Seja em apartamento ou casa, em ambiente interno ou externo, a área de churrasco é o lugar perfeito para reunir família e amigos. Afinal, permite relaxar, conversar, preparar aperitivos, pratos e aproveitar o tempo livre.
Melhor ainda é quando a área de churrasco é revestida com porcelanato Portobello. Isso porque, além de bonito, o material é fácil de limpar, absorve pouca água, possui alta resistência e durabilidade e está disponível em vários modelos para você escolher o que mais combina com seu lar!
Tipos de porcelanatos para área de churrasco
Existem diversos modelos de porcelanato, por isso é preciso analisá-los antes de escolher a melhor opção para a sua área de churrasco. O porcelanato acetinado, por exemplo, não pode ser usado em espaços externos, mas sim em áreas externas cobertas. Esse modelo de porcelanato é menos suscetível a manchas, já que possui um acabamento com menos brilho.
Além disso, a peça não é escorregadia, tornando-se uma ótima alternativa para modelos de área de churrasco que ficam perto da piscina. Outra vantagem é que é muito fácil de limpar porcelanato: basta usar água e detergente neutro para devolver o tom e a beleza naturais.
O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte na superfície. Ele pode ser com ou sem brilho, liso ou áspero. O modelo áspero, inclusive, é ideal para dar resistência ao escorregamento para áreas externas.
Como todo porcelanato, ele também tem baixa absorção de água, o que confere praticidade e economia, já que não é preciso fazer a impermeabilização nos ambientes externos. Vale ressaltar que o acetinado e esmaltado podem ser o mesmo produto. Existem no mercado porcelanato técnico e esmaltado. Os dois podem ter acabamento polido, natural (acetinado), ext, super ext. Quanto à limpeza, também é fácil: basta usar um pano úmido.
Em geral, os tipos de porcelanatos exigem cuidados básicos simples. É preciso fazer uma limpeza pós-obra, com água, esponja e produtos indicados para esse caso, a fim de deixar o porcelanato perfeito. Já no dia a dia, é só varrer, usar água e detergente neutro e passar um pano seco em seguida, para garantir o aspecto natural do produto.
Em relação aos porcelanatos para áreas externas, vale evitar o modelo polido. Ele tem brilho e é sofisticado, mas, como é muito liso, pode ser escorregadio para ambientes molhados ou úmidos, oferecendo riscos para quem circula pelo local.
Como instalar porcelanato?
Antes de começar a instalação, é importante saber que o porcelanato não deve ser aplicado na parte interna da churrasqueira, uma vez que não há argamassa específica para aderir a este tipo de superfície. O porcelanato polido pode sim ser utilizado na área externa, os azulejos e placas finas também são recomendadas, basta utilizar argamassa colante correta.
Escolhido o produto, o primeiro passo para assentar o porcelanato é garantir que toda a área de aplicação esteja limpa, seca e regular, sem poças ou bolhas. Lembre-se de que é preciso aguardar duas semanas, depois de fazer o contrapiso ou o reboco, para realizar a instalação do material.
Use uma linha de pedreiro, esquadro ou trena para verificar se o alinhamento da superfície ou da parede está correto, formando um ângulo de 90 graus. Assegurando um bom alinhamento, o próximo passo é preparar a argamassa.
Basta misturar a argamassa com água, conforme as orientações da embalagem, até formar uma mistura homogênea. Em seguida, utilize o lado liso da desempenadeira para criar uma camada de 4 a 5 mm na superfície e o lado dentado para formar os sulcos.
Após esse procedimento, é hora de assentar o porcelanato. Coloque a peça no local e movimente-a com leveza para que vá se encaixando no espaço ideal. Utilize o espaçador com tamanho indicado pelo fabricante e bata com o martelo de borracha no porcelanato, para que ele amasse os sulcos e encaixe perfeitamente.
Depois, retire o excesso de argamassa e limpe as peças com pano ou estopa. Lembre-se de que o porcelanato deve ser aplicado a partir dos fundos do cômodo, em direção à porta. Assim, você pode se movimentar pelo local enquanto faz a instalação.
Feito isso, aplique o rejunte entre os porcelanatos e espere o tempo de cura do material utilizado, indicado pelo fabricante. A circulação de pessoas deve ser liberada totalmente apenas uma semana após a instalação.
Decoração para a área do churrasco
Seja uma área de churrasco pequena ou grande, a decoração faz toda a diferença. Por isso, além de usar o porcelanato Portobello, garanta que os demais materiais, móveis e produtos de decoração combinem com o espaço e o estilo que você escolheu.
Revestimentos de parede, como pastilhas e pedras naturais oferecem ainda mais elegância a esse ambiente. As pastilhas estão disponíveis em várias cores e estampas e as pedras trazem a natureza direto para a sua casa.
Mesa para área de churrasco e cadeiras também são uma escolha importante. Os móveis de alumínio, madeira e fibra sintética fazem sucesso nesse espaço e combinam com vários estilos de decoração, do retrô ao moderno, do minimalista ao romântico.
Os itens decorativos dão o toque final. Sofás e poltronas para varanda ou área externa, como jardins, são perfeitos para relaxar, principalmente com um frigobar ou uma cervejeira por perto. Quadros, plantas e almofadas complementam a decoração.
Com essas dicas, é só escolher o porcelanato ideal para a sua área de churrasco. Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar este artigo com família e amigos!
Parceria: Leroy Merlin