17.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Alvenaria estrutural: o que é e como identificar se é a melhor escolha

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.05.2022
Quem trabalha, estuda ou tem interesse sobre o mundo da Arquitetura certamente já ouviu falar sobre a alvenaria estrutural. No entanto, você sabe exatamente como funciona esse sistema de construção? Aprenda com o Archtrends Portobello
minutos de leitura

A alvenaria estrutural é a mais utilizada em construções residenciais e comerciais no Brasil. Essa opção oferece vantagens para os custos e velocidade de um projeto, no entanto também apresenta seus pontos fracos quando comparada a outros tipos de alvenaria, como a de vedação.

Quem deseja construir precisa entender se esse é ou não o melhor modelo a seguir e, para isso, é importante compreender corretamente o funcionamento do estilo estrutural. É por isso que o Archtrends Portobello, o maior portal sobre Arquitetura do Brasil, separou informações sobre como são feitas as obras desse tipo.

Quer conferir mais detalhes? Basta seguir a leitura!

O que é alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo, em que a vedação de sua obra e a estrutura são realizadas ao mesmo tempo para que o projeto possa dispensar o uso de vigas e pilares – o que em outros modelos de construção não seria possível! Para isso, os blocos ou tijolos usados em cada parede são dispostos de maneira que distribuam a carga igualmente em toda a fundação.

Da mesma forma que outros estilos de alvenaria, a estrutura mantém o uso de argamassa para unir os blocos da construção, aumentar a resistência e o isolamento acústico e térmico. No entanto, a grande mudança desse formato é a maneira que essas peças são distribuídas antes de serem conectadas pela massa.

Quanto à finalização da obra e revestimento de todos os espaços, esse estilo de alvenaria não demonstra mudanças, pois você terá liberdade para escolher o acabamento que achar mais coerente com a proposta do projeto. Uma das maiores tendências usadas nesses projetos é o concreto aparente, e você pode conferir inspirações no nosso conteúdo sobre o tema!

Parede branca parcialmente rebocada e com tijolos aparentes
O concreto aparente pode ser um recurso estético para projetos de diferentes estilos (Foto: Pixabay)

Como a alvenaria estrutural funciona?

Existe uma maneira de realizar qualquer construção de alvenaria estrutural e o primeiro passo é a montagem de gabaritos para as fiadas. Ou seja, são feitas marcações onde cada uma das fileiras de tijolos ou blocos serão colocadas, para que os construtores consigam se guiar pelo projeto pensado para aquele local.

Assim que essa primeira fase é finalizada, uma a uma as camadas de blocos são adicionadas e vedadas, formando paredes já estruturadas com a vedação junto. Dessa maneira não se faz necessário criar todo o "esqueleto" da construção para delimitar os ambientes, e depois preencher tudo com os tijolos. Essas duas etapas são feitas simultaneamente.

Dependendo da necessidade da obra as aberturas nos tijolos podem ser verticais, horizontais ou ainda na diagonal, tudo isso para que o encaixe das peças seja o melhor possível e cumpram as funções construtivas que precisam.

Nas construções de até quatro andares não existe nenhuma adição na alvenaria para que possa se sustentar sozinha. Entretanto, em edifícios maiores, é preciso de uma armação de aço para assegurar que todas as paredes vão aguentar tanto as intempéries naturais, como vento e chuva, quanto os elementos internos que sobrecarregam a estrutura, como os móveis.

Pedreiro com boné branco e blusa verde colocando os tijolos em uma construção.
As construções em alvenaria estrutural são rápidas por não precisarem de uma estrutura além dos tijolos (Foto: Pixabay)

Prós e contras da alvenaria estrutural

Assim como outros sistemas de construção, a alvenaria estrutural tem suas vantagens – o que explica esse modelo de trabalho ser tão apreciado –, mas também suas desvantagens. E para escolher se esse é o estilo de edificação que deseja para seu projeto, você precisa conhecer esses pontos de atenção.

Para te ajudar com isso, listamos os principais tópicos de atenção e que podem (ou não) levá-lo a escolher a alvenaria estrutural para sua obra!

Vantagens

Entre as vantagens de escolher realizar seu projeto em alvenaria estrutural, podemos listar:

  • aumenta a velocidade com que a obra é realizada;
  • reduz os custos do projeto por necessitar de menos material e tempo de mão de obra;
  • facilita a integração entre sistemas hidráulicos e elétricos;
  • dispensa o uso de vigas e pilares;
  • permite manter um canteiro de obras mais organizado;
  • é mais simples manter a coordenação do andamento do projeto;
  • a mão de obra sem experiência pode ser treinada de maneira mais rápida.
A frente vemos um bloco de construção na vertical e ao fundo um pedreiro adicionando mais blocos a uma parede
A maior parte dos profissionais da construção civil no Brasil trabalha com alvenaria estrutural (Foto: Pixabay)

Tanto para os profissionais de arquitetura e construção civil quanto para os contratantes – futuros moradores dessas residências ou empresários que utilizarão esse comércio –, essa lista de vantagem é interessante, não acha?

Pelo uso de menos produtos, esse sistema implica em custos mais baixos e maior velocidade na elaboração, atendendo ao mercado imobiliário que tende a crescer cada vez mais.

Desvantagens

Entre os pontos negativos da adesão às alvenarias estruturais podemos citar os seguintes tópicos:

  • é mais complicado para realizar mudanças ou retiradas de paredes após a finalização da obra;
  • há limitações sobre os vãos de maiores proporções do projeto;
  • não é possível integrar ambientes e deixar grande aberturas no projeto por conta das paredes estruturais.

Se essas forem questões que você considera de máxima importância, escolher a alvenaria de vedação talvez seja a melhor opção para seu projeto. Dessa maneira, não terá problemas com a execução, pois já estará acostumado e esperando os empasses costumeiros desse tipo de procedimento.

Quais as diferenças entre alvenaria estrutural e convencional?

Apenas com as informações que trouxemos até aqui você já entende que existem grandes diferenças entre a alvenaria estrutural e a convencional (de vedação), certo? Mas existem outros pontos que podemos destacar e que te permitirão distinguir ambos os modos de operar numa construção.

Entre as principais distinções desses estilos de construção, na opção convencional podemos listar a forma tradicional feita para suportar apenas o peso de sua própria armação. Enquanto o estilo estrutural é projetado para que aguente um peso bem maior que o de suas paredes, mesmo quando não possui a armação extra.

Outro fator que distingue esses dois processos, é que obras de alvenaria convencional são feitas a partir de moldes de madeira que formam as vigas e pilares da construção, servindo como um guia e ponto de sustentação dessa montagem. Já para o modelo estrutural, como esses elementos não existem, a construção é feita de maneira linear, sem esse "esqueleto" inicial.

O que considerar ao escolher a alvenaria estrutural para seu projeto?

A decisão de realizar um projeto utilizando a alvenaria estrutural deve ser tomada ainda quando estiver idealizando esse espaço, pois afetará desde os desenhos técnicos até o fim da edificação. Saiba quais os principais pontos que deve considerar antes de fazer sua escolha final.

Materiais a serem utilizados

Sempre que se inicia uma obra, tanto os profissionais que irão atuar quanto os proprietários se preocupam com os materiais que serão colocados ali. No entanto, como a alvenaria estrutural tem como característica formar uma organização que se auto-sustenta, esse cuidado se intensifica.

Os blocos ficam como os principais responsáveis pela sustentação de toda a obra e, para que não ceda, precisam ser de primeira linha. E como nesse estilo de edificação não existem tantos locais com grandes vãos como na alvenaria convencional, calcule também os espaços internos dessa construção, para já no início decidir pelos melhores revestimentos com os tamanhos mais adequados.

Todas essas decisões são prioritárias e devem ser feitas pelo profissional que encabeça a obra para garantir, inclusive, a adequação com o estilo de decoração pedido pelo cliente. Ainda há outras funções que são destinadas a esse especialista e falamos mais sobre isso no conteúdo sobre a importância do arquiteto para a escolha dos materiais.

Adequação do projeto

Todas as dimensões das paredes e ambientes precisam ser calculadas para que o peso da estrutura seja distribuído igualmente, como deve ser nesse sistema. Avalie os materiais, como falamos anteriormente, para que desenhe um local que tenha coerência com os tamanhos e formatos dos blocos escolhidos.

Também é importante que o terreno onde será feita essa obra seja plano, pois apenas assim será seguro que a estrutura se mantenha corretamente. Caso a área de construção não seja assim, será necessário uma fase anterior de aterramento e planificação do local.

Além disso, as instalações hidráulicas e elétricas devem ser pensadas mais detalhadamente, para que não seja necessário fazer pequenas mudanças após uma parede toda ser erguida.

Tamanho da construção

Quantos andares terá seu projeto? Esse é um importante fator a considerar, pois, como dito, em edificações acima de 4 pisos a alvenaria estrutural necessita do acréscimo de armação para reforçar ainda mais a sustentação desse espaço.

Revise também se a movimentação de quem irá realizar a construção não será comprometida, pois como a estrutura e a vedação são erguidas de uma vez, se o espaço for muito pequeno poderá dificultar a atuação da equipe responsável.

Caso entenda que a alvenaria estrutural não será a melhor escolha para sua construção – seja por já ter um projeto feito que não foi idealizado nesse sistema, ou por conta das limitações para mudanças após a montagem das paredes –, a forma convencional é uma opção. Mas não se esqueça também da tendência de construção em container que já explicamos por aqui.

Acompanhe os demais conteúdos do Archtrends Portobello para encontrar mais informações e dicas para projetos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Alvenaria estrutural: o que é e como identif...

Alvenaria estrutural: o que é e como identificar se é a melhor escolha

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Queria saber se nesta alvenaria estrutural não. Precisa usar ferros eu participei de uma em que era feitas as colunas e cintas e depois nos vínhamos levantando as alvenaria procede este jeito

  2. Artigo excelente , em linguagem de fácil compreensão , esclarecedora e objetiva . Muito obrigado e parabéns pelo post !



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies