Tendências europeias para arquitetura e design de interiores em 2022
Um novo ano, por sua própria natureza, geralmente transborda de otimismo e a promessa de novos começos. Depois de termos suportado coletivamente quase dois anos de tumulto com a pandemia, 2022 chegou, e nós separamos uma lista com as maiores tendências europeias da arquitetura e design para inspirar.
Produtos personalizados
O que vai acontecer no mercado do design é o que já está acontecendo na moda com a ideia das colaborações. Por exemplo, um jovem designer pode contribuir com suas ideias para uma grande marca trazendo mais variedades porque tudo será cada vez mais personalizado.
As grandes empresas progressistas estarão ainda mais abertas à inovação, com uma interação cruzada que irá gerar curiosidade, empatia e abertura para testar e experimentar.
Think Green
Mesmo antes dos bloqueios do COVID-19 fazerem com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa, estudos mostraram que a presença das plantas pode melhorar a concentração e reduzir os níveis de estresse, sem mencionar que melhoram a qualidade do ar interno.
Em 2022, a tendência de arquitetura e design que encontra maneiras de trazer o ar livre para dentro das casas continuará ainda mais forte.
Os princípios de design biofílico têm crescido constantemente em popularidade nos últimos anos. Grandes marcas europeias incluíram também vários tons de verde em suas listas de cores principais para 2022.
Grandes estampas de flora e fauna serão opções populares para adicionar toques divertidos aos espaços em toda a casa, assim como os tons terrosos.
Home office ou escritórios mais atrativos
A tendência do home office vem crescendo com o passar dos anos, mas não podemos esquecer que a nossa casa, um espaço de vivência, estará sempre em primeiro lugar. O local dedicado ao trabalho deve estar de acordo com o espaço que você precisa para executar as demandas necessárias.
Porém, há quem valorize as idas ao escritório, a interação e a troca. Para isso, os ambientes de trabalho precisam tornar-se mais atraentes, os escritórios do futuro proporcionarão espaços para que os trabalhadores se sintam mais à vontade neles (leia aqui sobre as salas de descompressão).
Materiais recuperados e valorização do artesanato
Buscaremos materiais mais naturais neste ano. Muitos designers afirmam que os materiais sustentáveis reinarão em 2022. Madeira recuperada e revestimentos que reproduzem os materiais naturais serão elementos populares tanto na arquitetura quanto no design de interiores.
Essa tendência vem surgindo de forma gradual ao longo dos anos, com projetos inteligentes de reutilização adaptativa, que vão desde conversões até reformas.
É nítido também um número crescente de consumidores à procura de móveis e decorações vintage, antigos e feitos à mão para suas casas. Já que desacelerar deu às pessoas a oportunidade de explorar atividades práticas, como cerâmica, pintura e panificação.
Acabamentos arredondados em mobiliário
As ondulações têm aparecido muito em móveis, mas em 2022 provavelmente começaremos a vê-las também em trabalhos de marcenaria e detalhes em pedras.
Além dos sofás com cantos suavizados e janelas ou portas em arco, podemos esperar um aumento nos elementos curvilíneos em toda a casa. Você pode seguir essa tendência incorporando detalhes estruturais circulares, como cantos, bancadas, mesas, cabeceiras de cama, mesas de centro e tapetes arredondados.
As curvas nem sempre precisam ser dramáticas. Formas confortáveis, curvilíneas e acolhedoras serão fundamentais, suaves para os olhos e as mãos, criando uma sensação de relaxamento.
Gostaram do post? Compartilhe com a gente quais dessas tendências europeias já são visíveis para você no ano de 2022! Feliz Ano Novo!
LEIA TAMBÉM: Me is We: a tendência inclusiva de 2022 em 6 indicações culturais