O conceito de cozinha aberta já conquistou os arquitetos e donos de residências do mundo todo, e a bancada de cozinha americana é parte fundamental deste estilo de projeto. Nele, esse móvel pode ser explorado para múltiplas funções ao mesmo tempo, como para o preparo de alimentos e também para a divisão de ambientes da residência.
Sendo assim, quais são as bancadas que mais combinam com a cozinha americana? Vale a pena investir em quais tipos de revestimentos e materiais? Neste conteúdo, nós respondemos essas e outras perguntas para te ajudar a escolher o que faz mais sentido para o seu projeto.
Continue a leitura e venha conhecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Estilos de bancada para cozinha americana
Uma cozinha pode ter diversos estilos, que são normalmente definidos de acordo com a decoração dos demais espaços da casa e com a personalidade dos moradores. Na cozinha americana, a bancada acaba sendo um dos pontos de destaque, já que assume funções importantes dentro desse ambiente, estéticas e funcionais.
Por isso, pensar no estilo de bancada faz parte do processo de desenvolvimento do projeto, como um detalhe que pode dar vida à decoração. Alguns pontos são determinantes para a escolha da bancada ideal, como o estilo de decoração e o material da bancada.
1. Bancada no estilo moderno
O estilo moderno tem como característica valorizar a mobília feita em materiais de origem natural, portanto, é uma boa oportunidade para utilizar minerais, como mármore. Além disso, o foco central desse estilo é a funcionalidade, então o bancada não precisa ter muitos detalhes.
Se desejar incrementar algo mais voltado para um estilo contemporâneo, vale apostar em cores metálicas nos revestimentos da bancada e detalhes em vidro.
2. Bancada no estilo clássico
Já o estilo clássico de decoração demanda cores neutras, como creme, bege e branco, para dar mais leveza e sofisticação aos ambientes. Dê preferência para materiais que remetam a requinte, primor e classe, como o porcelanato que reproduz o mármore.
3. Bancada no estilo industrial
Uma decoração com estilo industrial pede um balcão de cozinha americana que valorize texturas diferenciadas, como o concreto, combinadas a cores fortes e sóbrias, como o preto e o cinza. O toque final para criar uma cozinha no estilo industrial é contar com uma boa iluminação e móveis com linhas retas.
4. Bancada no estilo rústico
A cozinha rústica é bastante procurada pelos moradores, por trazer à tona a estética dos elementos naturais em meio à vida urbana. Em uma cozinha americana neste estilo prevalecem os tons terrosos, como marrom e bege, e os materiais com texturas naturais, como tijolos e madeira.
A bancada, no caso, pode ser revestida com porcelanatos que reproduzem esses materiais para levar o mood de simplicidade que o estilo da decoração propõe.
Leia também: Quer decorar uma área gourmet rústica? Saiba como!
5. Bancada no estilo minimalista
No estilo minimalista, prevalece a simplicidade dos espaços e a estrutura mais clean, com pouca ornamentação e detalhes para dar mais personalidade aos espaços.
Em uma cozinha nesse estilo, a bancada pode seguir as cores neutras – como preto e branco – e, se desejar quebrar a monotonia do espaço, apostar em cores vibrantes nos detalhes do mobiliário.
Existem mais uma infinidade de estilos de decoração para cozinhas, vale a pena encontrar o que mais se adequa à personalidade dos moradores para criar um ambiente aconchegante e funcional.
Materiais para bancada de cozinha americana
Em projetos de cozinha americana, o balcão tem a função principal de delimitar o espaço da cozinha em relação ao outro ambiente. Ao mesmo tempo, é possível utilizá-lo para fazer refeições rápidas, preparar alimentos.
Como essa bancada, normalmente, não possui cuba ou cooktop, não é necessário apostar apenas nos materiais impermeáveis e mais resistentes. Ainda assim, pensando nessas funções, vale a pena escolher revestimentos resistentes aos mais variados impactos do dia a dia. Veja algumas ideias.
Bancada de porcelanato
O porcelanato é um dos melhores revestimentos para um balcão de cozinha americana, porque ele atende perfeitamente os requisitos indicados para tornar a cozinha mais prática e funcional.
Os bancadas de porcelanato não absorvem água nem outros líquidos, o que ajuda a evitar o surgimento de manchas. Além disso, você ganha com a diversidade de cores, texturas e estilos de superfície disponíveis, com os porcelanatos que representam:
- madeira;
- mármore;
- quartzito;
- cimento queimado;
- metais e mais.
Bancada em marcenaria
Uma das opções usadas para criar uma decoração mais natural – e até mesmo rústica – é criar uma bancada de marcenaria com MDF para montar as estruturas dos móveis e, para o tampo, utilizar madeira maciça.
Entretanto, existem algumas contraindicações do uso da madeira na cozinha, por conta da fragilidade na conservação em ambientes úmidos, além disso, é necessário fazer uma impermeabilização para garantir o cuidado e resistência.
Uma boa alternativa em relação à madeira é utilizar porcelanatos amadeirados, que conseguem reproduzir os mais variados tons de madeira e entregar a mesma beleza estética com maior qualidade para o balcão da sua cozinha.
Bancada em pedra
As pedras como o mármore, quartzito e o granito são verdadeiros clássicos na decoração de bancadas de cozinha americana, entregando requinte e sofisticação para o projeto da cozinha. Entretanto, costumam ter um alto valor, encarecendo o projeto.
Além disso, as pedras naturais costumam ser bastante porosas, o que facilita a absorção de água e a danificação do balcão com o passar do tempo. Ao utilizar facas e outros objetos pontiagudos, ainda há o risco de lascar a pedra e ela ir perdendo seu valor estético.
Os porcelanatos também vão bem nestes casos, já que há diversos modelos que reproduzem pedras belíssimas, como as que citamos aqui, com vantagens como resistência, durabilidade e praticidade.
Qual a altura ideal para balcão de cozinha americana?
É muito importante uma boa conversa entre morador e arquiteto responsável pelo projeto, para tentar preparar a cozinha de acordo com as necessidades dos moradores, isso incluindo a altura do balcão e também dos armários.
No geral a altura da bancada de uma cozinha é superior às mesas de jantar e para as pessoas se acomodarem confortavelmente é preciso utilizar as banquetas. O indicado é apostar em uma altura em média de 90cm de altura, que costuma harmonizar com uma média de altura das pessoas.
A distância entre as pessoas costuma respeitar uma largura de pelo menos 60cm, para evitar que os convidados fiquem apertados enquanto fazem a sua refeição.
Funcionalidade da cozinha: como adaptar um projeto de bancada
Um ponto importante que não podemos deixar de falar é em relação à utilização de bancadas e os diferentes tamanhos de cozinha, para mantê-la funcional e agradável.
É extremamente importante contar com um arquiteto para saber como distribuir os móveis e as bancadas no ambiente, de modo que eles estejam em harmonia e facilite a circulação das pessoas, privilegiando o conforto de todos. O foco é estar atento ao melhor aproveitamento do espaço.
Considere adicionar na cozinha uma prateleira para apoiar elementos decorativos e utensílios para preparo dos alimentos. Investir em uma outra prateleira no teto para adicionar algumas plantas e uma iluminação focal acima da bancada também acrescenta no conforto e funcionalidade desse ambiente.
Gostou das sugestões de modelos de bancada de cozinha americana que nós trouxemos hoje? Esperamos que desperte suas ideias e que você saia daqui com a mente mais criativa para criar o projeto dos seus sonhos.
Continue acompanhando o Portal Archtrends e veja os melhores projetos de cozinha para tirar suas ideias do papel. Até a próxima!