo projeto que soluciona o espaço de uma habitação de interesse social de um modo sistemático. O edifício se dá através de um sistema estrutural modular em madeira que permite otimizar e racionalizar sistemas construtivos. Sua composição também melhora o comportamento climático dentro do edifício e a relação do interior com o exterior.
ARTE CONTEMPORÂNEA
Já para a categoria da arte contemporânea os jurados visam analisar o conceito que há detrás da arte. Além do trabalho técnico artesanal e uso dos materiais de forma inovadora. Foram selecionadas e premiadas um total de 40 obras nesta categoria.
O "Best design of the year" é uma ótima iniciativa para divulgar e incentivar estudantes e profissionais da área do design e arquitetura a seguir projetando e criando soluções inovadoras. Fazendo a comunidade de design crescer e trazendo resultados criativos para a sociedade.