Archtrends Summit 2023: as principais lições do fórum de criatividade
O que está dentro importa. É com essa temática que a edição 2023 do Archtrends Summit reuniu uma série de conversas importantes, com relatos sinceros, afetivos e até mesmo cômicos de um time de criativos e nomes importantíssimos quando o assunto é sustentabilidade, inovação e, claro, arquitetura e design.
Com lotação esgotada no Teatro Santander em São Paulo nesta terça-feira, 5 de setembro, o fórum organizado pela Portobello em parceria com a instituição de ensino italiana POLI.DESIGN apresentou oito palestras e talks com Matteo Ingaramo, Cino Zucchi, Gab de Matos, Paulo Tavares, Isay Weinfeld, Ailton Krenak, André Carvalhal, Patricia Anastassiadis, Taissa Buescu, Edu Lyra e Tom Dixon.
Recebidos pelo jornalista e apresentador Pedro Andrade, anfitrião da tarde de palestras, eles compartilharam suas inspirações e visões de presente e futuro. A seguir, confira alguns destaques apresentados na programação.
Inovação no design, com Matteo Ingaramo e Chris Ferreira
O que garante sucesso no design? Para o primeiro talk do dia, Pedro Andrade chamou ao palco Matteo Ingaramo, professor italiano da POLI.DESIGN, e Chris Ferreira, diretora de branding e inovação da Portobello.
Chris reforçou a importância da autenticidade, e de como a comunicação eficaz é importante para o sucesso. Já Matteo considera que devemos pensar numa arquitetura onde o valor humano deve estar à frente da estética. Ele apontou a necessidade de o arquiteto respeitar e compreender o território para criar, e acredita que os brasileiros têm nas mãos uma oportunidade de interpretar a natureza em conjunto com a tecnologia.
A importância das cidades na arquitetura, com Cino Zucchi
Segundo convidado do Archtrends Summit, o arquiteto italiano Cino Zucchi é conhecido por criar edifícios que conversam com o entorno e apresentou uma série de projetos autorais que se destacam com fachadas feitas a partir de materiais que brincam com a incidência do sol, enquanto outras são apropriáveis, para que a população possa fazer uso do edifício, mesmo que ele seja privado. "A fachada também é um espaço habitável. Todos nós temos uma casa, mas juntos fazemos a cidade", destacou.
Laboratório do Futuro, com Gabriela de Matos e Paulo Tavares
Ganhadores do prêmio Leão de Ouro de melhor participação nacional na última Bienal de Veneza, Gabriela de Matos e Paulo Tavares dividiram detalhes da pesquisa realizada para criar a exposição Terra. Olhando para a forma como os povos indígenas e de matriz africana viam a terra, eles dividiram informações pouco difundidas como a Casa Branca, primeiro terreiro brasileiro e primeira arquitetura negra tombada no Brasil, mas que ainda hoje é ameaçada pela especulação imobiliária, e a história do quilombo Mesquita, que ajudou a erguer Brasília.
Q&A com Isay Weinfeld
Apesar de dar raríssimas entrevistas, Isay Weinfeld proporcionou uma oportunidade única para os convidados interagirem diretamente com uma das figuras mais respeitadas da arquitetura contemporânea brasileira. Pedro Andrade mediou a divertida conversa, que revelou detalhes das caminhadas do arquiteto pela periferia de São Paulo aos domingos e que durante a pandemia viraram registros bem humorados nas redes sociais. "Gosto de humor e preciso de outros canais para expressar isso. Através do Instagram e da fotografia, e de sair para conhecer a beleza arquitetônica do que eu via, eu consegui transformar imagem e texto numa terceira coisa".
O futuro em nossas mãos, com Ailton Krenak e André Carvalhal
O quinto talk do dia trouxe um dos maiores símbolos do ativismo ambiental, o escritor e líder indígena Ailton Krenak, e o escritor e especialista em sustentabilidade, André Carvalhal. Juntos, eles conversaram sobre a importância de se conectar com a natureza, de pensar políticas públicas além das fronteiras regionais para proteger as florestas, e também sobre a importância de viver o tempo presente, ao invés de pensar apenas no futuro. "Algumas culturas consideram o sonho uma experiência tão importante quanto aquelas em que estamos despertos. Vivemos num mundo em que não temos tempo nem de saber o que uma criança sonhou na noite anterior. A urgência tomou o lugar do sonho", pondera Krenak.
Diálogo com a essência, com Patricia Anastassiadis e Taissa Buescu
Autora de diversos projetos comerciais e residenciais pelo mundo, a arquiteta e designer Patricia Anastassiadis falou sobre os pilares que compõem suas principais criações e a importância de se basear na história e no que está ao redor para elaborar novos enredos. Em conversa com a curadora de design Taissa Buescu, ela mostrou uma série de cases em que o design ou a arquitetura necessitou de artesãos locais para o desenvolvimento dos trabalhos, e como isso impulsionou a manutenção desses fazeres manuais. E ainda deu uma importante missão para os profissionais presentes: "O papel do arquiteto é desenvolver o que está ao redor", disse.
Não importa de onde você veio, mas para onde você vai, com Edu Lyra
"Meu maior medo é passar fome. E trabalho para que ninguém passe fome como eu passei", iniciou Edu Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões e um dos nomes mais influentes do terceiro setor. Além de falar de sua trajetória pessoal e sobre o projeto da Favela 3D, que tem como objetivo transformar as favelas em um ambiente “Digno, Digital e Desenvolvido”, a presença do Edu também teve outro papel importante. A Portobello está lançando a comunidade Portobello+arquitetura, que terá participação ativa no trabalho da ONG e convidará os profissionais do segmento em ações exclusivas. Em breve, mais detalhes!
Design é processo, com Tom Dixon
Para encerrar o ciclo de palestras, mais um momento de muita aprendizagem: o designer britânico Tom Dixon compartilhou importantes insights da sua evolução no design, mostrando bastidores dos seus primeiros trabalhos, o processo de criação da marca própria, e terminou contando sobre um novo projeto, ainda em desenvolvimento, que consiste em criar mobiliários debaixo d'água. "É a próxima fase da minha trajetória. Esses objetos também irão ajudar a regenerar e preservar recifes de coral. Acredito que no próximo ano a gente consiga mostrar novos resultados", pontuou.
O Archtrends Summit 2023 foi um dia repleto de aprendizado, inspiração e conexões. E foi ainda mais especial por ser a primeira versão aberta ao público, permitindo que mais entusiastas da área participassem. Aguardemos, ansiosos, pela próxima edição!