Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

"Adrianas" formam uma dupla dinâmica na arquitetura da Bahia

Estilo de vida das pessoas, seus gostos, objetos preferidos, coleções e necessidades. Detalhes que não escapam a atenção das “Adrianas”, como são conhecidas as arquitetas Adriana Varandas e Adriana Lorenzo. O olhar apurado de quem vem de família de arquiteto, como é o caso da Lorenzo, se mostra atento aos pequenos detalhes. “Desde pequena, fui acostumada a observar particularidades”, relembra. Não havia dúvidas de que seguiria a carreira do pai. Trabalhava em um renomado escritório de arquitetura na Bahia quando conheceu Adriana Varandas. Com muitas afinidades profissionais e pessoais, elas uniram suas ricas experiências e foram em busca de um sonho, montar o próprio escritório.  

A dedicação e o compromisso são os alicerces dessa carreira de sucesso que contabiliza 15 anos de vários projetos premiados, participação em importantes mostras e a satisfação e reconhecimento de clientes. Muitos as procuram todas as vezes que se mudam ou querem renovar a morada. “Há clientes que estamos executando projetos na terceira casa”, conta Varandas com orgulho.

arquitetas da Bahia
As profissionais aliam talento, técnica, experiência, informação e profissionalismo para realizar o trabalho (Foto: arquivo pessoal)

As arquitetas atendem desde o primeiro apartamento de jovens casais até empreendimentos de grande porte. Na primeira conversa com as “Adrianas”, o cliente explica o que sonha para o seu lar. Cada detalhe é minuciosamente pensado, aliando apuro estético, criatividade e charme na escolha do mobiliário, paleta de cores, objetos decorativos e iluminação, a detalhes técnicos, como instalações elétricas, hidráulicas, especificações de materiais e até divisórias dos armários.

Após a aprovação do cliente, acompanham a obra até que cada móvel esteja devidamente instalado e cada quadro pendurado. Tudo é levado em conta para que o projeto da casa, apartamento ou negócio seja realmente personalizado, pensado com exclusividade. “Queremos que nossos clientes sintam-se seguros do princípio ao fim, certos de que estaremos lá para resolver tudo”, garante Varandas.

Trabalho duro, sem dúvida, mas não se cansam. Amam o que fazem, tanto que, ao dia a dia corrido entre escritório, obras e lojas, as arquitetas ainda dedicam algumas horas diárias para pesquisas em revistas especializadas, sites, catálogos de fornecedores e visitas a feiras nacionais e internacionais, como fontes de inspiração. “Precisamos estar sempre atualizadas, esse é um mercado que não para de ter novidades” diz Lorenzo.

Sempre atentas ao que há de mais moderno, eficiente, bonito e prático no mercado. O resultado desse conjunto – talento, técnica, experiência, profissionalismo e informação –, são ambientes agradáveis que combinam conforto, harmonia, charme, elegância e funcionalidade, sob uma estética apurada, expressada em estilo contemporâneo e atemporal. Adriana Varandas defende que a arquitetura e decoração são fontes inesgotáveis de estímulos e informações, fazendo diferença para o bem-estar emocional e físico das pessoas. “Nós acreditamos que um projeto, seja ele residencial ou comercial, contribui imensamente para a qualidade de vida, prazer no estar e viver em um ambiente diferenciado”, afirma.

Projetos destacados

Nesses 15 anos de experiência, muitos trabalhos especiais foram desenvolvidos. Como o projeto de interiores de dois flats na cidade de Salvador, na Bahia, e um projeto de interiores para um hotel no município de Mata de São João. Este último não foi construído, mas trouxe-lhes aprendizado na arte de projetar para um público maior. Além de projetos residenciais e comerciais, atuam na área corporativa/hoteleira.

Outro projeto de interiores que mereceu atenção especial das profissionais, foi um apartamento de aproximadamente 200m², localizado no Bairro de Patamares, com uma linda vista para a orla de Salvador. Concebido para um casal com duas filhas adolescentes, que buscavam espaços amplos, claros e agradáveis para receber os amigos em casa.

No living, a retirada das portas da varanda e a modificação do acesso para a cozinha através da sacada do fundo, permitiu essa integração dos espaços e é claro que a escolha do piso foi de fundamental importância para a valorização dessa integração. As "Adrianas" optaram pelo uso do Porcelanato Bianco Covelano 90x90 -  Linha Marmi Clássico -, um material claro com rajadas suaves que fez toda a diferença para esse projeto de traço contemporâneo.

arquitetas da Bahia
A escolha pelo porcelanato que reproduz o mármore garantiu sofisticação aos ambientes (Foto: arquivo pessoal)

A paleta de cores é requintada. Tons de branco, bege, fendi, cinza e preto convivem harmonicamente, criando uma atmosfera limpa, atemporal e acolhedora. A base neutra foi fundamental para receber as obras de arte que são destacadas por uma uma iluminação bem pontuada.

Os tons neutros de cinza e “off White” seguem para copa e cozinha, onde foi utilizado um grande painel de cerâmica decorado para tornar o ambiente lúdico e casual. Neste mesmo conceito, uma bancada em madeira de demolição para lanches rápidos do dia a dia na área da copa. Para a copa/cozinha elas utilizaram o revestimento em Porcelanato Brasília na cor Concreto e o mosaico hexagonal da Linha St Barth - nas paredes -, que provoca toda a atmosfera lúdica que queriam para esse ambiente!

arquitetas da Bahia
O mosaico cheio de personalidade abrilhantou ainda mais a cozinha
arquitetas da Bahia
Com a aplicação do piso em cor clara, as arquitetas fizeram uso de obras de arte na sala e revestimento nas paredes da cozinha (Foto: arquivo pessoal)

Conselhos para novo arquitetos

O crescimento do mercado da arquitetura e interiores na última década tornou o serviço mais acessível. Por isso, os novo arquitetos precisam focar sempre na qualidade e conteúdo de seu projeto para poder se manter neste mercado competitivo. “Não se preocupem com o sucesso imediato e glamour. Quando um excelente trabalho é entregue ao cliente esses detalhes surgem com naturalidade”, aconselha Varandas.

“Para nós, a melhor divulgação do trabalho de um arquiteto ainda é a propaganda boca a boca. Achamos as redes sociais importantíssimas para mostrar nosso estilo e projetos executados, mas quando as pessoas nos procuram porque foram indicadas por clientes é maravilhoso!”, finaliza Adriana Varandas.

Sair da versão mobile