As alterações climáticas estão entre os maiores desafios dos nossos tempos e os 20 milhões de habitantes de Nova Déli sofrem bastante com elas. Atualmente, a capital indiana enfrenta as consequências da mistura tóxica da fumaça de fogos de artifício, automóveis, fábricas, queima de palha em regiões vizinhas e mudanças de temperatura.
O resultado dessas ações é a imersão de Nova Déli em uma das piores crises de poluição já vistas. Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o índice tolerável de concentração de partículas finas em até 25 microgramas por metro cúbico de ar, a cidade chegou a 500, nível de grande risco para os seres humanos.
Pensando em uma forma de combater a poluição atmosférica, um escritório estudou e criou a solução para esse problema que assola a população. A seguir, conheça a Aũra, torre de arquitetura bioclimática que pretende purificar o ar de Nova Déli!
Aũra: o arranha-céu purificador
O escritório indiano Studio Symbiosis foi o responsável por encontrar, entre uma infinidade de soluções, a estratégia inclusiva e sem fins lucrativos que pudesse corrigir a poluição que impede os residentes de Nova Déli e das cidades vizinhas de respirarem ar limpo.
A empresa desenvolveu Aũra ("respiração", em latim) com base em princípios aerodinâmicos, criando formas que permitem a entrada de ar poluído e saída de ar limpo.
Como esse sistema funciona
O formato de Aũra aumenta a velocidade do vento graças à sua máxima área de superfície, contribuindo para as trocas de temperatura e melhorando o desempenho energético.
As torres de 60 e 18 metros de altura são capazes de absorver a poluição por todos os lados. São duas as câmaras principais que formam Aũra: uma que acelera a entrada de ar poluído e outra que trabalha para purificá-lo.
A torre de 18 metros pode filtrar diariamente até 30 milhões de metros cúbicos de ar. Ou seja, por hora, é possível limpar 1.115.000 de metros cúbicos de ar, enquanto um adulto inala, em média, 16 metros cúbicos de ar em 8 horas de trabalho.
Sistemas diferentes para atender todas condições atmosféricas
Aũra foi desenvolvida em quatro diferentes sistemas, a fim de atender diversas condições atmosféricas e velocidades do vento. São eles: Aũra Hive, Aũra Hotspots, Aũra Velocity e Aũra Falcon.
Aũra Hive
Aũra Hive foi desenvolvida na tentativa de parar a poluição externa que invade Nova Déli. Com torres de 60 metros de altura, o objetivo é colocá-las ao longo da fronteira da cidade, fortalecendo o ar limpo e impedindo a poluição de invadir o espaço.
Aũra Hotspots
Projetadas para serem inseridas na cidade, essas torres têm 18 metros de altura e criam uma rede que garante ar limpo, tornando-se eficazes mesmo quando os ventos diminuem e a poluição aumenta.
Aũra Velocity
Menor que as outras, Aũra Velocity se movimenta por Nova Déli, como um simples acessório que pode ser acoplado no topo de um carro.
O mecanismo analisa a aerodinâmica do carro e permite que parte do problema se torne a solução, ao atuar como um purificador de ar móvel.
Aũra Falcon
Já Aũra Falcon é uma rede de purificador de ar para drones, podendo também se movimentar pela cidade. Aninhada nas torres de limpeza, é guiada por atualizações ao vivo dos níveis de poluição.
Com a ajuda dos diferentes modelos projetados, os arquitetos acreditam que o ar puro logo voltará a ser acessível a todos os residentes de Nova Déli, e não apenas àqueles que podem pagar por filtros.
Gostou deste artigo? Então, veja como é possível usar tecnologia e sustentabilidade na construção de casas!