10.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Em Barcelona, não esqueça de olhar para cima!

calendar-blank-line
10.05.2021
Em tempos de pandemia, dá para conhecer a arquitetura de Barcelona caminhando pelas ruas da cidade e descobrir lugares mágicos.
minutos de leitura

Não há nada mais agradável que caminhar pelas ruas da capital da Catalunha. Perder-se nas ruelas antigas e descobrir lugares mágicos. A cidade está cheia de edifícios históricos e patrimônios culturais. Portanto, nunca se esqueça de olhar para cima para conferir essas obras-primas da arquitetura de Barcelona.

O sucesso da arquitetura de Barcelona não se deve somente ao Gaudí, mas também pela variedade de edifícios esculturais, novos e antigos, de diferentes épocas da história e diversas manifestações arquitetônicas. A maioria dos edifícios são tradicionais da arquitetura gótica catalã, porém também observamos uma série de edifícios vindos do modernismo, curvas e inspirações na natureza enquadrando-se na manifestação Art Nouveau e também edifícios ultracontemporâneos, que são resultado de que a cidade está em constante evolução.

Arquitetura de Barcelona
Fachadas da arquitetura gótica pela cidade de Barcelona (Foto: Barbara Cassou)

arquitetura de Barcelona
Fachada da La Pedrera projetada por Gaudi (Foto: Barbara Cassou)

Os mais famosos edifícios, que são pontos turísticos e patrimônios culturais da cidade, foram projetados por Antoni Gaudí, como a famosa Sagrada Família, a Casa Batlló e a La Pedrera. Porém, observamos também vários outros edifícios icônicos pelas principais ruas da cidade: Diagonal, Gran Via e Passeig de Gracia.

Especialmente a quadra onde está localizada a Casa Batlló, chama-se "La Manzana de la discordia" (manzana significa quadra em espanhol). Trata-se de um conjunto de casas na rua Passeig de Garcia (entre as ruas Concell de Cent e Aragó) reconhecidas internacionalmente pelas suas arquiteturas vindas do modernismo catalão. A quadra possui este nome por causa da rivalidade entre os arquitetos que projetaram os edifícios ali. Eles pertenciam a famílias muito ricas que contratavam jovens arquitetos para projetar casas especiais, uma delas é a Casa Batlló, projetada por Antoni Gaudi.

Arquitetura de Barcelona
Fachada da Cada Lleó Morera e Casa Batlló, localizadas na "Manzana de la discórdia" (Foto: Barbara Cassou)

Já no Bairro Gótico, os edifícios são mais antigos, em tons escuros e ruas apertadas. A cidade nasceu nesta região, sendo considerada, portanto, a parte mais antiga da arquitetura de Barcelona ainda preservada.

Na Gran Via, grande rua que corta a cidade de lado a lado é possível ver a variedade de edifícios de diferentes épocas através das fachadas, algumas contendo vitrais modernos e geométricos, outros incluindo curvas Art Nouveau, alguns contendo traços neoclássicos e outros completamente góticos.

Arquitetura de Barcelona
Traços da Art Nouveau e sacadas de todos os tipos estão presentes nas fachadas pela cidade (Foto: Barbara Cassou) 

Os contemporâneos na arquitetura de Barcelona

Já o Poblenou, um bairro mais industrial e novo da cidade, abriga uma variedade de edifícios mais contemporâneos e icônicos. Abusam de cores, tecnologias de construções atuais, luzes e formas inusitadas.

Arquitetura de Barcelona
Fachadas contemporâneas de Barcelona. A primeira projetada por Toyo Ito e a segunda por CDB Arquitectura (Foto: Barbara Cassou)

Diferentes cores, formas, sejam elas orgânicas ou geométricas, mistura de materiais, ornamentos, decorações, e os mais diversos tipos de sacadas fazem da arquitetura da cidade uma mescla única.

Arquitetura de Barcelona
Vidros retos ou trabalhados fazem as composições das fachadas de Barcelona (Foto: Barbara Cassou)

A arquitetura de Barcelona é muito mais que somente os edifícios de Gaudí. É uma mescla de diferentes tempos, manifestações artísticas e arquitetônicas que estão em constante evolução. É uma cidade que guarda e mantém sua história e arquitetura passada a sete chaves, porém não deixa de inovar e projetar uma arquitetura contemporânea atual. Ambas em perfeita harmonia.

Portanto, para os amantes da arquitetura: ao perder-se pelas ruas de Barcelona, não esqueça de olhar para cima! Você terá uma aula ao vivo sobre história da arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Em Barcelona, não esqueça de olhar para cim...

Em Barcelona, não esqueça de olhar para cima!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies