Um dos espaços mais sensíveis em qualquer projeto, o banheiro merece atenção. É lá onde um descuido no projeto ou a escolha por materiais de baixa qualidade pode causar infiltrações e vazamentos, gerando prejuízos. “Todo lugar onde tem água há uma demanda maior de cuidados”, explica a designer de interiores Marcela Rocca. “No quarto, você tem a parte elétrica e o restante é parede. Banheiro e cozinha não, você tem elétrica, água, encanamento, esgoto”.
Entre os erros mais vistos pela designer, aparece a falta de impermeabilização, principalmente em reformas de apartamentos antigos. Sem esse cuidado, o risco de vazamentos é maior. “Eu acho que é um dos erros mais absurdos. Se você mexer ou trocar um revestimento, você tem que refazer a impermeabilização antes de colocar o piso novo”, alerta.
Outro equívoco é a falta de planejamento para a área de box, de forma que a água possa escorrer pelo ralo e não fique acumulada no piso. “É um horror e depois de um tempo causa infiltração”, disse.
“Uma obra, por menor que seja, tem etapas para serem seguidas. Vemos, às vezes, que os clientes, até por inexperiência, afobação e ansiedade, acham que é ‘pá-pum’. Se não fizer de maneira correta e seguir as etapas certas, o próprio acaba se prejudicando”.
Um exemplo do trabalho de Marcela é a Casa Veraneio, em Porto Feliz. Nesse projeto, os clientes queriam modernizar o lavabo, mas aproveitar peças de decoração que já tinham em seu acervo. “Esse lavabo tinha uma claraboia no meio, que deu uma boa iluminação”, conta. “A bancada foi feita com porcelanato Portobello e o resultado foi o meio termo, nem muito moderno, nem antigo”.
O ambiente ganhou um ar bucólico, repleto de tons suaves e com acessórios em palha, além de luminárias com luz amarela, que aquecem o espaço. “A bancada da cozinha dessa casa também é da Portobello”, disse a designer. “Foi uma questão estética e de custo-benefício. Nesse mesmo lavabo, o porcelanato Pau Brasil Escuro reproduz madeira. Se fosse feito com uma peça de madeira, mesmo antiga, e que pudesse molhar, o custo seria muito maior”.
No banheiro de hóspedes, com predomínio da cor branca e outros tons claros, a designer também optou por revestimentos da Portobello para parede e piso, ambos de acabamento natural, além da bancada clara. Todos os revestimentos foram adquiridos na Portobello Shop Vila Olímpia.
No banheiro do casal, a paleta corre para tons mais escuros – um encontro do azul marinho e do cinza na bancada e armário. No piso, um porcelanato Portobello quebra e suaviza o ambiente, em plena harmonia de cores.
Buscar soluções e embelezar ambientes faz parte da rotina do escritório da designer, situado em Moema, bairro da Zona Sul de São Paulo. Aberto em 2017, o Marcela Rocca Arquitetura e Interiores atua principalmente em projetos residenciais na capital paulista, em Alphaville e no interior, em cidades como Sorocaba e Porto Feliz. Sua equipe acompanha desde os primeiros traços do projeto, obras, até a entrega de chaves.
Formada em design de interiores pela Academia Brasileira de Arte, Marcela conta que iniciou a carreira após incentivo de amigas que admiravam o seu olhar para o décor. “Eu gostava muito de me mudar e, em todos lugares que eu morava, reformava, deixava lindo. Os proprietários amavam, meus amigos viam e elogiavam”, disse. “Me formei em 2018, mas, logo que eu comecei a fazer o curso, minhas amigas começaram a me chamar para fazer os apartamentos delas e sem perceber eu já trabalhava e tinha uma equipe”.
Ela conta que, apesar do escritório ter um estilo mais moderno, o gosto do cliente vem sempre na frente. “Não adianta eu fazer um projeto lindo e maravilhoso para mim e que não seja o gosto dele”, disse. “Tentamos, ao máximo, unir necessidade, qualidade, beleza e estética”.