30.12.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura e design como ferramenta de inovação no varejo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.12.2019
Roteiro aponta 29 projetos que sinalizam a importância do campo da arquitetura e do design como diferenciação para o varejo físico.
minutos de leitura

Pela primeira vez em Florianópolis o campo da arquitetura e do design integra um evento de tecnologia e inovação para o varejo. Na 3ª edição do Inova+Ação: ideias que transformam, a organização percebeu a importância da disciplina como ferramenta essencial de diferenciação no mercado. “Não existe o varejo físico sem a visão correta de todos os atributos que compõem os aspectos visual e as experiências de uma loja considerando a iluminação, as cores, layout, vitrines”, diz Célio Salles, coordenador-geral do Inova+Ação e diretor de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).  

‘Como inovar em arquitetura e no design? Quais os caminhos e as oportunidades para alavancar seu negócio, produto, serviço ou marca a partir da arquitetura?’ foram perguntas que motivaram o convite à regional da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) para participar do projeto Inova+Ação, que pretende tirar os empresários da zona de conforto. “Queremos que o pequeno empresário do varejo entenda o ambiente de transformação que estamos passando”, afirma Salles. Por isso, o convite para a associação de arquitetos participar da programação com palestras sobre sustentabilidade, iluminação pensada para o varejo, arquitetura comercial e valorização de marca, além da curadoria de um roteiro com 29 projetos inovadores.

“Começou com um convite para desenvolver o roteiro e fomos ganhando espaço, acabamos entrando com conteúdo e montamos um stand no evento. Estamos vivendo um novo momento, com visões colaborativas e espaços diversificados, a arquitetura é fundamental para uma reflexão sobre o comportamento de consumo, nos locais de trabalho e pontos de venda”, afirma Carlos Lopes, presidente da AsBEA/SC. Para ele, a arquitetura oferece experiência ao usuário, item essencial hoje em dia: “No varejo, a tecnologia não vai acabar com os espaços físicos, no entanto é necessário se adequar às mudanças, e a boa arquitetura é fundamental para tornar os espaços mais inclusivos e atrativos”, diz o arquiteto.

Participar do Inova+Ação foi um passo importante para mostrar aos empresários a relevância do papel da arquitetura, do design e dos profissionais, na diferenciação dos seus negócios no que diz respeito às questões espaciais. Pela primeira vez, a arquitetura ganhou visibilidade entre as entidades participantes em um segmento que pouco inova. Reflexo disso pode ser percebido no Roteiro de Inovação em Arquitetura, publicação impressa com 29 projetos selecionados que está disponível em https://cdlflorianopolis.org.br/conteudo/roteiro-de-inovacao-361#.Xfl9utVKjIX

Andre Lima (Foto: Fernando Willadino)
Andrea Triana (Foto: Fernardo Willadino)
André Manara (Foto: Fernando Willadino)
Arquitetos Asbea (Foto: Fernardo Willadino)
Arquitetos Asbea (Foto: Fernardo Willadino)
Carlos Lopes (Foto: Fernando Willadino)
Celio Salles (Foto: Andre Miranda Fotografia)
Curadoria (Foto: divulgaçao)
Curadoria (Foto: divulgaçao)
Maiara Camillo (Foto: Fernardo Willadino)
Marina Makowiecky (Foto: Fernando Willadino)
Roteiro QR Code
Stand Asbea (Foto: Fernardo Willadino)

ROTEIRO

A primeira edição do Roteiro da Inovação em Arquitetura contempla 29 projetos selecionados pela comissão curatorial definida pela AsBEA/SC a partir de critérios que consideram as urgências da inovação em diversos campos. 

Durante a seleção dos cases inovadores, a equipe de curadores definiu que “inovação” em arquitetura está relacionada a projetos criativos que estabelecem uma relação com o espaço urbano e privilegiam a conexão com a cidade. A partir deste critério, procurou-se ser o mais abrangente possível em relação às categorias. No entanto, numa rápida análise, percebe-se que os mais arrojados são projetos arquitetônicos de bares e restaurantes, enquanto o comércio em geral de roupas, móveis, hospedagem, por exemplo, são menos atrativos e pouco ousam em seus espaços.

Os critérios adotados pela curadoria são: experiência do consumidor; relação com o entorno; conexão com a cidade; criatividade do projeto; design e experiência de marca; modelo de negócio; economia de recursos; uso diversificado e espaço compartilhado; e renovação dos espaços. Integraram o time curatorial os arquitetos André Lima, Giovani Bonetti e Tatiana Filomeno, a designer Maiara Camillo e a jornalista Simone Bobsin.

TOP DE MARKETING

O Inova + Ação teve cerca de 1,6 mil participantes nas trilhas do conhecimento para falar de empreendedorismo e inovação para o varejo. O evento foi um marco no ano de 2019 e consolidou a proposta de levar aos empresários uma visão abrangente e atualizada em relação ao seu negócio, a partir do entendimento de que a inovação é olhar as oportunidades e aproveitá-las e diz respeito mais ao estudo do comportamento do que à tecnologia. 

Não à toa, a CDL de Florianópolis foi contemplada na 34ª edição do Prêmio Top de Marketing e Vendas de 2019, ganhando na categoria Serviço com o case Inova+Ação: ideias que transformam.  Este projeto é realizado em parceria com Sebrae/SC Acif, ABComm/SC, Abrasel, Acate e Asbea/SC.

Inova + Ação 2020

Para o próximo ano, Célio Salles já sinalizou que a AsBEA/SC poderá ter sua própria trilha do conhecimento para falar de arquitetura voltada ao varejo. “A ideia é apresentar diversos cases rápidos de interesse tanto para o arquiteto como para o empresário que quer mais informação”, completa. 

COMISSÃO CURATORIAL

André Lima – Arquiteto e Urbanista com atuação nas diferentes escalas de projetos residenciais, comerciais e urbanos, há 19 anos sócio proprietário do Studio Methafora Arquitetura e Urbanismo.

Giovani Bonetti – Arquiteto e Urbanista, com experiência em projetos residenciais, comerciais, de edifícios e urbanos, sócio dos escritórios MARCHETTIBONETTI + e ARK7.

Maiara Camillo – Designer com Mestrado em Arquitetura, MBA em Marketing e pós em Design de Experiência. Atua como professora e pesquisadora de Experiência da Marca no Ponto de Vendas e como consultora de novos negócios do varejo.

Simone Bobsin – Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas, onde exerce curadoria de conteúdo e eventos, publisher na multiplataforma ArqSC.

Tatiana Filomeno – Arquiteta e Urbanista com Especialização em Arquitetura Sustentável e Bioclimática.  Sócia-proprietária do escritório AT Arquitetura. Presidente da AsBEA/SC nas gestões 2015/2018.


PROJETOS SELECIONADOS

BARES E RESTAURANTES

Caos
@avidaecaos
Autor: Emanuella Wojcikiewicz Studio
Proposta: bar no dia a dia e festas quando der na telha
Localização: Avenida Hercílio luz, 1364, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Caos (Foto: Mariana Boro)
Caos (Foto: Mariana Boro)

 

Citè Speakeasy Drink Club
@cite.speakeasy
Autor: autoria dos proprietários
Proposta: 1º bar secreto de Floripa, acesso com senha
Localização: Centro de Florianópolis
Fotografia: divulgação

Citè Speakeasy Drink Club (Foto: divulgação)
Citè Speakeasy Drink Club (Foto: divulgação)

 

Entreposto Alvez de Brito
@entrepostofloripa
Autor: Ricardo Barros Estúdio
Proposta: taproom da cervejaria Bruxa do Bosque
Localização: Rua Alves de Brito, 141, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Entreposto (Foto: Mariana Boro)
Entreposto (Foto: Mariana Boro)

 

Ferro – Gastrobar
@ferro.sc
Autor: 3P Studio | Arquitetura
Proposta: gastronomia com opção vegana, sommelier cervejeiro, casa adaptada com vários ambientes: gaiola, cafofo, varanda, cozinha aberta
Localização: Rua Jonas Alves Messina, 118, Santa Mônica – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Ferro (Foto: Mariana Boro)
Ferro (Foto: Mariana Boro)

 

Madalena Bar
@madalena.bar
Autor: Emanuella Wojcikiewicz Studio
Proposta: Madá, como é conhecido, é meio bar, meio rua, meio lugar pra dançar
Localização: Rua Victor Meirelles, Centro – Florianópolis
Fotografia: Fábio Puttini

Madalena (Foto: Fábio Puttini)
Madalena (Foto: Fábio Puttini)

 

No Class
@noclassbar
Autor: Emanuella Wojcikiewicz Studio
Proposta: drinks variados, conexão com a rua, cerveja gelada
Localização: Rua Victor Meirelles, 184, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

No Class (Foto: Mariana Boro)
No Class (Foto: Mariana Boro)

 

Pargus Seaside

@pargusfloripa
Autor: Studio Gabriel Bordin
Proposta: gastronomia, cozinha grega com ambiente pé na areia, música, sunset e baladas
Localização: Rod. Gilson da Costa Xavier, 98, Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis
Fotografia: Fábio Júnior Severo

Pargus (Foto: Fábio Junior Severo)
Pargus (Foto: Fábio Junior Severo)

Tralharia
@tralhariafloripa
Autor: Sandro Clemes Interiores | Design | Cenografia
Proposta: antiquário, café, bar, pequenos eventos, exposições, pioneiro na retomada da ocupação do Centro Leste
Localização: Nunes Machado, 104, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Tralharia (Foto: Mariana Boro)
Tralharia (Foto: Mariana Boro)


CAFÉ

Café Cultura – Lagoa da Conceição
@cafecultura
Autor: Arquiteto Darley Voltolini
Proposta: franquia de cafeteria
Localização: Florianópolis
Fotografia: Michel Téo Sin

Café Cultura (Foto: Michel-Téo-Sin)
Café Cultura (Foto: Michel-Téo-Sin)

Leve Cafeína
@leve_cafeina
Autor: Júlia da Rocha Arquitetura
Proposta: cafés especiais e torra fresca e cacaus especiais
Localização: Rua Felipe Schmidt, 338, Centro – Florianópolis
Fotografia: divulgação

Leve Cafeina (Foto: divulgação)
Leve Cafeína (Foto: divulgação)


COSMÉTICO

Granado Pharmácias
@granadopharmacias
Autor: arquiteto Jorge Nascimento
Proposta: botica mais tradicional do Brasil, desde 1870
Localização: Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, 2468, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Granado (Foto: Mariana Boro)
Granado (Foto: Mariana Boro)



COWORKING


A Fábrica Working Bar
@afabricaworkingbar
Autor: 3P Studio | Arquitetura
Proposta: coworking, tap bar, café
Localização: Travessa Albertina Ganzo 33, Centro – Florianópolis
Fotografia: Rafael Ribeiro

A Fabrika (Foto: Rafael Ribeiro)
A Fabrika (Foto: Rafael Ribeiro)

Centro de Inovação Acate – Primavera
@acate.sc
Autor: Guilherme Moki Arquitetura
Proposta: reúne empresas de tecnologia + espaços compartilhados
Localização: Rod. José Carlos Daux – SC 401, 4120 – km 4, Bairro Saco Grande – Florianópolis
Fotografia: Fernando Willadino

Acate (Foto: Fernando Willadino)
Acate (Foto: Fernando Willadino)

 

HOSPEDAGEM


Casa Quatro Oito
@casaquatrooito
Autor: Arte Arquitetura (arquitetônico) + Felipe Morozini (direção criativa interiores)
Proposta: hotelaria, arte, drinks, encontros, Galeria Pedra
Localização: Rua João Henrique Gonçalves, 1005, Cantos dos Araças – Florianópolis
Fotografia: Tiago Azzi

Casa Quatro Oito (Foto: Tiago Azzi)
Casa Quatro Oito (Foto: Tiago Azzi)

Innbox Hostel
@innboxhostels
Autores: Studio Catarina
Proposta: experiência de hospedagem
Localização: Rua Saldanha Marinho, 53, Centro – Florianópolis
Fotografia: José Luiz Somensi

Innbox Hostels (Foto: José Luiz Somensi)
Innbox Hostels (Foto: José Luiz Somensi)

ESPAÇO PET

Nature Pet Village 
@naturepetvillage
Autor: Ghiorzi Tavares Arquitetura
Proposta: serviços para animais de estimação + encontros
Localização: Rua Vera Linhares de Andrade, 2764, Córrego Grande – Florianópolis
Fotografia: Sabrina Nas

Nature Pet Village (Foto: Sabrina Nas)
Nature Pet Village (Foto: Sabrina Nas)

ESPORTE BAR

Casa Flutuar
@casaflutuarfloripa
Proposta: bar, skate, surf, arte, gastronomia
Localização: Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3078 – Rio Tavares – Florianópolis
Fotografia: divulgação

Casa Flutar (Foto: divulgação)
Casa Flutar (Foto: divulgação)

 

MERCADO MISTO

Iguarias Conceito
@iguariasconceito
Autor: Prumo Arquitetura e Interiores
Proposta: espaço gastronômico com boxes de gastronomia, empório, yoga, música ao vivo
Localização: Rua Esteves Júnior, 734, Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Iguarias (Foto: Mariana Boro)
Iguarias (Foto: Mariana Boro)

 

Mercado São Jorge
@mercadosaojorge
Autor: Pimont Arquitetura
Proposta: hortifruti de orgânicos, restaurante, lojas, café
Localização: Rua Brejaúna, 43, Itacorubi – Florianópolis
Fotografia: Pedro Caetano

Mercado São Jorge (Foto: Pedro Caetano)
Mercado São Jorge (Foto: Pedro Caetano)

MÓVEIS E OBJETOS

Casa Mind Floripa
@casamindfloripa
Autor: arquiteta Ana Couto
Proposta: guideshop de design e decoração, oferece consultoria personalizada
Localização: Rua Maestro Tullo Cavalazzi, Centro, Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Casa Mind (Foto: Mariana Boro)
Casa Mind (Foto: Mariana Boro)

 

Vecchio Design
@vecchiodesign
Autor: arquiteta Larissa Gransotto e designer Laura Gransotto
Proposta: porcelana e cristais, encontros para degustação de chá
Localização: Rod. SC-401, Km 05, 4850 – Saco Grande, Florianópolis
Fotografia: Vítor Furtado de Mendonça

Vecchio Design (Foto: Vítor Furtado de Mendonça)
Vecchio Design (Foto: Vítor Furtado de Mendonça)

ROUPAS E ACESSÓRIOS

BK Concept Store
@bkconceptstore
Autor: Karla Silva Décor
Proposta: curadoria de marcas brasileiras e locais independentes Localização: Rua Vítor Konder, 262 – Centro – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

BK Concept Store (Foto: Mariana Boro)
BK Concept Store (Foto: Mariana Boro)

Black Buffalo Studio
@blackbuffalostudio
Autor: Sandro Clemes | Interiores | Design | Cenografia
Proposta: estúdio coletivo e colaborativo, que reúne marcas de designers brasileiros
Localização: Rua Lauro Linhares, 2123, SL, loja 41, Trindade – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Black Buffalo (Foto: Mariana Boro)
Black Buffalo (Foto: Mariana Boro)

SALÃO E BARBEARIA

Galeria Bruna K
@galeriabrunak
Autor: 3P Studio | Arquitetura
Proposta: ambiente de beleza
Localização: Rod. José Carlos Daux, 5025b, Saco Grande – Florianópolis
Fotografia: Rafael Ribeiro

Galeria Bruna K (Foto: Rafael Ribeiro)
Galeria Bruna K (Foto: Rafael Ribeiro)

Homero Barbearia
@homerobarbearia
Autor: Freguesia.co Arquitetura
Proposta: conversa, cabelo e bigode, os clássicos da barbearia revisitados
Localização: Rua General Liberato Bittencourt, 1749, Estreito – Florianópolis
Fotografia: José Luiz Somensi

Homero Barbearia (Foto: José Luiz Somensi)
Homero Barbearia (Foto: José Luiz Somensi)


SHOPPING ABERTO

Nomad Mercado
@nomadmercado
Autores – designers idealizadoras do projeto Carolina Toledamo e Laura Pereira
Proposta: mercado itinerante com curadoria das idealizadoras, para trocas conscientes, acesso a marcas independentes, cenografia planejada, mobiliário exclusivo, consultoria aos artesãos e artistas

  • Evento efêmero e itinerante 

Fotografia: divulgação

Nømad Mercado (Foto: divulgação)
Nømad Mercado (Foto: divulgação)

Multi Open Shopping
@multiopenshoppingoffices
Autor: espaço térreo JA8 Arquitetura e Paisagem
Proposta: mall aberto com diversidade de uso e eventos
Localização: Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio Tavares – Florianópolis
Fotografia Mariana Boro

Multi Open (Foto: Mariana Boro)
Multi Open (Foto: Mariana Boro)

TATUAGEM


Milk Ink
@milkinktattoo
Autor: Emanuella Wojcikiewicz Studio
Proposta: estúdio de tatuagem, de arte, com vários espaços compartilhados para diferentes artistas
Localização: Rua Professora Enoé Schutel, 58, Trindade – Florianópolis
Fotografia: Mariana Boro

Milk (Foto: Mariana Boro)
Milk (Foto: Mariana Boro)

WINE STORE

Santa Adega
@santaadega
Autor:  +2 Arquitetura
Proposta: loja com mais de 800 rótulos + escola de vinho
Localização: Rua Altamiro Guimarães, 270, Centro – Florianópolis
Fotografia: Lio Simas

Santa Adega (Foto: Lio Simas)
Santa Adega (Foto: Lio Simas)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura e design como ferramenta de inova...

Arquitetura e design como ferramenta de inovação no varejo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies