25.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Bárbara Cassou)

A 10ª edição da "Best design of the year" em Barcelona

calendar-blank-line
25.08.2021
A 10ª edição da exposição "Best design of the year" engloba design industrial, interiores, visual, comunicação, aquitetura e arte. Confira!
minutos de leitura

Todos os anos, a FAD (Fostering Arts and Design), uma associação sem fins lucrativos criada por empresas e profissionais do design, seleciona os melhores projetos de design do ano, expondo o "Best design of the year" no Museu de Design de Barcelona. 

Conheça também outras exposições no Museu de Design de Barcelona

Este ano é a 10ª edição da exposição, que oferece prêmios para designers, estudantes e profissionais de todas as vertentes do design. A exposição é acompanhada por um programa completo de atividades paralelas em escolas, empresas, visando a divulgação e celebração desta profissão tão criativa e inovadora.

Os 400 projetos nacionais e internacionais foram avaliados por um juri de profissionais da área. Os projetos selecionados e premiados contêm uma série de critérios, dentre eles: inovação, originalidade e excelência. Os prêmios são divididos em três categorias: bronze, prata e ouro.  

São relacionados a várias áreas do design e arte, entre elas: design industrial; design visual e comunicação; arte contemporânea, design de interiores e arquitetura. 

DESIGN INDUSTRIAL: 

Na área de design industrial, os prêmios são realizados para projetos de design de produto que visam também agregar valor à cultura do design. E após o ano de 2020 também foi necessária a incorporação de uma vertente que reconhece o trabalho de designers que criaram objetos, trazendo soluções práticas para a crise do COVID-19. 

Alguns do projetos presentes: o carro Formentor da Cupra, submarca da marca automobilística Seat, Groovy (uma cadeirinha de carro para bebês), Closca Bottle (garrafinha de água sustentável), e uma infinidade de luminárias, móveis e eletrodomésticos. 

best design
Exposição de alguns projetos da categoria de design industrial como "best design of the year" (Foto: Bárbara Cassou)

DESIGN VISUAL E COMUNICAÇÃO

Os prêmios relacionados ao design visual e comunicação buscam refletir a evolução da comunicação visual, mas principalmente devem ser projetos que se comunicam por si só através do seu design gráfico. 

Alguns dos projetos presentes: embalagens de chá da marca Sans, embalagens de pistache da marca The Real Organic Pistacho, embalagens da Casa Cacau, entre outros mais. 

best design
Exposições da categoria design visual e comunicação como "best design of the year" (Foto: Bárbara Cassou)

DESIGN DE INTERIORES E ARQUITETURA

Para a área de design de interiores e arquitetura visa-se valorizar as técnicas construtivas e as realidades socioculturais no âmbito da arquitetura e todas as suas vertentes e disciplinas. 

Um dos destaques desta categoria foi o projeto "Habitatges socials a Cornellà". Um complexo projeto que soluciona o espaço de uma habitação de interesse social de um modo sistemático. O edifício se dá através de um sistema estrutural modular em madeira que permite otimizar e racionalizar sistemas construtivos. Sua composição também melhora o comportamento climático dentro do edifício e a relação do interior com o exterior. 

best design
Maquete do projeto "Habitatges socials a Cornellà", destaque do "best design of the year" na categoria de arquitetura (Foto: Bárbara Cassou)

ARTE CONTEMPORÂNEA

Já para a categoria da arte contemporânea os jurados visam analisar o conceito que há detrás da arte. Além do trabalho técnico artesanal e uso dos materiais de forma inovadora. Foram selecionadas e premiadas um total de 40 obras nesta categoria. 

best design
Exposições da categoria de arte contemporânea como "best design of the year" (Foto: Bárbara Cassou)

 O "Best design of the year" é uma ótima iniciativa para divulgar e incentivar estudantes e profissionais da área do design e arquitetura a seguir projetando e criando soluções inovadoras. Fazendo a comunidade de design crescer e trazendo resultados criativos para a sociedade. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A 10ª edição da "Best design of the year" ...

A 10ª edição da "Best design of the year" em Barcelona

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies