Arquitetos contam como usam tecnologias em 3D para criar projetos hiper-realistas
O layout dos projetos é basicamente a organização das ideias, a composição dos cômodos, incorporando o mobiliário, iluminação e revestimentos, por exemplo. Por isso, cada vez mais, arquitetos, designers de interiores e engenheiros fazem uso de softwares que permitem projetar em 3D e deixar as imagens hiper-realistas. Esse processo garante agilidade nas etapas seguintes, pois facilita a compreensão dos clientes já que disponibiliza uma visão harmônica e organizada dos ambientes.
O arquiteto mineiro Gustavo Lelis conta que as apresentações em três dimensões são importantes para expressar de forma realista o ambiente. O profissional explica também que, pelo fato de existir variedades de estampas, cores e formatos nos revestimentos, pelos desenhos os clientes conseguem ver e opinar melhor para configurar o projeto ao seu estilo. “O programa em 3D é uma ferramenta de confirmação de que sua ideia de projeto está no caminho certo. É mais convincente. Chega a ser emocionante quando você vê o impacto que causa no cliente e o resultado final é fiel ao virtual”, explica.
A paixão pela profissão veio cedo. Aos 16 anos, ele começou a trabalhar na área e a experiência trouxe a confirmação do que almejava para o futuro. “Sempre gostei de criar. Já admirava as diferentes formas concebidas por grandes arquitetos e com os estudos, fui entrando na essência do que é a arquitetura, que vai além de simplesmente projetar. É viver, imaginar, sentir o espaço”, declara.
Em um projeto realizado na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, Gustavo - especificador da Portobello Shop Ipatinga-, faz questão de enfatizar que a cliente já tinha um bom gosto e ao contratar um arquiteto, ela fez com que o casamento fosse perfeito. O desejo era por espaços claros e com muita sofisticação. A obra está em seus últimos detalhes: “Às vezes o cliente já chega com uma ideia pré-definida do que quer, e como ele já tem isso em mente, quando você mostra o projeto em 3D, e que foge do ideal do cliente, ele até esquece do que queria e aposta no seu trabalho”.
A reforma de um apartamento de 130m² pertence a uma família de quatro pessoas. Além do pedido por um ambiente clean, a família almejava um espaço gourmet funcional, mas que não perdesse a elegância. Então, antes, o que era considerado apenas um local de trabalho, hoje é o centro da casa. “Antes de tudo tem que ser funcional, ter tudo o que o cliente deseja para cozinha e para preparar as refeições. Os mobiliários, eletrodomésticos e utensílios, em geral são importantes na hora de projetar, pois há modelos e marcas variadas e são basicamente eles que definem os espaços na cozinha”, pondera Gustavo.
Veja mais imagens do apartamento em 3D, abaixo:
Outro arquiteto que faz uso da tecnologia em 3D para criar imagens de ambientes hiper-realistas é o paulista Reinaldo Almeida Lopes. Ele conta que foi daquelas crianças que sempre recebia elogios nos desenhos que fazia. Quando adolescente, na hora de escolher a profissão, ao mesmo tempo que adorava matemática e física, também gostava muito de história e geografia, então procurou algo que aliasse a técnica e a arte. Fã da arquitetura atual e atemporal de Frank Lloyd Wright, Reinaldo considera a tecnologia digital uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Para ele, é a chamada Revolução Digital. “Costumo dizer que eu e minha geração de arquitetos somos privilegiados porque participamos de toda a transição e, ainda hoje, sabemos desenhar à mão livre”, pondera.
Lopes - especificador da Portobello Shop Mooca -, reforça que, atualmente, por meio dos computadores, que possuem uma incrível capacidade de processamento, é possível desenhar o resultado final em 3D com o máximo de perfeição, algumas vezes sendo difícil distinguir o desenho de uma fotografia, tal o nível de qualidade e evolução tecnológica. “Tanto para nós arquitetos como para os clientes, os projetos em 3D são perfeitos para que de um lado possamos apresentar exatamente o que projetamos e imaginamos e do outro o cliente compreenda com exatidão como ficará o espaço e o resultado final”, esclarece.
Num projeto assinado pelo profissional, no bairro Perdizes em São Paulo, a reforma da cozinha está em fase de andamento. O desejo do casal era modernizar o ambiente e incorporar a tonalidade cinza no espaço. “Projetei esta cozinha, usando apenas tons de cinza, tanto nos revestimentos de paredes, pisos, bancadas e nichos em porcelanato, como nos mobiliários. Falando assim, poderíamos até imaginar um espaço frio e com poucas possibilidades, mas observando a imagem criada dá para perceber o resultado. Trabalhamos as diferentes texturas, formas, tons e claro, tudo isso bem valorizado pelo sistema de iluminação por LED, que foi projetado de formas diferentes em cada situação valorizando os materiais nas suas qualidades mais evidentes”, completa Reinaldo.
Incrível como os projetos em 3D se tornaram aliados na composição de ambientes desses arquitetos. E você? Também utiliza a tecnologia na sua profissão? Veja como é fácil criar o perfil e incluir seus projetos tridimensionais aqui no Archtrends! Ah, e confira mais imagens virtuais em nosso site; até a próxima!
Ok preciso de serviços
Sou o proprietário da obra e estou muito satisfeito com o trabalho do Reinaldo, pois conseguiu captar plenamete a nossa expectativa, elaborando um projeto clean, funcional sem abrir mão da beleza
Olá Claudio!
Ficamos muito contentes pelo seu comentário! Somos fãs do trabalho do Reinaldo e a sua obra ficou incrível!
Continue nos acompanhando!
Abraços,
Equipe Archtrends
Olá, Jonildo,
Para todas as informações técnica, recomendamos você falar com um dos consultores das lojas Portobello: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
Lá também possui um número geral de SAC.
Forte abraço,
Equipe Archtrends Portobello