11.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancada cinza com armário embutido abaixo do tampo, cuba e vasos de planta
Uma bancada bem planejada faz toda a diferença em uma cozinha pequena (Projeto: Portobello S.A.)

Bancada para cozinha pequena: dicas para aderir na sua casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2022
Você sabe como utilizar uma bancada para cozinha pequena e ainda manter o ambiente funcional, bonito e espaçoso? Elencamos os principais pontos que devemos pensar ao fazer o projeto. Veja todos eles
minutos de leitura

Podemos dizer que sim, a bancada para cozinha pequena é uma boa escolha desde que esta seja bem planejada para suprir todas as necessidades e não comprometer a funcionalidade do ambiente. Inclusive, existem diversos motivos que justificam a aplicação dessa peça mesmo em projetos com pouca metragem disponível.

Nós do Archtrends Portobello preparamos um conteúdo completo para te explicar quais os cuidados que se deve ter no momento de montar o projeto com esse elemento e quais as razões para que você, que não cogitava ter uma bancada na cozinha, passe a considerar a hipótese.

Quer conferir essas informações? É só continuar sua leitura!

Por que ter uma bancada em cozinha pequena? Veja 6 benefícios

As bancadas para cozinhas pequenas podem ser uma ótima opção para seu projeto e até mesmo solucionar seu problema com falta de espaço nesse ambiente que precisa ser confortável e funcional. Para te explicar essa afirmação, listamos seis razões para escolher essa peça para incluir em seu projeto, veja quais são elas!

Pode ser usado para preparar alimentos

Uma das funções básicas dentro da cozinha é preparar os alimentos. Com uma bancada – seja ela em formato de ilha (totalmente separada da parede) ou península (com uma parte integrada à parede do ambiente) – você tem mais espaço para fazer as refeições.

Cozinha pequena decorada com bancada de mármore
O porcelanato marmorizado branco proporciona sofisticação à bancada (Projeto: TODDO Arquitetura)

Dessa forma, poderá cortar ou separar cada ingrediente em um local próximo ao fogão e não precisará andar tanto para colocar cada item nas panelas. Isso tudo deixa mais ágil e prático o momento de fazer cada prato.

Ajuda otimizar o espaço

A bancada da cozinha pode integrar abaixo de seu tampo diversos compartimentos, como gaveteiros e armários, ou até mesmo ter eletrodomésticos abrigados ali. Dessa forma sobra mais espaço no ambiente para adicionar outros elementos que não caberiam ali caso não houvesse essa otimização, ou ainda para os moradores transitarem com maior liberdade no ambiente.

Dispensa a mesa de jantar

Uma das possibilidades de uma bancada em projetos de copas e cozinhas diminutas é utilizá-la como local para refeições, o que dispensa a necessidade de comprar uma mesa de jantar para a família. Adquira algumas banquetas que combinem com o estilo adotado em seu projeto e faça um conceito de cozinha americana para dar amplitude ao lugar reduzindo o número de elementos grandes.

A bancada pode integrar dois ambientes e dispensar uma mesa de jantar (Projeto: Jéssica Castro)

Se escolher corretamente os assentos, não perderá em conforto e ainda deixará o projeto menos sobrecarregado visualmente.

Auxilia na divisão de ambientes

Quando se tem uma casa ou apartamento com pouco espaço, é muito comum que todos os ambientes sejam integrados, com menos paredes para dar a sensação de amplitude. No entanto, para a organização do local e pensando na funcionalidade de cada área, muitas vezes é interessante colocar um móvel como divisória –e é aí que a bancada é útil novamente.

Além das funcionalidades que já citamos, esse elemento segmenta a cozinha do restante da residência sem deixar o espaço muito fechado, pois ela não vai até o teto como uma parede.

Deixa o projeto mais moderno

A bancada de cozinha pode ser uma aliada para deixar seu ambiente ainda mais moderno, pois pode ser integrada a outros itens, assim como ter elementos nada tradicionais em sua composição. Tudo isso a faz ser uma das grandes tendências, principalmente quando estamos falando de locais pequenos e com pouco espaço para a cozinha.

A bancada de porcelanato integra o ambiente de modo moderno e funcional (Projeto: Rodrigo Fagá)

Uma bancada para cozinha americana, por exemplo, serve como uma maneira de fazer refeições rápidas que são muito características do estilo de vida contemporâneo, e ainda pode trazer banquetas com partes em ferro ou design arrojado típicos da decoração industrial que está em alta.

Serve como parte da decoração

Os elementos decorativos podem ser bem mais do que aqueles que colocamos em cima de móveis ou pendurados nas paredes, pois os elementos funcionais de ambientes como cozinha, sala ou área externa podem também ser um ponto de embelezamento do espaço.

Para sua bancada ser parte da decoração, escolha um material bonito, de qualidade e que harmonize com o conceito que escolheu para seu projeto. Complete essa ideia com um design moderno, único e funcional para que ela se destaque no ambiente. Dessa forma você terá um local agradável e não precisará investir em vários itens para acrescentar além do que é realmente necessário na cozinha.

Além de funcional, a bancada tem um papel importante na decoração da cozinha (Projeto: Amanda Miranda)

Esses são ótimos motivos para substituir as mesas tradicionais pelas bancadas para cozinhas pequenas, não acha?

O que devo considerar ao escolher uma bancada para minha cozinha?

Já falamos a você que as bancadas são boas escolhas só quando são bem planejadas, pois apenas assim elas podem oferecer todos os benefícios que elencamos anteriormente. No entanto, você sabe no que deve pensar quando montar seu projeto? Nós te contamos!

Com banquetas, a bancada se torna um mobiliário multifuncional e pode substituir a mesa (Projeto: Patricia Gondim)

Tamanho da bancada

Como a cozinha não possui muito espaço disponível, é indispensável que você pense muito bem sobre as medidas de sua bancada. Para isso, considere qual modelo irá escolher, para que deseja utilizá-la, quais os outros móveis que terá no ambiente, se deseja ou não fazer a parte de baixo dessa peça com compartimentos, e até mesmo qual a altura que precisa para que ela seja útil para o fim que deseja.

Os modelos ilha normalmente são mais largos, mas podem ser mais curtos para não ocupar tantos metros quadrados. Por outro lado, as bancadas para cozinha americana usualmente são estreitas e um pouco mais altas, para que possa colocar banquetas mais altas que cadeiras e consiga fazer as refeições com conforto.

Espaço para locomoção

A cozinha, assim como a sala ou os quartos, é um local que utilizamos diariamente. Por isso, é indispensável pensar em um projeto com bancada que permita que você e os demais moradores possam transitar com facilidade, sem precisar retirar nada do lugar e sem precisar desviar de peças o tempo todo.

Planeje com cuidado quais as proporções dos móveis e onde deseja que a bancada fique para que consiga reajustar ainda na fase do projeto, caso identifique que terá pouco espaço para caminhar.

Cores dos móveis

Existem materiais de inúmeros tons para fazer uma bancada, e você pode combinar as cores da bancada com os demais móveis e eletrodomésticos. Dessa forma, você pode apostar em um projeto colorido e divertido ou então trazer um aspecto minimalista e elegante.

Pense cuidadosamente nisso antes de escolher quais materiais quer em sua cozinha, para não correr o risco de escolher elementos que não combinam entre si e que criam uma composição desequilibrada.

Material escolhido

A cozinha é um local usado diariamente e que acaba sujando facilmente, engordurando e molhando. Por conta desses fatores, não é qualquer material que pode ser aplicado nas peças pensadas para esse ambiente – inclusive nas bancadas. Então, busque matérias-primas duradouras e que não estraguem com a umidade para que tenha que fazer poucas manutenções nos móveis de sua copa. O porcelanato é um ótimo material para bancadas de cozinha.

Quais materiais podem ser usados em bancadas para cozinhas pequenas?

Já que não são todos os materiais que são recomendados, quer saber quais são? Listamos eles para você!

1. Porcelanato

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico ideal para ser usado em bancadas para cozinhas de todos os tamanhos: pequenas, médias ou grandes. Esse material é de alta resistência, fácil limpeza e zero porosidade – características que o tornam a melhor opção para ambientes úmidos, com presença de gordura ou com alta frequência de uso.

Além do mais, o porcelanato pode ser utilizado em projetos de vários estilos, pois possui uma ampla variedade de cores, texturas e estéticas. Para cozinhas pequenas com um visual rústico, por exemplo, a madeira em porcelanato pode ser aplicada na bancada.

Esse material também pode substituir outras matérias-primas mais raras, como mármore, granito ou outras pedras naturais. Tudo isso sem perder em qualidade, elegância ou praticidade para manuseio.

2. Granito

O granito também pode ser um material utilizado para bancada de cozinhas, pois é resistente ao desgaste do tempo – um tópico importante para se pensar quando se planeja ambientes que são usados diariamente. Você pode encontrar essa alternativa em diversas cores, desde as mais claras até os tons mais vibrantes e avermelhados.

Essa opção pode ser aplicada em diferentes modelos de bancadas, mas é necessário tomar cuidado com o uso que dará a ele no dia a dia. Por ser uma pedra natural, o granito é um material com porosidade, o que não garante a limpeza completa. Resíduos e microrganismos podem se alojar nos poros do material, inclusive causando manchas nos granitos mais claros.

3. Cimento queimado

Como o estilo de projeto industrial e contemporâneo está cada vez mais em alta, o cimento queimado tornou-se uma matéria-prima que cada vez mais é aplicada em bancadas para cozinhas. Essa alternativa contribui para o visual do ambiente e torna a integração com o restante do projeto ainda mais harmônico.

No entanto, como esse material pode ser danificado quando tem muito contato com a água, molhos ou outros líquidos, você terá que impermeabilizar toda a peça para que não tenha prejuízo ou precise trocar toda a bancada. Para que essa manutenção seja necessária menos vezes, o recomendado é que se aplique essa opção fora da pia.

4. Vidro

A bancada para cozinha pequena também pode ser de vidro, uma opção fácil para limpar e que não é danificado pela água. Normalmente, as peças feitas por esse material são aliadas a outras matérias-primas para compor melhor o visual do ambiente, além de aumentar a segurança do móvel.

E apesar desse material ser recomendável para bancadas de cozinha, é necessário pensar na resistência dessa opção. Afinal, apesar do vidro não se danificar com a umidade, ele é uma alternativa mais delicada e frágil. Então planeje os espaços com cuidado para que não seja tão provável que aconteça algum acidente.

5. Mármore

A bancada de mármore para cozinha é uma alternativa com um material requintado e elegante que pode ser aplicado em diversas superfícies, inclusive nas copas pequenas. Essa pedra natural tem grande durabilidade e resistência, além de ter um visual que combina com diversos estilos arquitetônicos.

Os cuidados que precisará ter é de escolher peças de mármore com menos fissuras e porosidade, caso contrário a umidade será um problema e pode causar danos. Para evitar essa situação, você pode escolher pelo mármore em porcelanato, uma alternativa que mantém o visual e a elegância do ambiente, mas que possui um menor preço e maior resistência à água.

6. Madeira

A madeira é um material muito procurado para compor projetos de cozinhas rústicas ou clássicas e pode ser aplicado, inclusive, às bancadas. Essa opção é popular por sua beleza e por transformar o ambiente em um local mais aconchegante. Além disso, essa matéria-prima pode ser facilmente combinada com outros materiais, deixando o espaço com um visual mais criativo e interessante.

Entretanto, como estamos falando de um local da casa que fica mais úmido, é preciso ter cuidado com as bancadas de madeira para cozinha. Esse material tem alta porosidade e absorve facilmente qualquer líquido que caia sobre ele, por isso acaba estragando mais rápido que outras opções apresentadas e ainda pode se tornar um local para proliferação de microrganismos – isso tudo, claro, se ele não for impermeabilizado corretamente.

Para substituir a matéria-prima original sem abrir mão da estética das peças amadeiradas, escolha o porcelanato que reproduz a madeira, pois proporciona a beleza das diferentes espécies com menor velocidade de deterioração.

Tipos de bancada para cozinhas pequenas

Existem alguns modelos de bancada para cozinha que funcionam melhor para espaços pequenos, como o que estamos falando nesse conteúdo. Normalmente essas opções se tornam boas escolhas para casas e apartamentos diminutos por conseguirem integrar melhor os elementos indispensáveis para se ter por ali, como é o caso dos cooktop,que muitas vezes substituem fogões tradicionais por serem compactos.

Listamos as melhores opções de formato de bancada para você aplicar em seu projeto!

1. Bancada para cozinha pequena com ilha

A bancada para cozinha no modelo ilha pode ser usada em diferentes tamanhos de ambiente, mas essa opção se mostra especialmente eficiente para projetos com espaços pequenos. Você pode colocá-la em seu projeto como uma maneira de integrar ambientes, gerando um conceito aberto e otimizando a disposição de eletrodomésticos ou móveis.

A bancada no estilo cosmopolitano oferece um visual diferenciado à cozinha (Projeto: Talita Nogueira)

É possível deixar gaveteiros, micro-ondas, lava-louças e armários acoplados à sua bancada em ilha. E por esse formato não possuir ligação com a parede por nenhum dos lados, essa integração de outros elementos da cozinha acaba liberando mais espaço para os moradores transitarem.

2. Bancada para cozinha americana pequena

As bancadas para cozinha americanas pequenas são uma ótima opção para projetos com menor espaço disponível e no conceito moderno. Seu objetivo, além de fornecer uma área para preparar alimentos e realizar refeições, é servir como uma divisória entre esse ambiente e a sala ou o restante da casa.

Você pode utilizar o lado da bancada externo à cozinha para colocar algumas banquetas e dispensar de vez a mesa de jantar, caso ache que o projeto de sua residência não comporte (ou necessite) dessa peça. Lembre-se de que para uma bancada ser considerada no modelo de cozinha americana, ela deve estar sempre integrada à parede e, por conta disso, é preciso deixar um bom espaço de passagem do lado oposto.

3. Bancada para cozinha pequena no formato corredor

As bancadas para cozinha em formato corredor podem ser acomodadas na maior parede do ambiente, integrando armários, pia e espaço para preparação de alimentos em uma só peça. Dessa maneira você otimiza a disposição de elementos e consegue aproveitar ao máximo o que um móvel desse tipo pode oferecer.

Caso tenha um pouco a mais de espaço, é possível até mesmo colocar duas bancadas mais estreitas, uma em cada parede, para que tenha um espaço para usar para cozinhar e limpar os utensílios; e o outro para você – junto com os outros moradores – realizarem suas refeições.

É possível escolher a bancada de modo estratégico em uma cozinha no formato corredor e ampliar o espaço útil (Projeto: Leonardo Tulli)

4. Bancada para cozinha pequena em "L"

Uma opção que não é tão lembrada, mas que é igualmente funcional para bancadas para cozinhas pequenas, é o modelo em "L". Os projetos que utilizam essa alternativa conseguem ampliar o espaço disponível para realizar as tarefas típicas deste ambiente, otimizar a distribuição de móveis e ainda garantir o conforto da família que reside ali.

Acima da bancada em "L" aplique armários para armazenar utensílios, suprimentos e o que mais precisa. Abaixo do tampo dela, integre eletrodomésticos, gaveteiros e outros nichos para organizar melhor tudoo que precisa ter sempre à mão para preparar a comida.

Opte pela bancada de porcelanato em L em espaços reduzidos (Projeto: Doma Arquitetura)

Sabendo de todas essas informações sobre a bancada para cozinha pequena, que tal conferir alguns projetos feitos por arquitetos brasileiros de alta qualidade? Para isso, conheça a seção de perfis dos profissionais do Archtrends Portobello!

Não se esqueça de todos os cuidados que explicamos que precisa ter para que essa peça não atrapalhe a usabilidade do local, e é só aproveitar sua nova cozinha moderna e funcional.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Bancada para cozinha pequena: dicas para ader...

Bancada para cozinha pequena: dicas para aderir na sua casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies