01.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
arquitetura de Rafael Ramos
Próximo ao mar, apartamento carioca passou por reforma conduzida pelo escritório Rafael Ramos Arquitetura e Interiores (foto: Luiza Schreier)

Estilo carioca por Rafael Ramos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.11.2022
Com 170m² e situado no Leme, apartamento tem projeto contemporâneo, levemente industrial e extremamente carioca
minutos de leitura

Moderno, aconchegante e carioquíssimo. Esse apartamento de 170 m², com projeto do escritório Rafael Ramos Arquitetura e Interiores, foi todo reformado para um jovem casal e seu bebê em um edifício no Leme, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O prédio é dos anos 1960 e essa unidade, até então, nunca havia passado por reformas.

Uma das principais marcas do estilo, conta o arquiteto à frente do projeto, Rafael Ramos, é o carioquês salpicado nas referências modernistas, além do toque industrial, que lhe confere roupagem contemporânea. 

Arquiteto Rafael Ramos
Arquiteto Rafael Ramos assina projeto de apartamento carioca no Leme, cheio de referências modernistas e industriais (Crédito: @brescianiportrait @obarraestudio)

“O carioca tem a alma mais versátil, despojada”, disse. “No apartamento, a sala de estar está misturada com cozinha, e a cozinha com a sala de jantar. Ele remete a elementos icônicos da arquitetura modernista dos anos 60, mesma época em que o prédio foi entregue. É contemporâneo, mas levemente industrial e extremamente carioca”.

Ele conta que, após a aquisição do imóvel, os clientes buscavam um arquiteto com experiência em apartamentos antigos. Além da segurança para tocar uma obra com possíveis mudanças de layout, era importante achar alguém que pudesse preservar características originais do lugar, como o piso de taco, que passou por restauração. 

“Fizemos muitas reformas em imóveis dos anos 1950 e 1960, e fomos escolhidos pela nossa marca, o uso de madeira, concreto, uma linguagem industrial mais leve, contemporânea e atemporal”, disse Rafael. “Tinha que ser um arquiteto que soubesse lidar com processo de restauro de taco, para clareamento, que soubesse resolver mudanças de parede, demolição e construção, e nosso portfólio tem bastante imóvel antigo. Por isso, eles se identificaram”.

verde e madeira na cozinha
Apartamento ganhou paleta de cores alegre e de tons suaves (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)
armário verde na cozinha
Piso da cozinha é da linha Brasília da Portobello (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)

Outra característica do projeto foi a paleta de cores alegres, que conta com tons claros de verde, além do branco, creme, madeira quente e o cinza. O quarto do bebê, diferentemente de todos os outros ambientes, ganhou detalhes em azul.

“Tivemos que trabalhar com madeira nos móveis, na marcenaria, e eles queriam algo mais personalizado, uma cor que trouxesse vida e alegria ao projeto, já que estão num momento de muita felicidade com a chegada do primeiro filho, hoje com um ano”, disse.

Sala de jantar com madeira
Sala de jantar tem forte presença de madeira - uma preferência dos clientes (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)
Quarto do bebê tem o azul em sua paleta de cores
Quarto do bebê tem o azul em sua paleta de cores (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)
Suíte master com marcenaria do escritório de Rafael Ramos
Suíte master, como o resto do apartamento, contou com marcenaria do escritório de Rafael Ramos (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)

Outra escolha do profissional, em acordo com os donos do imóvel, foi o uso de revestimentos Portobello em diferentes pontos da casa, todos adquiridos na Portobello Shop Botafogo.

No piso da cozinha, eles optaram por porcelanato cinza da linha Brasília, da Portobello. No banheiro social, também escolheram revestimentos acinzentados da marca. “As paredes são Gouache, em verde, para conversar com o verde da cozinha”, disse Rafael.

banheiro com azulejo verde claro
Banheiro tem revestimento Gouache, da Portobello, nas paredes (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)
azulejo verde claro na parede do banheiro
Banheiro tem revestimento Gouache, da Portobello, nas paredes (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)

“Utilizei o Gouache também para fazer um nicho no banheiro. Não fiz de mármore, mas com porcelanato da Portobello. Se eu escolhesse uma outra marca, na hora de eu passar a máquina para fazer esse detalhe ele iria craquelar e quebrar”.

suíte master tem spa
Banheiro da suíte master tem spa e conta com linha Onyx Unique, da Portobello (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)
banheiro com  Onyx
No piso, o arquiteto usou peça da linha Onyx Unique natural, para não causar escorregamentos (Crédito: Luiza Schreier / @luizaschreier.archphoto)

No banheiro do casal, na suíte master, o arquiteto optou pelo uso do porcelanato Onyx Unique. O espaço tem um spa interno, com uma área reservada para banheira e chuveiro. 

“Por ser uma linha mais clássica, marmorizada, mas com poucas veias, bem neutra, trouxe uma linguagem clean e elegante”, disse. “No piso, temos o Onyx Unique natural, para não escorregar, e, nas paredes, a mesma superfície só que polida, para acabamento mais sofisticado”.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Estilo carioca por Rafael Ramos...

Estilo carioca por Rafael Ramos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies