12.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Acabamentos em formas orgânicas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Tendências europeias para arquitetura e design de interiores em 2022

calendar-blank-line
12.01.2022
Separamos uma lista com algumas tendências para arquitetura e design de interiores que já estão em alta na Europa. Vem se inspirar com a gente em 2022!
minutos de leitura

Um novo ano, por sua própria natureza, geralmente transborda de otimismo e a promessa de novos começos. Depois de termos suportado coletivamente quase dois anos de tumulto com a pandemia, 2022 chegou, e nós separamos uma lista com as maiores tendências europeias da arquitetura e design para inspirar.

Produtos personalizados

O que vai acontecer no mercado do design é o que já está acontecendo na moda com a ideia das colaborações. Por exemplo, um jovem designer pode contribuir com suas ideias para uma grande marca trazendo mais variedades porque tudo será cada vez mais personalizado. 

As grandes empresas progressistas estarão ainda mais abertas à inovação, com uma interação cruzada que irá gerar curiosidade, empatia e abertura para testar e experimentar. 

Exemplo de colaboração de design: Ginori e Off-White™ (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Think Green

Mesmo antes dos bloqueios do COVID-19 fazerem com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa, estudos mostraram que a presença das plantas pode melhorar a concentração e reduzir os níveis de estresse, sem mencionar que melhoram a qualidade do ar interno. 

Em 2022, a tendência de arquitetura e design que encontra maneiras de trazer o ar livre para dentro das casas continuará ainda mais forte. 

Os princípios de design biofílico têm crescido constantemente em popularidade nos últimos anos. Grandes marcas europeias incluíram também vários tons de verde em suas listas de cores principais para 2022. 

Grandes estampas de flora e fauna serão opções populares para adicionar toques divertidos aos espaços em toda a casa, assim como os tons terrosos

arquitetura e design
As plantas dominaram os ambientes das casas e dos escritórios (Imagem cortesia: Arquiteta Gabriela Viero)
arquitetura e design
Tendência de arquitetura e design contempla plantas em casa (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Home office ou escritórios mais atrativos

A tendência do home office vem crescendo com o passar dos anos, mas não podemos esquecer que a nossa casa, um espaço de vivência, estará sempre em primeiro lugar. O local dedicado ao trabalho deve estar de acordo com o espaço que você precisa para executar as demandas necessárias. 

Porém, há quem valorize as idas ao escritório, a interação e a troca. Para isso, os ambientes de trabalho precisam tornar-se mais atraentes, os escritórios do futuro proporcionarão espaços para que os trabalhadores se sintam mais à vontade neles (leia aqui sobre as salas de descompressão).

Espaços dedicados ao home office e acabamentos em formas orgânicas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Materiais recuperados e valorização do artesanato

Buscaremos materiais mais naturais neste ano. Muitos designers afirmam que os materiais sustentáveis reinarão em 2022. Madeira recuperada e revestimentos que reproduzem os materiais naturais serão elementos populares tanto na arquitetura quanto no design de interiores. 

Essa tendência vem surgindo de forma gradual ao longo dos anos, com projetos inteligentes de reutilização adaptativa, que vão desde conversões até reformas.

É nítido também um número crescente de consumidores à procura de móveis e decorações vintage, antigos e feitos à mão para suas casas. Já que desacelerar deu às pessoas a oportunidade de explorar atividades práticas, como cerâmica, pintura e panificação.

Acabamentos arredondados em mobiliário

As ondulações têm aparecido muito em móveis, mas em 2022 provavelmente começaremos a vê-las também em trabalhos de marcenaria e detalhes em pedras. 

Além dos sofás com cantos suavizados e janelas ou portas em arco, podemos esperar um aumento nos elementos curvilíneos em toda a casa. Você pode seguir essa tendência incorporando detalhes estruturais circulares, como cantos, bancadas, mesas, cabeceiras de cama, mesas de centro e tapetes arredondados.

Acabamentos em formas orgânicas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

As curvas nem sempre precisam ser dramáticas. Formas confortáveis, curvilíneas e acolhedoras serão fundamentais, suaves para os olhos e as mãos, criando uma sensação de relaxamento.

Acabamentos em formas orgânicas (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Gostaram do post? Compartilhe com a gente quais dessas tendências europeias já são visíveis para você no ano de 2022! Feliz Ano Novo! 

LEIA TAMBÉM: Me is We: a tendência inclusiva de 2022 em 6 indicações culturais

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências europeias para arquitetura e desi...

Tendências europeias para arquitetura e design de interiores em 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies