15.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Atelier de' Nerli, um restaurante cheio de glamour no bairro boêmio de Florença

calendar-blank-line
15.05.2020
Em Florença, no bairro San Frediano, um novo restaurante, ou melhor, uma mistura curiosa e acolhedora entre um local boêmio, uma galeria de arte e excelente gastronomia. No post, a seguir, contamos todos os detalhes desse novo trend fiorentino, vem conferir!
minutos de leitura

Para apreciadores da autêntica vida fiorentina, passear pelas pequenas ruas do Oltrarno em Florença, Itália, é uma programação certeira!

A região é formada pelos bairros Santo Spirito, San Niccolò e San Frediano, os quais são muito frequentados e badalados por jovens italianos e estudantes do mundo inteiro. O Oltrarno é realmente cheio de charme, estilo e glamour, reconhecido mundialmente como a região mais cool de Florença. Famosa pelas tantas bodegas de artesãos locais, lojas de antiquário, lojas de design, mercadinhos e bistrôs, recentemente ganhou um novo spot que já é considerado parada obrigatória na capital Toscana.

Atelier de' Nerli
Fachada do restaurante Atelier de' Nerli (Foto: fornecida pelo restaurante)

O Atelier de' Nerli é um local de encontro íntimo e animado, um bistrô com alma de galeria de arte no bairro mais descolado da cidade, San Frediano. O proprietário e responsável pelo projeto, filho do estilista Roberto Cavalli, Daniele Cavalli é um renomado artista e designer italiano.

Sua fachada simples e discreta não contrasta com os prédios históricos do bairro, porém realça o arquitetura interior do restaurante, com luzes baixas e cores fortes que chamam a atenção de quem caminhar pelas ruas do Oltrarno.

Atelier de' Nerli
Interior do projeto (Foto: fornecida pelo restaurante)

O projeto é marcado por paredes cor-de-rosa, sofás incomuns forrados em veludo, ladrilhos antigos revestindo o chão, luminárias com luz suave e muitos espelhos antigos, que criam uma atmosfera surpreendente – fazendo com que os clientes tenham a sensação de estar em uma sala de uma casa elegante, totalmente acolhedora. Já o mobiliário? A grande maioria produzida por artesãos do próprio bairro, com o espírito de um artesanato elegante e original, trazendo um toque de exclusividade ao restaurante e uma valorização de antigos artistas locais.

Detalhes do mobiliário, materiais e cores escolhidos para marcar a identidade do restaurante (Foto: fornecida pelo restaurante)

As mesas são postas como em restaurantes elegantes nova iorquinos dos anos 70 e com uma apresentação impecável. Toalhas brancas, copos em cristal produzidos por artesãos do bairro, uma vela para iluminar delicadamente, flores da estação estrategicamente posicionadas e uma prataria impecável. O ambiente criado aqui é surpreendentemente mágico, um local que foge do comum quando falamos de restaurantes em Florença, realmente um must go no Oltrarno.

Detalhe dos copos produzidos por artesãos locais (Foto: fornecida pelo restaurante)

A noite pode começar com um bom drink de gin – especialidade da casa - no bar, situado logo na entrada principal do restaurante. Depois, seguir com um jantar de culinária simples e autêntica na sala principal, (o chef Gianluca Camilotto vem do histórico restaurante Vini e Vecchi Sapori, localizado no centro histórico da cidade). A cozinha concentra-se em matérias-primas de qualidade e é apresentada em pratos bem confeccionados. Na primeira página do menu, os "clássicos do ateliê" em primeiro plano, cheio de propostas entre terra e mar, com uma forte inspiração sazonal.

Detalhes que caracterizam a atmosfera criada para o restaurante (Foto: fornecida pelo restaurante)
Atelier de' Nerli
Detalhes das cores e materiais característicos do projeto (Foto: fornecida pelo restaurante)

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre Atelier de' Nerli, o novo restaurante Fiorentino? Um lugar moderno e diferenciado na cidade, sem falar na saborosa gastronomia. Adoramos conhecer de perto este incrível projeto e saber que jovens designers italianos valorizam tanto o artesanato e produção de mobiliário local, trazendo para o mundo o que o Oltrarno tem de melhor!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Atelier de' Nerli, um restaurante cheio de gl...

Atelier de' Nerli, um restaurante cheio de glamour no bairro boêmio de Florença

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies