08.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

"Adrianas" formam uma dupla dinâmica na arquitetura da Bahia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.03.2019
Há tempos que a arquitetura é considerada uma arte. Poder transformar o sonho das pessoas em realidade e deixar com a sua personalidade, é o que move duas profissionais soteropolitanas. Acompanhe no Archtrends essa parceria que já dura 15 anos.
minutos de leitura

Estilo de vida das pessoas, seus gostos, objetos preferidos, coleções e necessidades. Detalhes que não escapam a atenção das “Adrianas”, como são conhecidas as arquitetas Adriana Varandas e Adriana Lorenzo. O olhar apurado de quem vem de família de arquiteto, como é o caso da Lorenzo, se mostra atento aos pequenos detalhes. “Desde pequena, fui acostumada a observar particularidades”, relembra. Não havia dúvidas de que seguiria a carreira do pai. Trabalhava em um renomado escritório de arquitetura na Bahia quando conheceu Adriana Varandas. Com muitas afinidades profissionais e pessoais, elas uniram suas ricas experiências e foram em busca de um sonho, montar o próprio escritório.  

A dedicação e o compromisso são os alicerces dessa carreira de sucesso que contabiliza 15 anos de vários projetos premiados, participação em importantes mostras e a satisfação e reconhecimento de clientes. Muitos as procuram todas as vezes que se mudam ou querem renovar a morada. “Há clientes que estamos executando projetos na terceira casa”, conta Varandas com orgulho.

arquitetas da Bahia
As profissionais aliam talento, técnica, experiência, informação e profissionalismo para realizar o trabalho (Foto: arquivo pessoal)

As arquitetas atendem desde o primeiro apartamento de jovens casais até empreendimentos de grande porte. Na primeira conversa com as “Adrianas”, o cliente explica o que sonha para o seu lar. Cada detalhe é minuciosamente pensado, aliando apuro estético, criatividade e charme na escolha do mobiliário, paleta de cores, objetos decorativos e iluminação, a detalhes técnicos, como instalações elétricas, hidráulicas, especificações de materiais e até divisórias dos armários.

Após a aprovação do cliente, acompanham a obra até que cada móvel esteja devidamente instalado e cada quadro pendurado. Tudo é levado em conta para que o projeto da casa, apartamento ou negócio seja realmente personalizado, pensado com exclusividade. “Queremos que nossos clientes sintam-se seguros do princípio ao fim, certos de que estaremos lá para resolver tudo”, garante Varandas.

Trabalho duro, sem dúvida, mas não se cansam. Amam o que fazem, tanto que, ao dia a dia corrido entre escritório, obras e lojas, as arquitetas ainda dedicam algumas horas diárias para pesquisas em revistas especializadas, sites, catálogos de fornecedores e visitas a feiras nacionais e internacionais, como fontes de inspiração. “Precisamos estar sempre atualizadas, esse é um mercado que não para de ter novidades” diz Lorenzo.

Sempre atentas ao que há de mais moderno, eficiente, bonito e prático no mercado. O resultado desse conjunto – talento, técnica, experiência, profissionalismo e informação –, são ambientes agradáveis que combinam conforto, harmonia, charme, elegância e funcionalidade, sob uma estética apurada, expressada em estilo contemporâneo e atemporal. Adriana Varandas defende que a arquitetura e decoração são fontes inesgotáveis de estímulos e informações, fazendo diferença para o bem-estar emocional e físico das pessoas. “Nós acreditamos que um projeto, seja ele residencial ou comercial, contribui imensamente para a qualidade de vida, prazer no estar e viver em um ambiente diferenciado”, afirma.

Projetos destacados

Nesses 15 anos de experiência, muitos trabalhos especiais foram desenvolvidos. Como o projeto de interiores de dois flats na cidade de Salvador, na Bahia, e um projeto de interiores para um hotel no município de Mata de São João. Este último não foi construído, mas trouxe-lhes aprendizado na arte de projetar para um público maior. Além de projetos residenciais e comerciais, atuam na área corporativa/hoteleira.

Outro projeto de interiores que mereceu atenção especial das profissionais, foi um apartamento de aproximadamente 200m², localizado no Bairro de Patamares, com uma linda vista para a orla de Salvador. Concebido para um casal com duas filhas adolescentes, que buscavam espaços amplos, claros e agradáveis para receber os amigos em casa.

No living, a retirada das portas da varanda e a modificação do acesso para a cozinha através da sacada do fundo, permitiu essa integração dos espaços e é claro que a escolha do piso foi de fundamental importância para a valorização dessa integração. As "Adrianas" optaram pelo uso do Porcelanato Bianco Covelano 90x90 -  Linha Marmi Clássico -, um material claro com rajadas suaves que fez toda a diferença para esse projeto de traço contemporâneo.

arquitetas da Bahia
A escolha pelo porcelanato que reproduz o mármore garantiu sofisticação aos ambientes (Foto: arquivo pessoal)

A paleta de cores é requintada. Tons de branco, bege, fendi, cinza e preto convivem harmonicamente, criando uma atmosfera limpa, atemporal e acolhedora. A base neutra foi fundamental para receber as obras de arte que são destacadas por uma uma iluminação bem pontuada.

Os tons neutros de cinza e “off White” seguem para copa e cozinha, onde foi utilizado um grande painel de cerâmica decorado para tornar o ambiente lúdico e casual. Neste mesmo conceito, uma bancada em madeira de demolição para lanches rápidos do dia a dia na área da copa. Para a copa/cozinha elas utilizaram o revestimento em Porcelanato Brasília na cor Concreto e o mosaico hexagonal da Linha St Barth - nas paredes -, que provoca toda a atmosfera lúdica que queriam para esse ambiente!

arquitetas da Bahia
O mosaico cheio de personalidade abrilhantou ainda mais a cozinha
arquitetas da Bahia
Com a aplicação do piso em cor clara, as arquitetas fizeram uso de obras de arte na sala e revestimento nas paredes da cozinha (Foto: arquivo pessoal)

Conselhos para novo arquitetos

O crescimento do mercado da arquitetura e interiores na última década tornou o serviço mais acessível. Por isso, os novo arquitetos precisam focar sempre na qualidade e conteúdo de seu projeto para poder se manter neste mercado competitivo. “Não se preocupem com o sucesso imediato e glamour. Quando um excelente trabalho é entregue ao cliente esses detalhes surgem com naturalidade”, aconselha Varandas.

“Para nós, a melhor divulgação do trabalho de um arquiteto ainda é a propaganda boca a boca. Achamos as redes sociais importantíssimas para mostrar nosso estilo e projetos executados, mas quando as pessoas nos procuram porque foram indicadas por clientes é maravilhoso!”, finaliza Adriana Varandas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

"Adrianas" formam uma dupla dinâmica na arqu...

"Adrianas" formam uma dupla dinâmica na arquitetura da Bahia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies