Estilo carioca por Rafael Ramos
Moderno, aconchegante e carioquíssimo. Esse apartamento de 170 m², com projeto do escritório Rafael Ramos Arquitetura e Interiores, foi todo reformado para um jovem casal e seu bebê em um edifício no Leme, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O prédio é dos anos 1960 e essa unidade, até então, nunca havia passado por reformas.
Uma das principais marcas do estilo, conta o arquiteto à frente do projeto, Rafael Ramos, é o carioquês salpicado nas referências modernistas, além do toque industrial, que lhe confere roupagem contemporânea.
“O carioca tem a alma mais versátil, despojada”, disse. “No apartamento, a sala de estar está misturada com cozinha, e a cozinha com a sala de jantar. Ele remete a elementos icônicos da arquitetura modernista dos anos 60, mesma época em que o prédio foi entregue. É contemporâneo, mas levemente industrial e extremamente carioca”.
Ele conta que, após a aquisição do imóvel, os clientes buscavam um arquiteto com experiência em apartamentos antigos. Além da segurança para tocar uma obra com possíveis mudanças de layout, era importante achar alguém que pudesse preservar características originais do lugar, como o piso de taco, que passou por restauração.
“Fizemos muitas reformas em imóveis dos anos 1950 e 1960, e fomos escolhidos pela nossa marca, o uso de madeira, concreto, uma linguagem industrial mais leve, contemporânea e atemporal”, disse Rafael. “Tinha que ser um arquiteto que soubesse lidar com processo de restauro de taco, para clareamento, que soubesse resolver mudanças de parede, demolição e construção, e nosso portfólio tem bastante imóvel antigo. Por isso, eles se identificaram”.
Outra característica do projeto foi a paleta de cores alegres, que conta com tons claros de verde, além do branco, creme, madeira quente e o cinza. O quarto do bebê, diferentemente de todos os outros ambientes, ganhou detalhes em azul.
“Tivemos que trabalhar com madeira nos móveis, na marcenaria, e eles queriam algo mais personalizado, uma cor que trouxesse vida e alegria ao projeto, já que estão num momento de muita felicidade com a chegada do primeiro filho, hoje com um ano”, disse.
Outra escolha do profissional, em acordo com os donos do imóvel, foi o uso de revestimentos Portobello em diferentes pontos da casa, todos adquiridos na Portobello Shop Botafogo.
No piso da cozinha, eles optaram por porcelanato cinza da linha Brasília, da Portobello. No banheiro social, também escolheram revestimentos acinzentados da marca. “As paredes são Gouache, em verde, para conversar com o verde da cozinha”, disse Rafael.
“Utilizei o Gouache também para fazer um nicho no banheiro. Não fiz de mármore, mas com porcelanato da Portobello. Se eu escolhesse uma outra marca, na hora de eu passar a máquina para fazer esse detalhe ele iria craquelar e quebrar”.
No banheiro do casal, na suíte master, o arquiteto optou pelo uso do porcelanato Onyx Unique. O espaço tem um spa interno, com uma área reservada para banheira e chuveiro.
“Por ser uma linha mais clássica, marmorizada, mas com poucas veias, bem neutra, trouxe uma linguagem clean e elegante”, disse. “No piso, temos o Onyx Unique natural, para não escorregar, e, nas paredes, a mesma superfície só que polida, para acabamento mais sofisticado”.