09.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
estetica luxuosa de marmore na bancada da cozinha
Bancada de mármore na cozinha para ambiente sofisticado e luxuoso (Projeto: Portobello S.A.)

Estética luxuosa do mármore na cozinha: como fica na bancada?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.05.2022
Você está considerando incluir uma bancada de mármore no projeto da sua cozinha? Acreditamos que sim, e por isso fizemos um conteúdo completo o suficiente para te orientar quanto a essa escolha. Venha ler os prós e contras da bancada de mármore e a melhor saída em ambos os casos!
minutos de leitura

O uso de bancada de mármore na cozinha traz elegância e sofisticação para o ambiente, entretanto o material tem ressalvas e não é tão recomendado devido a algumas desvantagens técnicas. Você sabia disso?

Neste conteúdo, nós vamos apresentar os tipos de mármore para bancada de cozinha, os prós e os contras desse material, bem como as melhores alternativas a ele, como o mármore em porcelanato. Continue com a gente e descubra.

Tipos de mármore para bancada de cozinha

O mármore é uma “rocha metamórfica”, já que sua origem vem da transformação do calcário exposto a altas temperaturas resultantes de atividades vulcânicas. Por isso é um material tão sofisticado e luxuoso, já que cada peça tem uma condição única.

As diferentes cores de mármore vêm da mistura do calcário com outros elementos de rocha, como dolomita ou magnésio, e os detalhes encantadores da superfície do mármore como conhecemos são resultado da mistura da rocha com impurezas minerais que se acumulam no processo como areia ou argila. Incrível, não é?

Os principais tipos de mármore para bancada de cozinha que podem ser encontrados no mercado são:

  • Mármore Piguês: opção de mármore de cor branca e veios cinzas (origem grega);
  • Mármore Carrara: um tipo de mármore com alta qualidade, na cor branca (mármore italiano);
  • Mármore Sivec: estilo de mármore branco com fissuras mais acinzentadas (oriundo da Macedônia e beneficiado na Grécia);
  • Mármore Travertino: possui uma variação de tons bege à marrons (mármore italiano);
  • Mármore Crema Marfil: outro estilo de mármore bege, com veios acinzentados (origem espanhola);
  • Mármore Calacatta: mármore com fundo branco e veios cinzas intensos, com tons esbranquiçados (origem italiana);
  • Mármore Branco/White Thassos: mármore branco com veios cinzas esbranquiçados (origem grega);
  • Mármore Marrom Imperial: opção de mármore marrom bem marcante, com detalhes escuros e claros (origem espanhola);
  • Mármore Ônix: a cor desse mármore varia de tons dourado pálido a vermelho intenso (encontrado na França, Paquistão, Irã, Índia e Afeganistão);
  • Mármore Botticino: tem a cor bege com fendas bem amarronzadas (origem italiana);
  • Mármore Nero Marquina: um tradicional mármore, com veios brancas bem marcantes (origem espanhola).

Quanto ao acabamento, é possível encontrar mármores de formas variadas: bruto, jateado, apicoado, flameado, levigado e polido. Este último é o mais comum para usar em áreas internas da casa, como as bancadas de cozinha, levando um visual sofisticado e aspecto luzidio para o ambiente.

Bancada de mármore para cozinha: vantagens e desvantagens

Antes de escolher o mármore para a bancada da cozinha de uma casa é importante analisar os prós e contras da pedra natural para o ambiente, já que, apesar de levar grande beleza e sofisticação, se não for cuidado de forma adequada poderá trazer surpresas desagradáveis no futuro.

É por isso que ,para auxiliar na decisão, nós apresentamos a seguir as vantagens e desvantagens em utilizar uma bancada de mármore na cozinha. Acompanhe!

Vantagens da bancada de mármore

A principal vantagem da bancada de mármore na cozinha é, com certeza, a beleza clássica e refinada que o mármore transmite ao ambiente, uma característica bastante atraente que enche os olhos de quem as vê.

Outro ponto positivo é a variedade de cores. Como já apontamos anteriormente, por misturar vários elementos diferentes na sua composição, o mármore pode ser encontrado em cores variadas e únicas, o que instiga a criatividade e possibilita uma decoração mais personalizada ao ambiente, de acordo com o estilo e preferências do cliente.

bancada de mármore branco com veios cinzas no estilo península em uma cozinha com duas banquetas em tons terrosos e três pendentes de iluminação acima da bancada
O clássico também pode ser descontraído! (Projeto: Portobello S.A.)

Desvantagens da bancada de mármore

O mármore é uma pedra natural que requer uma série de cuidados imprescindíveis, que, ao longo do tempo, podem gerar transtornos na decoração e até certo arrependimento na escolha por gerar gastos desnecessários com a reposição, mesmo em um curto período de tempo.

Por isso, acompanhe as dicas abaixo e entenda por quê usar mármore na bancada da cozinha tem muitas ressalvas.

Custo elevado

Um dos principais contras do uso de mármore está relacionado ao alto valor do material, já que este é natural e, por isso, não tem produção industrializada em grande escala.

Ademais, a maioria dos mármores é importado, e isso faz com que o material esteja sujeito a impostos, inflação e flutuação de preços.

Porosidade

O maior problema atrelado à porosidade é quanto ao alojamento e proliferação de microrganismos nos poros. Sim, bactérias e micróbios encontram facilidade em “residir” nesse material

Ademais, toda essa porosidade gera ainda mais problema quando inserimos líquidos na sentença. Por ser uma pedra, tal como o granito, com grande capacidade de absorção de água, o mármore pode começar a se deteriorar de dentro para fora: o desgaste interno da peça, tornando-a cada vez mais frágil.

Além disso, o mármore na bancada da cozinha absorve gordura, o que também interfere na durabilidade da peça, além de apresentar manchas que são difíceis de remover.

Problemas na limpeza

A dificuldade de limpeza está diretamente ligada com sua porosidade, visto que é impossível garantir 100% a limpeza de todos os poros. Sempre podem restar resíduos de sujeira.

Alto desgaste

Além da porosidade provocar a absorção de líquidos que prejudicam a qualidade do mármore ao longo do tempo, a rocha é bastante sensível em relação ao desgaste então ao entrar em contato com facas, panelas, potes pesados ou canecas, por exemplo, podem causar manchas, arranhões e até trincas indesejadas.

Por esse motivo o mármore não é indicado em locais com grande fluxo de pessoas, porque pode acelerar o processo de desgaste natural da pedra.

Baixa sustentabilidade

Por ser uma pedra natural, sua extração acaba causando grandes danos ambientais para a região explorada, impactando negativamente na paisagem natural. Existem alternativas mais sustentáveis e que oferecem o mesmo alto padrão e sofisticação que uma decoração deve ter.

Bancada de mármore em porcelanato: ótimo para a cozinha

Acreditamos que se você está lendo esse conteúdo, o interesse em ter uma bancada de mármore para cozinha é sua prioridade. Deste modo, e tendo ciência sobre as desvantagens técnicas de investir nessa pedra natural para a cozinha, nós temos uma solução para que sua cozinha tenha esse estilo luxuoso: bancada de porcelanato em mármore para a cozinha!

O porcelanato em mármore na cozinha tem sido a escolha de muitos profissionais da arquitetura. Como esse tipo de porcelanato reproduz o mármore e suas belas cores e detalhes, passa a ser possível criar uma decoração refinada e com alto padrão para o ambiente sem as desvantagens que o mármore natural traz.

Ademais, o porcelanato é um bom material para a cozinha porque, além de dar vida ao estilo do ambiente, atende aos requisitos necessários para a funcionalidade do espaço.

bancada de mármore em porcelanato que reproduz o mármore francês Bleu de Savoie ao centro da cena
Que tal essa reprodução do mármore francês Bleu de Savoie? (Projeto: Portobello S.A.)

Conheça algumas vantagens do porcelanato em mármore na cozinha:

Porosidade zero

O porcelanato não possui porosidade, o que anula a absorção de água e outros líquidos, diferente do que acontece com o mármore. Só este fator já torna o porcelanato uma grande vantagem em relação à pedra natural.

Maior resistência a impactos

Os melhores porcelanatos são submetidos a diversos tipos de testes de resistência contra o impacto e algumas soluções apresentam reforços estruturais que fazem com que a bancada seja mais resistente. É claro que todos os tipos de materiais podem sofrer e até chegar a lascar, porém existem tecnologias como o bisel na borda que diminuem as chances disso acontecer.

É um material que não quebra com facilidade, porém é preciso cuidado no uso, assim como em todos os materiais. Não é algo que foi construído para uma pessoa subir em cima, por exemplo.

Fácil limpeza

Por ser um material de alta resistência, o porcelanato pode ser limpo com diversos tipos de produtos como água sanitária, detergente neutro, desinfetantes com cloro ativo e saponáceo cremoso.

Isso contribui para que a cozinha fique sempre limpa e para que a cozinha seja um espaço sempre saudável e livre de qualquer tipo de microrganismos que podem contaminar alimentos e prejudicar a saúde.

É importante ressaltar o cuidado com o uso de escovas ou outro instrumento de limpeza com cerdas ásperas, para evitar arranhar a superfície com o uso contínuo.

Resistência a manchas

Como a água e outros líquidos não conseguem penetrar no porcelanato, ele é muito mais resistente a manchas comuns do dia a dia na cozinha ,como cafés, morangos, uvas, vinho e outros agentes manchantes.

Basta utilizar os produtos de limpeza comuns e tomar os cuidados com o tipo de esponja, evitando produtos abrasivos.

É resistente ao fogo

O material do porcelanato não é inflamável, ou seja, não queima e não libera fumaça em caso de incêndios. Além disso, não libera substâncias tóxicas, então reduz a possibilidade de propagação de chamas.

Mas, mais do que a questão de incêndio, essa característica é boa para bancadas de cozinha já que permite sem medo que panelas e travessas quentes sejam apoiadas diretamente sobre o móvel sem o risco de queimar ou manchar. Incrível, não é mesmo?

Resistência contra microrganismos

O porcelanato é bacteriostático, ou seja, não permite a proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias, fungos, mofos ou qualquer outro alergênico, diferentemente de pedras naturais que oferecem condições para que esses organismos se reproduzam, já que absorvem muita água.

Por essas e outras características que o porcelanato é ideal para uma bancada ou ilha de cozinha. Nós temos um ótimo conteúdo desmistificando as bancadas de porcelanato na cozinha, onde duas especialistas falam mais sobre o material. Aproveite para ler também!

Sustentabilidade

O porcelanato é um material sustentável, pelo alto aproveitamento e exploração de baixo impacto ambiental da matéria-prima. Sendo assim, usar o mármore em porcelanato em seu projeto é tecnicamente mais adequado e você não perde o estilo clássico e sofisticado que a estética proporciona.

Inspire-se em cozinhas com bancadas de mármore em porcelanato

Gostou de saber da possibilidade da bancada de porcelanato que reproduz mármore para a sua cozinha? Veja a seguir lindos projetos que trazem esse item de luxo e sofisticação.

Bancada em Calacatta Blanc

Não é porque a cozinha é pequena que não merece uma decoração sofisticada. O escritório Toddo Arquitetura, de Florianópolis (SC), apostou no porcelanato que reproduz o sofisticado mármore Calacatta Blanc para as paredes e bancadas dessa cozinha americana.

O mármore é um item imprescindível na decoração de cozinhas neste estilo, e usar o mármore em porcelanato é mais sustentável e tecnicamente mais adequado, sem perder o estilo clássico.

bancada de cozinha clássica em porcelanato todo branco, pia, gavetas, parede e piso na mesma tonalidade branca e banquetas brancas com pés e encosto de madeira
A bancada de porcelanato em mármore integra a cozinha com o living room trazendo conforto para o ambiente (Projeto: TODDO Arquitetura)

Bancada em Nero Venato

A intensidade do mármore preto com veios dourados foi suavizada pela madeira rústica no projeto da Doma Arquitetura. Com essa combinação inusitada, a arquiteta Patricia Pomerantzeff mostrou a versatilidade da bancada de mármore na cozinha – na versão em porcelanato, claro.

Mármore suavisado com madeira rústica e veios dourados. Duas cubas quadradas com torneira
O conceito de “cozinha de estar” nunca foi tão bem representado como neste projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Bancada em Blue de Savoie

Mármore em branco e preto são clássicos. Porém, se o seu estilo é mais ousado, que tal um mármore cinza azulado? Assim é o raro mármore francês Blau de Savoie, democratizado em porcelanato. Escolha ideal para cozinhas maximalistas.

Nesses casos os tons neutros como bege, branco, cinza e marrom predominam e os porcelanatos em mármore são uma excelente opção para complementar esses espaços.

Mesa grande de jantar em blue de savoie, branco e preto clássico mas com estilo moderno e cadeiras
Cozinha prática e moderna com porcelanato que reproduz o mármore francês Blue de Savoie (Projeto: Portobello S.A.)

Como vimos, o mármore é presença clássica em vários estilos de decoração, porém, seu uso não é recomendado para bancadas de cozinha, devido suas restrições referentes a ambientes constantemente utilizados e com grande recorrência de água.

De fato, é um dos materiais mais luxuosos, mas também ganha na briga para um dos menos resistentes.

O porcelanato que interpreta mármore se torna a melhor opção para as bancadas de cozinha, por ser um material resistente e por atender bem os requisitos que o espaço demanda.

Como ele reproduz o mármore, o espaço não deixará de ter a excelência que merece e os resultados dos projetos serão encantadores, agradando a todos os gostos. Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando para mais dicas de decoração e arquitetura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Estética luxuosa do mármore na cozinha: com...

Estética luxuosa do mármore na cozinha: como fica na bancada?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies