23.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Vida confortável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.07.2021
Basta olhar para a residência projetada pela arquiteta Bruna Jany para perceber que seu foco é o bem-estar.
minutos de leitura

Revestimentos escolhidos para promover tanto a praticidade quanto a beleza, como o porcelanato, configuram os espaços amplos e ainda contribuem para o uso racional de recursos da natureza. Ventilação cruzada e iluminação natural são outros itens de sustentabilidade, reduzindo a necessidade de uso de energia elétrica. Tudo somado ao décor de tons neutros, contudo não muito claros, compõem a paleta cromática em harmonia com a superfícies da escada e das paredes da residência. 

arquiteta Bruna Jany
Combinação de materiais e texturas marcam o hall de entrada da casa (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
arquiteta Bruna Jany
Panos de vidro unem-se às aberturas para trazer iluminação natural e ventilação cruzada à área social que tem ambiente de estar com lareira (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

– O projeto aproveita o terreno em leque, a casa se espalha e se acomoda nele, bem elevado da rua, criando um acesso escalonado e valorizado. Também a combinação de materiais e a volumetria do telhado são pontos altos deste trabalho – diz sobre a morada na Zona Sul de Porto Alegre a arquiteta Bruna Charak Jany, profissional destaque de 2020 da Portobello Shop Nilo Peçanha.

arquiteta Bruna Jany
Arquiteta Bruna Jany tem experiência em arquitetura e interiores (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Os amplos ambientes integrados e a área de lazer voltada para a piscina acompanham a escala da morada, com cerca de 520 metros quadrados construídos em terreno de aproximadamente 1,8 metros quadrados. A planta e o layout preparam o espaço para quando a família aumentar. Nesse ponto, a escolha dos revestimentos certos é fundamental para o casal com um filho pequeno e um pet.

arquiteta Bruna Jany
Ambientes integrados conectam interior e exterior na área de lazer (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
O estar externo proporciona uma experiência intermediária como mais um recurso de conforto (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Bruna ressalta que “os produtos Portobello foram escolhidos primeiramente pela qualidade e depois tanto pela possibilidade de usar o mesmo produto interna e externamente com textura adequada quanto pela variedade de opções”. A arquiteta até estreou alguns produtos neste projeto:

arquiteta Bruna Jany
Banheiro da piscina tem o colorido da natureza nos revestimentos (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
arquiteta Bruna Jany
O lavabo tira partido das texturas nas superfícies (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

– Eu nunca tinha usado o Casablanca (escolhi o Riviera 12,5x12,5), que acho um produto lindo (o banheiro da piscina/churrasqueira ficou ótimo!) e o Tangram (Branco, 20x20), responsável pelo efeito de relevo sensacional no lavabo graças à variação de três tipos de textura.

arquiteta Bruna Jany
Piso térreo na área da churrasqueira mostra que tanto no interior quanto no exterior da casa é criado um prolongamento visual em todo o pavimento pelo recurso de uso do mesmo material (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
No quarto infantil, o piso acompanha o do pavimento superior (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

A arquiteta investiu ainda no uso de Superquadra Zinco 120x120 no piso térreo, o mesmo da área externa, criando um prolongamento que gera amplitude visual. Para o piso do segundo pavimento, um setor da casa que pede mais calor, a escolha foi o Pau Brasil Natural 20x120. O porcelanato, ressalta Bruna, tem entre suas vantagens a praticidade de limpeza, desfrutada tanto na área social quanto na íntima.

Banho do casal há combinação entre revestimentos (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
Banheiro da segunda suíte tem o predomínio do tom claro (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

No banho do casal, a composição das superfícies foi criada com Beige Versailles 60x120, da Linha Timeless, combinado a Mosaico Ripa 30x120. E, na segunda suíte da casa, o Cetim Bianco 30x90, da Linha White Home, e o Vic Cristal de mesma medida, da linha Ms. Barcelona, entraram em sintonia com o revestimento Pau Brasil 20x120

Já no outro extremo, o banheiro da piscina recebeu o sempre lindo Concretissyma Match Off White 60x120 e o Casablanca 12,5x12,5. Já a própria piscina exibe o Barlavento Caribbean 15x15.

A escala da piscina acompanha a da casa, com revestimento que embeleza a estrutura (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Integração

Postas de correr criam proposta ora totalmente unificada, ora setorizada, conforme a planta avança em direção ao exterior. Toda a área social, com estar, jantar e hall são integrados, possibilitando a vista total até o pátio, passando pela churrasqueira. 

Portas abertas mostram o piso monocromático de todo o pavimento (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
Veja as possibilidades de fechamento dos ambientes nesta imagem com o conjunto de mesa e cadeira de jantar em primeiro plano, demarcado por uma luminária pendente, e a cozinha ao fundo (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
Da cozinha, quando aberta, é possível avistar até o hall (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

“A cozinha fica em frente ao jantar, mas os clientes quiseram ter portas de correr para que seja fechada, se necessário”, conforme Bruna. E uma grande porta integra ou separa a área da churrasqueira e do jantar com a varanda externa. Essa esquadria, de vidro, pode ser totalmente aberta no verão, “como se o ambiente virasse um quiosque aberto”.

Entre as portas de correr, uma de vidro protege das intempéries sem bloquear a vista (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Para chegar a um bom resultado, os arquitetura, interior e exterior precisam estar conectados do mesmo modo que as profissionais envolvidas. Bruna projetou na sequência do interior um estar sob um pergolado ripado para a família desfrutar do sol da manhã, integrado ao pátio. 

Pergolado promove sombra para momentos de relax e convívio (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

E o detalhamento da piscina, retangular e ampla, esteve a cargo da arquiteta Christine Loro, autora do projeto paisagístico pelo seu escritório, Loro Arquitetura e Paisagismo. Já havia árvores de grande porte preexistentes, do paisagismo do condomínio, e Christine conta que adotou essas espécies e pensou então no jardim como um todo, integrado com o urbanismo do local. 

 A piscina na sequência da casa se estende de uma extremidade a outra da construção (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)
O paisagismo pinta de verde a entrada da residência (Crédito: Claudio Fonseca, divulgação)

Assim, a arquiteta Bruna Jany entregou um projeto completo, com “muito aconchego”, a cara do seu escritório:

– Os clientes que me procuram querem uma casa para se sentir bem, à vontade, com conforto e sem “luxo” – afirma a arquiteta com 20 anos de formada que gerencia a equipe do Bruna Charak Jany Arquitetura hoje trabalhando em home office nos vários projetos de arquitetura, interiores com bastante participação de reformas no portfólio. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vida confortável...

Vida confortável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleone Prestes
Colunista
Colunista

Especializada em conteúdos de arquitetura, design e arte, cobre as principais feiras nacionais e...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies