21.10.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Um passeio pela encantadora Berat, a cidade das 1001 janelas

calendar-blank-line
21.10.2019
Você conhece a cidade das 1001 janelas? Descubra tudo sobre esse tesouro da humanidade!
minutos de leitura

A Albânia é um país que permaneceu fechado por quase 50 anos e agora começa a revelar-se para o mundo. Águas cristalinas, paisagens de tirar o fôlego e uma arquitetura que preservou construções do império Otomano. Neste post, a viagem é por Berat, cidade albanesa das 1001 janelas. Vem conferir tudo com a gente!

Nenhum outro país no mundo ficou tanto tempo isolado, foram anos de regime comunista que esconderam um tesouro que pouco a pouco começa a ser descoberto. A cidade de Berat é um vilarejo que parece se debruçar nas encostas de uma montanha, e o seu apelido, ‘’a cidade das mil janelas’’, foi dado devido à sua incrível skyline formada por casas brancas com diversas aberturas.

berat
As 1001 janelas iluminadas

Ao visitar a cidade pela primeira vez, não tem como não prender a sua atenção nas janelas sem fim. Berat, como a maioria das cidades albanesas, possui seu próprio castelo, igrejas e várias atrações.

A arquitetura dessa charmosa cidade teve grandes influências de diversos povos e civilizações, que surpreendentemente conseguiram viver em paz durante séculos. E a Albânia é assim até hoje, a mistura de igrejas bizantinas e mesquitas mostra uma convivência pacífica entre as religiões.

berat
Igreja principal da cidade de Beret

Um exemplo vivo do Império Otomano, Berat é dividida em duas partes, cidade velha e cidade nova. Com mais de 700 anos, a parte da cidade antiga é patrimônio da Unesco desde 2008. Bizantinos e Otomanos habitaram nessa região cerca de 3 mil anos atrás, eles acreditavam que casas claras e iluminadas traziam boas energias, por isso, realizavam construções como estas, repletas de janelas.

As casas são praticamente iguais, a diferença principal é o número de janelas que cada uma apresenta. As ruas que conectam as construções são de pedras pintadas de branco. Depois de ter sido quase incendiado pelos romanos em 200 a.C., o castelo de Berat foi revitalizado durante o século 5 pelo Império Bizantino, e reconstruído completamente durante o século 18 sob a autoridade do Despot de Épiro.

berat
A cidade das 1001 janelas na Albânia

Uma das principais igrejas da cidade, a igreja de St. Mary of Blachernae, está em perfeita harmonia com a colina. Datada do século 18, é decorada com pinturas de Nikoll Onufri, filho do famoso pintor albanês Onufri.

A poucos passos de distância, dentro das muralhas do castelo, encontra-se a igreja da Santíssima Trindade. Construída no século 14, esta igreja tem uma forma especial de cruz e alguns dos belíssimos murais bizantinos podem ser encontrados e admirados no seu interior.

berat
Igreja na cidade de Beret

Gostaram da história desse belo tesouro e patrimônio cultural? A Albânia esconde diversos lugares cheios de arquitetura, beleza natural e história. Deixe seu comentário!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um passeio pela encantadora Berat, a cidade d...

Um passeio pela encantadora Berat, a cidade das 1001 janelas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies