14.12.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
EDITORIAL USE ONLY Ice Watch, which Eliasson has created from 24 blocks of ice taken from the waters of the Nuup Kangerlua fjord in Greenland, in collaboration with geologist Minik Rosing to inspire public action against climate change, London. PRESS ASSOCIATION Photo. Picture date: Tuesday December 11, 2018. The launch coincides with the meeting of world leaders at the COP24 climate change conference in Katowice, Poland. Members of the public will have the opportunity to encounter the 24 blocks of ice as they gradually thaw outside Tate Modern, where a major exhibition of EliassonÕs work will open in July 2019, to understand better the tangible effects of climate change. There will be an additional six blocks on display outside BloombergÕs European headquarters in the City of London. Photo credit should read: Matt Alexander/PA Wire

Arte descongelada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.12.2018
A instalação de arte Ice Watch, assinada por Olafur Eliasson e Minik Rosing, traz a realidade das mudanças climáticas para o centro de Londres.
minutos de leitura

Olafur Eliasson é um artista intuitivo. Seu interesse em percepção e movimento é um meio para transformar o pensamento e criar obras que nos fazem refletir sobre questões cruciais como o aquecimento global. Conhecido por sua instalação The Weather Project – montada em 2003 na Tate Modern London e visitada por mais de dois milhões de pessoas –, Eliasson trabalha em uma variedade de mídias que abrangem escultura, pintura, fotografia, cinema e instalação. Não se limitando aos espaços do museu e da galeria, sua prática envolve a esfera pública mais ampla por meio de projetos arquitetônicos, intervenções no espaço cívico, formulação de políticas e questões de sustentabilidade e mudanças climáticas.

Ice Watch Olafur Eliasson (Foto: Matt Alexander / PA Wire)

Quando refletimos sobre estas transformações, a maioria de nós pensa em consequências ambientais como o aumento do nível do mar, temperaturas elevadas e derretimento de geleiras. Em algumas partes do mundo, essas mudanças já estão afetando a vida cotidiana, mas especialistas dizem que esses efeitos podem ser apenas a ponta do iceberg.

Pensando nisso, o aclamado artista Olafur Eliasson e o premiado geólogo Minik Rosing apresentam, no centro de Londres, a Ice Watch: uma grande instalação de arte pública destacando os impactos das mudanças climáticas. Apoiado pela Bloomberg Philanthropies, o lançamento contou com a participação de Michael R. Bloomberg – enviado especial da ONU em alterações climáticas e fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies – e Justine Simons, vice-prefeita da cultura e das indústrias criativas.

Ice Watch Olafur Eliasson (Foto: Matt Alexander / PA Wire)

A instalação possui duas partes: 24 blocos são organizados em uma formação circular nos arredores da Tate Modern – onde uma grande exposição do trabalho de Eliasson será aberta em julho de 2019 – e seis blocos estão em exibição no coração de Londres, na parte externa da sede europeia da Bloomberg.

Os blocos de gelo vieram das águas do fiorde de Nuup Kangerlua, na Groenlândia, onde eles estavam derretendo no oceano depois de terem se soltado da camada de gelo. À medida que o bloco vai degelando gradualmente, o público terá a oportunidade de assistir aos efeitos tangíveis das mudanças climáticas. Dependendo das condições meteorológicas, espera-se que a Ice Watch esteja em exibição em Londres até 21 de dezembro de 2018. O gelo remanescente será então levado para instituições culturais, como parte de um programa educacional estendido. Pela segunda vez, o Studio Olafur Eliasson fez uma parceria com a Julie's Bicycle, uma organização que apoia a comunidade criativa em projetos voltados a mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental, para entender os impactos ambientais produzidos pela Ice Watch e pensar medidas para minimizá-los.

ASSISTA AO VÍDEO: 

Frank Haugwitz and Jørgen Chemnitz/ Studio Olafur Eliasson

O lançamento da Ice Watch foi pensado para coincidir com a reunião de líderes mundiais na COP24, conferência sobre mudanças climáticas realizada em Katowice, na Polônia. O encontro segue o relatório publicado pelo IPCC — Intergovernmental Panel on Climate Change, em 8 de outubro de 2018, avisando que temos apenas 12 anos para limitar os piores efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Ice Watch Olafur Eliasson (Foto: Matt Alexander / PA Wire)

Serviço:
olafureliasson.net

Notas:
Minik Thorleif Rosing
Professor de geologia no Museu de História Natural da Dinamarca, na Universidade de Copenhague, ele participou da exploração geológica da Groenlândia.

Bloomberg Philanthropies
A Bloomberg Philanthropies trabalha em mais de 480 cidades, em mais de 120 países em todo o mundo, para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas-chave para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.

A Ice Watch coincide com uma série de eventos e intervenções da Bloomberg Philanthropies que pedem ações contra a mudança climática.

Ice Watch Olafur Eliasson (Foto: Matt Alexander / PA Wire)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arte descongelada...

Arte descongelada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clarissa Schneider
Colunista
Colunista

Formada em Belas Artes e Propaganda e Marketing, Clarissa trabalhou como redatora e diretora...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies