Pela primeira vez, mais de 350 peças de Aldo Rossi são reunidas e expostas para contar a trajetória desse ícone da arquitetura e do design. A exposição ocorre em Milão, no Museo del Novecento, uma localização superprivilegiada, ao lado do Duomo, a famosa catedral da cidade.
Aldo Rossi (1931-1997) foi um arquiteto e pesquisador da teoria da arquitetura, amante das formas puras (cubos, esferas, cones). Ele foi o primeiro arquiteto italiano a receber o Prêmio Pritzker, em 1990.
Rossi sempre refletiu sobre a relação entre as escalas arquitetônica, urbana, dos monumentos e dos objetos. Em 1979, ele começou a investigar o mundo da produção industrial, projetando móveis e objetos com foco na funcionalidade, inicialmente para a marca Alessi, depois para Artemide, DesignTex, entre outras.
Durante um período de 20 anos, ele criou mais de 70 objetos e peças de mobiliário, muitos dos quais seguem ainda hoje em produção, experimentando formas e cores em diferentes materiais, como metal, madeira, mármore, pedra, cerâmica, porcelana, tecidos artesanais e industriais.
A exposição ressalta em diversos momentos a relação entre os croquis arquitetônicos de Rossi e o design de seus objetos, e também seus inúmeros protótipos e variações de um panorama doméstico imaginário. É como se pudéssemos mergulhar nesse universo lúdico dos desenhos coloridos de Rossi e desvendar seus estudos.
Um dos projetos de arquitetura mais conhecidos do arquiteto italiano é o Cemitério de San Cataldo, localizado na cidade de Modena. Na exposição, percebemos que as formas cúbicas utilizadas no projeto do cemitério também foram testadas em diversos outros objetos desenhados por Rossi durante o mesmo período, como os protótipos para Richard-Ginori e Rosenthal, os projetos do Monumento aos Partidários de Segrate e da escola em Fagnano Olona, os tapetes criados com o ARP Studio na Sardenha e, até mesmo, as incrustações em tabuleiro de xadrez para Bruno Longoni Atelier.
Os tapetes são um destaque da exposição, uma face do trabalho de Aldo Rossi pouco conhecida. Há também cadeiras, poltronas, armários e outros móveis desenhados por Rossi em suas variações de materiais e cores.
Além do incrível acervo da exposição, aproveitamos a vista “de camarote” que o museu nos proporciona da espetacular Duomo. Vale a dica para quem quiser apreciar a vista da igreja a partir de outro ponto de vista.
Gostou de conhecer um pouco do trabalho de Aldo Rossi? A exposição está em cartaz 2 de outubro - vale a pena conferir para quem estiver de passagem na cidade de Milão.